Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá colegas foristas!

Estou montando um PC com foco em programas de engenharia e jogos não competitivos visando qualidade gráfica e não tanto fps:

Ryzen 5600

ASUS tuf B550m

memória RAM 2x16Gb ( Estou entre XPG Spectrix D50 3200mhz e T-Force Delta 3600mhz) -> Qual das duas vocês escolheriam? Faz grande diferença?

HD SSD NVMe 1TB (Kingston SNVS/1000G, o WD Green PC SN350 e o Crucial CT1000P2SSD8) -> Todos esses na casa dos R$500,00. Qual vocês recomendam?

vídeo: RTX 3060Ti ou 3070, a depender do que aparecer de oportunidade nos próximos dias.

Fonte: XPG 750W -> Recomendam alguma outra pra esse Setup? Peguei a 750 ao invés da 650 pela diferença mínima de preço.

Gabinete: Montech x3 mesh -> Recomendam algum outro até 400 reais?

Monitor vai ser um WQHD 34"

Poderiam opinar a respeito desta configuração, principalmente a respeito da memória e do SSD?

Muito obrigado a todos!

Postado
26 minutos atrás, frbsc disse:

Olá colegas foristas!

Estou montando um PC com foco em programas de engenharia e jogos não competitivos visando qualidade gráfica e não tanto fps:

Ryzen 5600

ASUS tuf B550m

memória RAM 2x16Gb ( Estou entre XPG Spectrix D50 3200mhz e T-Force Delta 3600mhz) -> Qual das duas vocês escolheriam? Faz grande diferença?

HD SSD NVMe 1TB (Kingston SNVS/1000G, o WD Green PC SN350 e o Crucial CT1000P2SSD8) -> Todos esses na casa dos R$500,00. Qual vocês recomendam?

vídeo: RTX 3060Ti ou 3070, a depender do que aparecer de oportunidade nos próximos dias.

Fonte: XPG 750W -> Recomendam alguma outra pra esse Setup? Peguei a 750 ao invés da 650 pela diferença mínima de preço.

Gabinete: Montech x3 mesh -> Recomendam algum outro até 400 reais?

Monitor vai ser um WQHD 34"

Poderiam opinar a respeito desta configuração, principalmente a respeito da memória e do SSD?

Muito obrigado a todos!

"HD SSD"... Você vai comprar HD e SSD NVMe, ou só o SSD?

No caso do WD Green SN350, as versões de até 960GB têm cache TLC, enquanto as versões de 1TB e 2TB têm cache QLC. No caso, se for pegar o WD Green, recomendo o de 960GB.

O Crucial tem velocidade de leitura sequencial de 2400 MB/s e escrita sequencial em 1800 MB/s. Já o WD Green perde na capacidade de escrita sequencial: 900 MB/s contra o dobro da parte do Crucial.

Em termos de TBW, os SSDs WD Green SN350 têm TBW de 100TB nas unidades com cache QLC e 80TB nas unidades com cache TLC. Pelo visto, a WD Green decidiu compensar o maior desgaste das células no cache de alguns dos SSDs dela, garantindo um TBW maior. Vejamos no CrystalDiskInfo se, de fato, isso corresponde.

O SSD Crucial tem TBW de 150TB nas versões de 250 e 500GB. Na versão de 1TB, ele tem TBW de 300TB e, na versão de 2TB, TBW de 600TB.

Se for para pegar um SSD de 1TB, recomendo o ADATA SX8100, com velocidade de até 3500 MB/s em leitura sequencial e até 3000 MB/s em escrita sequencial. Além do mais, o ADATA tem TBW de até 2560TB. O cache dele, segundo o site da ADATA/XPG, é SLC, então é bem melhor do que os dois SSDs que você citou, pois o cache SLC traz maior durabilidade aos SSDs.

• Curtir 1
Postado

@RonaldoDuarte11 Muito obrigado pela tua aula a respeito dos SSDs hehe
De fato, meu conhecimento a respeito de SSD e suas características é limitado.
Estou considerando neste primeiro momento pegar um SSD de 512gb então, ao invés de um de 1tb. O que encontrei até agora dentro da ADATA/XPG seguindo tua recomendação foi o Sx8100 512gb M.2 NVMe e também o xpg S70 blade (esse me parece mais interessante por ser Gen 4x4), o que acha(m)?

Em relação às memórias, alguma recomendação? 

Obrigado a todos!

• 2 semanas depois...
Postado
Em 14/10/2022 às 10:51, frbsc disse:

@RonaldoDuarte11 Muito obrigado pela tua aula a respeito dos SSDs hehe
De fato, meu conhecimento a respeito de SSD e suas características é limitado.
Estou considerando neste primeiro momento pegar um SSD de 512gb então, ao invés de um de 1tb. O que encontrei até agora dentro da ADATA/XPG seguindo tua recomendação foi o Sx8100 512gb M.2 NVMe e também o xpg S70 blade (esse me parece mais interessante por ser Gen 4x4), o que acha(m)?

Em relação às memórias, alguma recomendação? 

Obrigado a todos!

Recomendo o SX8100 de 512GB então, cuja durabilidade e velocidade são maiores.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!