Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações a todos. 

Tenho um celular LG K9 TV, modelo LM-X210BMW

Ele já tem uma certa idade e alguns defeitos com o tempo. A saber: 

Não reconhece mais o chip de expansão de memória. Inclusive comprei outro chip, ambos foram testados e estão Ok. A assistência técnica não soube dizer a causa. 

Recentemente parou de permitir ligar o Flash da câmera. 

E por último, aparece esta mensagem, este sim o problema gravíssimo agora. 

• Desative o modo avião para realizar uma chamada. 

Porém o Modo Avião não está ativado.  

Este é o pior de tudo. O resto até não me incomoda tanto, é um aparelho que estou levando ao último mas terei que substituir.

O problema é que aí não consigo receber mensagens nem ligações, principalmente as de ativação em duas etapas nos vários serviços que uso. 

Whatsapp por enquanto ainda consigo acessar pelo PC. O Telegram me deu opção de confirmar o acesso pelo próprio PC, mas o Whatsapp provavelmente logo deverá parar de funcionar se o celular não tiver acesso à rede. Ele envia mensagem SMS de confirmação mas o celular em modo avião não recebe nada e não tenho outra opção de confirmar. 

Wi-fi está funcionando, então ainda tenho algumas coisas que posso usar. 

Dados completos:

• LG K9 TV, modelo LM-X210BMW
  • Hardware Rev. 1.0
  • Android 7.1.2 
  • Revisão de segurança do Android 1/maio/2020
  • Versão do Kernel 3.10.49+
  • Versão do software
  • V10q-BRA-XXX

Procedimentos feitos por mim: 

Primeiro, confirmar que o Modo Avião está desligado. Na verdade nunca usei isto. 

Manualmente ativei o modo avião, depois desativei, mas continua mostrando a mensagem de erro recusando ligações como se estivesse ativo (mas certamente o icone da barra de status mostra que está desativado) e também no menu de configurações mostra que está desativado. 

Também, tirar os chips, tirar bateria. Também cheguei a deixar mais de 30 minutos desligado sem bateria. 

Limpeza geral de cache, etc. 

Hard Reset de fábrica. Botão Power + Volume Down. 

Instalada nova versão do Android, aplicativos reinstalados e todos updates do Android instalados automaticamente. 

Fiz isso duas vezes inclusive. Por algum motivo no primeiro hard reset o celular ficou bem estranho (menus antigos, etc) e só na 2a vieram realmente as atualizações todas. 

Coloquei o celular em Modo Desenvolvedor para ver se tem alguma opção de acesso à isso e nada. 

Por ultimo, tem uma opção de "Wipe Cache" que não é o mesmo do hard reset. O Celular mantém dados com os do Google mesmo fazendo um hard reset, por questão de segurança. Este Wipe cache ao que entendi até em página da LG seria uma limpeza maior das áreas usadas pelo firmware inclusive. 

Porém não consigo chegar ao menu do Wipe Cache de jeito nenhum. Seria a mesma combinação que hoje apenas me oferece o Hard Rest (voltar a configurações de fábrica). Porém não mostra mais nada no menu. 

Tentei creio que todas possíveis combinações de botão Power e Volume, apertar, soltar, contar a té 10, apertar de novo, soltar um segundo e apertar de novo, etc. 

Assim, a opção de "Wipe cache" caso eu tenha acesso a este menu que é citado em vários sites no exterior para o LG K9 é a última coisa que não consegui fazer. 

Notas adicionais: Num site do exterior, alguém cita qual chip da placa-mãe teria problema, porém moro em cidade pequena, e por maior que seja a boa vontade do técnico local ele não tem um laboratório para isso. Então nem salvei o link da página. 

Assim, sem chance com a assistência técnica local, mas ainda quem sabe alguém saiba algum código para acessar o Wipe Cache que é só o que falta mexer. 

Descobri um software chamado Octoplus que mexe com firmware, mas é apenas licença paga, dá a entender que mexe em tudo no firmware do celular então quem sabe poderia ter acesso a algum parâmetro interno que está impedindo desativar o modo avião. 

Também descobri que no Windows 10, aí para laptops, tem uma maneira de mexer no registro do Windows para desativar isso, mas não se aplica ao meu caso certamente, que é um celular com Android. 

Agradeço a atenção de todos. 

• Solução
Postado

aconteceu isso com um amigo meu mas no caso ele mandou o celular para trocar e o técnico danificou alguma coisa na placa que não saia do modo avião por nada, ele conseguiu uma sucata e trocou a placa para poder resolver eu até ajudei ele instalando o firmware mas realmente era um defeito de hardware e acredito que no seu caso também seja

Postado

Obrigado Cicero

Fui noutro técnico agora, e o cara é muito bom mesmo, sabia tudo que falei e confirma que é possível problema na placa. E aí nem vale a pena.

Enfim, o negócio é comprar outro mesmo. 

Obrigado a todos!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!