Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, como vocês estão? Há uns 2 dias atras vim tirar várias dúvidas a respeito de uma máquina começada do zero. Acabei mudando algumas opções por conta do custo x beneficio, porém surgiram mais algumas duvidas para finalizar o pedido.
 

Gabinete Gamer Rise Mode Glass 06X
Placa-mãe Placa-Mãe Gigabyte B550M Aorus Elite OU Placa-Mãe MSI MAG B550 Tomahawk

Processador Ryzen 5 5600

SSD 1 TB XPG S70 Blade, PCIe Gen4x4, M.2 NVMe, Leitura: 7400MB/s e Gravação: 5500MB/s, 3D NAND - AGAMMIXS70B-1T-CS

1x Memória Kingston Fury Beast, 16GB, 3200MHz OU 3600 MHz

Water Cooler Gamer Rise Mode, ARGB

Fonte 600W

 

As duvidas são:

1 - Visto que a diferença de valor das duas placas não é tão grande qual das duas vocês indicam? a Tomahawk está mais cara, vale a pena pagar a diferença?
2 - No momento uma memória de 16gb já segura bem, porém aconselham a pegar a de 3600?

3 - Vale a pena pegar o SSD M.2 NVMe considerando a placa-mãe?

4 - Esse Water Cooler é compatível com o gabinete/Processador?

5 - Estava querendo pegar um "Hub Controlador de Fan" de roleplay, vale a pena?

6 - Vou pegar uma RTX 3060 no mês que vem (Só aguardando dar mais uma abaixada no valor), tenho uma 960 no momento, ela aguenta uns 2 meses até pegar a 3060?

Desculpe a quantidade de dúvidas, é o primeiro computador que monto, logo tem bastante dúvida boba no meio hah.


Grato desde já!

  • Solução
Postado

Não sei qual o uso que fará, mas em geral:

 

1 - Se a diferença for pouca e tiver pretensões de upgrade de processador pode ser que valha a pena, mas a Gigabyte já atende e sobra com o 5600. Inclusive daria para pegar uma boa A520 ou B450 por menor custo.

2 - Pegue 2 pentes de 8 Gb 3200 MHz CL16. Geralmente tem promoção por R$ 175,00 cada (XPG Gammix D10/Kingston Fury Beast) e vale mais a pena frente ao preço da 3600 MHz.

3 - A Aorus Elite suporta Gen4. O XPG S70 é um topo de linha, mas a maioria das pessoas não precisa de tanto e nem se nota a diferença de velocidade para um Gen3. Um de entrada já atende se não ficar gravando direto (tem vida útil menor)

4 - Water cooler bom é de marca boa e desnecessário para um processador como o 5600. Um air cooler como o DeepCool Gammaxx V2 dá conta tranquilamente.

5 - ""Hub Controlador de Fan" de roleplay" não faço ideia do que é isso. Se for hub/controladora de fans é para usar várias fans no gabinete.

6 - Sim

 

Outras coisas:

 

14 horas atrás, feniz123 disse:

Gabinete Gamer Rise Mode Glass 06X

 

Este gabinete deve ser um forno, pois é completamente fechado na frente (as fans frontais ficam obstruídas). Pegue um com a frente em mesh como por exemplo os citados no tópico abaixo ou até mini towers tipo o Montech Air 100, Silverstone H1M/PS15

 

14 horas atrás, feniz123 disse:

Fonte 600W

 

 

Como não citou marca e modelo suponho que seja ruim. Pegue uma XPG Pylon/Cooler Master MWE Bronze V2 550 W. Vai dar conta do processador e da futura placa de vídeo

  • Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Maldade. disse:

Um de entrada já atende se não ficar gravando direto (tem vida útil menor)

@Maldade. Desculpa a pergunta mas o que significa "ficar gravando direto" ? É ficar formatando ele ? O A400 da Kingston é um desses Gen3 q você citou ? É que eu to querendo pegar ele pra um setup parecido com do nosso amigo

E a Nidus 500W já seria suficiente pra um setup desses também né ?

Muito obrigado !

Postado

@Daniel Pr. Me expressei mal. Resumindo: Os SSDs tem uma vida útil (limite de dados escritos, fora outros fatores). Alguns possuem como se fossem memória RAM, agilizando o serviço do SSD, aumentando a performance e até reduzindo a temperatura.

 

23 minutos atrás, Daniel Pr. disse:

O A400 da Kingston é um desses Gen3 q você citou ?

 

Não, este A400 é um SSD 2,5" Sata lll (precisa de cabos sata para ligar - fonte e placa-mãe). Os gen3 e 4 são para SSDs M.2 NVMe (conectados diretamente na placa-mãe sem cabos). Não há problema algum usar estes SSDs Sata.

 

23 minutos atrás, Daniel Pr. disse:

E a Nidus 500W já seria suficiente pra um setup desses também né ?

 

Neste em específico (Ryzen 5600 + RTX 3060) é melhor usar uma fonte melhor como as que citei.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...