Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, o meu pc anda meio estranho ultimamente, apresentando alguns problemas inconsistentes.

O primeiro problema apareceu umas semanas atrás quando houve uma queda de energia (tudo ok, eu tenho nobreak), desliguei o pc sem problemas, mas quando liguei ele ficou preso na tela do logo, com o símbolo de carregando por uns 10/15 min. até que ligou e tudo bem. Esse mesmo problema aconteceu umas 2 outras vezes, mas não acontece sempre, tive que ligar o pc outras vezes e ele iniciou normal, levou apenas alguns segundos

O segundo problema aconteceu alguns dias após, eu estava jogando DA: II, mas durante a última cutscene do jogo o pc travou por completo, os monitores ficaram completamente preto, apenas alguns ícones estavam a mostra e o mouse e teclado não estavam respondendo. Ficou assim por alguns segundos e o pc reiniciou.

O terceiro e ultimo problema aconteceu hoje, estava assistindo netflix no chrome e tava tudo bem, eu estava tirando e colocando o vídeo em tela cheia de vez em quando e as vezes quando entrava em tela cheia o vídeo dava uma leve travada, mas nada demais, até que uns 6 ep depois quando coloquei o vídeo em tela cheia novamente, ambos monitores ficaram pretos e eu fiquei sem vídeo por alguns segundos, o áudio continuou saindo normal, depois disso o vídeo voltou por um curto tempo e ficou tudo preto de novo, ficou nesse vai e vem por um tempo. O meu mouse estava travando um pouco, então levei um tempinho para conseguir fechar o chrome, mas depois disso o pc voltou ao normal.

Depois do acontecido quando abri o chrome de novo, percebi que o uso da minha cpu chegou a 70%+, memória 50% e o disco 35%, o que não é comum no meu pc, depois de um tempo tudo voltou ao normal. 

Resolvi testar a netflix novamente e ver se estava tudo ok. Logo quando dei play o vídeo (apenas a netflix e o não o pc todo) já não estava dando imagem alguma, por alguns segundos o áudio estava funcionando mas depois parou e o pc todo travou. Eu ainda conseguia mover o meu mouse, mas não podia fazer nada. Depois de um tempo sem resposta desliguei e liguei o pc, ele levou quase 10 min para iniciar.

Depois disso tudo eu me lembrei de outros dois problemas que na hora não dei importância, mas agora estou na duvida se está relacionado a isso ou não. O primeiro foi um vídeo no youtube a um tempo atrás que eu não conseguia assistir, sempre que abria aquele vídeo em especifico o uso da cpu, memória e disco iam lá para cima e o pc começava a ficar lento, querendo travar, mas era só fechar o vídeo e problema resolvido.

O segundo problema aconteceu ontem, fui jogar um jogo bem simples, aqueles de point and clik. O jogo iniciou no modo windowed, com a opção de fullscreen, mas quando eu mudava a tela do jogo ficava toda preta, achei que era problema do jogo e deixei para lá. Esse problema porém só aconteceu com esse jogo, testei outros e tá tudo ok.

Outra coisa, logo quando tive o primeiro problema dei uma pesquisada e vi uma galera falando que podia ser o HD, usei o crystal disk para ver se tinha algo e ambos HD estão em 100%, mas o meu SSD (onde tenho o windows instalado) está em 93%, porém eu não sei se isso é indicação de algum tipo de problema.

Com exceção dos hds/SSD, não faz tanto tempo que eu comprei as peças. A fonte tem pouco mais de 1 ano e o restante uns 10 meses

Será que o problema pode ser mesmo o SSD? ou é algo mais serio?

placa-mãe: ASUS TUF Gaming Z490-Plus

CPU: i5-10600KF

GPU: GeForce RTX 3060 Aorus Elite

Ram: x2 8Gb  Corsair Vengeance DDR4 2666MHz

HDs: Seagate BarraCuda Sata 2TB  /  WD SATA Blue 1TB

SSD: Kingston A400, 480GB

Fonte: Corsair CX650F 80 Plus Bronze RGB

Postado

Seu setup tá ótimo, imagino que seu Windows tá rodando no Kingston A400, né isso? Verifica a vida do teu SSD pelo HDSentinel ou outro aplicativo, meu amigo já perdeu dois SSD Kingston A400 em menos de um ano, talvez a queda pode ter prejudicado ele. Verifica também os HD, qualquer coisa coloca o Windows em algum desses HD pra testar

• Curtir 1
Postado

@EduardoFrota Isso, tenho o windows no SSD. Baixei o HDSentinel e o SSD tá em 93%, mas diz que ele tá rodando perfeito, sem problemas. Os hds estão ambos em 100%. Vou tentar colocar o windows em um dos hds e testar se roda tudo ok. Valeu amigo.

Postado
Em 25/10/2022 às 20:20, StitchMir disse:

@EduardoFrota Isso, tenho o windows no SSD. Baixei o HDSentinel e o SSD tá em 93%, mas diz que ele tá rodando perfeito, sem problemas. Os hds estão ambos em 100%. Vou tentar colocar o windows em um dos hds e testar se roda tudo ok. Valeu amigo.

Tenta aí, às vezes o problema é no Windows mesmo, corrompeu algo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...