Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Estou querendo montar um PC para jogos - hoje uso um Laptop Helios Predator 300 - ta bem defasado e vi que faz mais sentido investir em um bom PC gamer do que comprar outro laptop. Ideia é rodar jogos pesados com gráficos no High/Ultra. Não faço questão de 4k gaming nem nada do gênero. O objetivo é montar um PC que me permita ficar ai por 1-2 anos sem upgrades significativos.

Meu orçamento é de 10-12k no máximo - quero pegar uma GeForce 3070 (no mínimo) e estou querendo pegar uma CPU da AMD (Ryzen). Dai seguem minhas dúvidas abaixo:

• Qual processador Ryzen vocês me recomendam? 5? 7? Modelo específico.
  • Quais placa-mãe devo considerar? Pretendo pegar Ram DDR4 de 3600 no máximo (não vejo por que pegar DDR5 a essa altura)?
  • Coolers bons? Indicações de marcas.
  • Fonte? Pensei em pegar uma 600-650W, mas não sei marcas boas.
  • memória RAM - DDR 4 ou 5? Faz sentido investir mais e pegar DDR5? Ou não? Se não, qual marca bacana para DDR4?
  • Gabinete - queria um com pelo menos uns 3 fans embutidos. Não faço ideia de marcas/modelos de gabinetes.

Faz alguns anos que não monto PCs (ultimo que montei foi em 2003) - então to bem por fora das marcas, e coisas que preciso ficar esperto quando selecionar algumas das peças. Dicas são super bem vindas para eu começar a fechar as peças que irei comprar - minha principal duvida são as interações e compatibilidades (placa-mãe vs CPU, vs gabinete, etc).

Muito obrigado!

Postado

Placa-Mãe:

Gigabyte B550M Aorus Elite - 850,00 ou

ASUS TUF Gaming B550M-Plus - 1.000,00

Ryzen 5800X3D - 2.600,00

• É o melhor CPU (AM4) da AMD para jogos devido ao cache de 96 Mb, em alguns jogos rendendo mais que o 5950X e o i9-12900K.

Ryzen 5600 - 999,99

• Em FHD a diferença de rendimento entre eles é ~ 8-10% (média de vários jogos), e 7% em 4K.
  • O que mostra o ótimo custo/beneficio do 5600.
  • Por 1.600,00 tem o 5700X, com rendimento próximo ao 5600, na pratica serve mesmo para agradar o ego.

DDR4 3200 ou 3600 marcas Kingston, XPG, Corsair, Crucial.

Gabinete Montech AIR 1000 Lite - 370,00 - Review TechPowerUp.

• O AIR 1000 PREMIUM - 500,00 vem com dois painéis frontais, um em tela "mesh" como no Lite e um em vidro temperado, que usa à conveniência.

Lian Li Lancool 215 - 830,00 - marca conceituada, mas que no Brasil virou "grife", com preço de acordo.

• Nos o Lancool 215 EUA tem preço na mesma faixa do Montech - $90-110,00 o que mostra o bom custo beneficio do Montech.

DDR5 para a atual geração AMD ou Intel não se justifica, e terá o custo agregado de um placa-mãe para suportar, mais cara. É coisa para daqui a um, dois anos, quando os novos lançamentos AMD 7000 e 13ª da Intel terem se ajustado ao mercado.

Mas, com seu orçamento, se quiser dá para montar um Ryzen 7000.

Ryzen 7 7600X - 2.200,00

placa-mãe ASRock X670E PG Lightning, Chipset X670, AMD AM5, ATX, DDR5 - 2.400,00 A versão Steel Legend é mais 300,00

Memória DDR5 Kingston FURY Beast, 16GB, 5600MHz, Black, KF556C40BB-16 (x2) - 1.558,00

Total: 6.188,00

Placa de Vídeo ASUS, TUF Gaming, GeForce RTX 3070 OC, LHR, 8GB, GDDR6, DLSS, Ray Tracing, TUF-RTX3070-O8G-V2-GAMING - 4.000,00

• Tem 30 cm de comprimento, compatível com o AIR 1000 Lite (Suporte VGA: 340mm/310mm (se instalado um radiador frontal).

Configurador para Ryzen 7000, por hora disponível só em uma loja, a venda destes novos modelos começou hoje.

Vale a pena?

Review do 7600X - Adrenaline

Review do 7600X - Hardware Unboxed (bem detalhado).

Postado

Muitissimo obrigado pela resposta!

Só mais 3 dúvidas:

• Essa placa-mãe ja possui wifi? Pelo que vi, sim, correto?
  • A fonte que pensei para esse sistema - foi Gamemax GP650, 80 plus Bronze de 650W - fica bom com esse sistema?
  • Teriam opções de coolers que não fossem water? Ou pra esse processador o mais indicado é o water mesmo?

Obrigado!

Postado

Ah, esqueci de mencionar! O watercooler que consegui da marca é o Lian Li Galahad AIO 240 MM - ele é compatível com esse gabinete?

• Solução
Postado
3 horas atrás, DSO64 disse:
  • Essa placa-mãe ja possui wifi? Pelo que vi, sim, correto?
  • A fonte que pensei para esse sistema - foi Gamemax GP650, 80 plus Bronze de 650W - fica bom com esse sistema?
  • Teriam opções de coolers que não fossem water? Ou pra esse processador o mais indicado é o water mesmo?

A ASUS TUF GAMING B550M-PLUS não tem WiFi, tem que ser os modelos

ASUS TUF GAMING B550M-PLUS (WI-FI) ou

ASUS TUF GAMING B550M-PLUS WI-FI II

Mas não encontrei nenhuma placa AMD com WiFi nas lojas locais, a oferta atual é limitada, devido a escassez (mundial).

Tem nas Z690 para Intel, como a ROG Strix Z690-A.

Não compre fonte de marcas "gamer", compre de marcas reconhecidas, como Corsair, XPG, exemplo:

XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold Modular - 640,00

Para um 5600, 5600X, 5700X um air Cooler DeepCool AK400 é mais do que suficiente, desde que usado um gabinete com bom air flow (com entrada de ar com pouca restrição). O pessoal usa WC mais por questões estéticas.

Optando por usar WC, compre modelo de 240 ou 360 mm, os gabinetes suportam na frente ou no topo - pelo menos o de 240mm,  tem a informação nas especificações técnicas.

Se quer usar no topo, veja se o gabinete tem um bom espaço acima da placa-mãe, para não haver "conflito" de ventoinhas com memórias.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...