Ir ao conteúdo

Pinos tortos ou não?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Recentemente comecei a montar um PC novo do zero, não é o primeiro porém é o primeiro "gamer" que monto mesmo que de entrada, até então só tinha mexido com PCs fracos e simples, que não tinham mt segredo e na maioria das vezes ja estavam ultrapassados, esse é um i5 11400f, troquei tudo só reutilizei a placa de vídeo que ja tinha, de resto troquei até o gabinete

Hoje chegou a última peça faltante então resolvi montá-lo, o ponto é, como sempre mexi com PC antigo, esse é o primeiro processador com aquela alavanquinha que faz pressão que mexo, quando fui colocar senti uma pressão grande demais, pra mim foi bem estranho mas nunca tinha mexido com um desses então achei que deveria ser normal, na hora de ligar... nada acontece, a luz vermelha indicadora de erro na CPU pisca e mais nada, resolvi tirar o cooler pra ver, sem cooler parecia normal, quando tirei o processador ja esperando o pior... TODOS os pinos pareciam estar tortos!!

Detalhe: o processador estava bem encaixado e na posição certa, conferi umas 5 vezes antes de colocar

A questão é, existe uma mínima chance de eu não ter destruído minha placa-mãe?

Postado
1 hora atrás, P1XOL disse:

Recentemente comecei a montar um PC novo do zero, não é o primeiro porém é o primeiro "gamer" que monto mesmo que de entrada, até então só tinha mexido com PCs fracos e simples, que não tinham mt segredo e na maioria das vezes ja estavam ultrapassados, esse é um i5 11400f, troquei tudo só reutilizei a placa de vídeo que ja tinha, de resto troquei até o gabinete

Hoje chegou a última peça faltante então resolvi montá-lo, o ponto é, como sempre mexi com PC antigo, esse é o primeiro processador com aquela alavanquinha que faz pressão que mexo, quando fui colocar senti uma pressão grande demais, pra mim foi bem estranho mas nunca tinha mexido com um desses então achei que deveria ser normal, na hora de ligar... nada acontece, a luz vermelha indicadora de erro na CPU pisca e mais nada, resolvi tirar o cooler pra ver, sem cooler parecia normal, quando tirei o processador ja esperando o pior... TODOS os pinos pareciam estar tortos!!

Detalhe: o processador estava bem encaixado e na posição certa, conferi umas 5 vezes antes de colocar

Amigo, acho que a questão correta é: será que consiguirei desentortar os pinos do processador ? Creio que sua placa-mãe não deve ter sido danificada. Tenta desentortar os pinos só processador com uma lapiseira de ponta fina. Uma vez deixei o processador cair quando fui fazer uma manutenção e amassou tudo. Só consegui desentortar com muita cautela e paciência.

• Solução
Postado
10 horas atrás, P1XOL disse:

é um i5 11400f

1 - i5-11400F (e qualquer outro CPU LGA1200) não tem "pinos", tem "pads" (pontos de contatos), os "pinos" ficam no socket LGA 1200.

Os dois recortes arredondados nas laterais teoricamente impedem que o CPU seja colocado de cabeça para baixo no soquete, mas... (1)

Intel-Core-i5-11400f-CPU-underside.jpg

2 - No soquete LGA 1200 os "pinos" na verdade são alavancas inclinadas, para que façam pressão contra os "pads" do CPU.

800px-Intel_LGA1200_Socket.jpg

Então eles parecem tortos, mas não estão. Então a principio não mecha em nada ai.

Citação

(1) - Obviamente, não existe mecanismo criado pela humanidade que alguém não consiga danificar, entortar, quebrar... *

Nesse soquete o primeiro pino em cima à esquerda foi quebrado, e ai só trocando o soquete - o que requer estação de solda, ou comprando uma nova placa-mãe.

197754766_496071831730653_33091597968424

Nesse aqui o usuário deve ter deixado cair um objeto, talvez uma chave de fenda; sobre o soquete, entortando alguns pinos (embaixo à esquerda).

YFj7MP3s.jpg

Veja se consegue postar fotos - com boa resolução, tiradas sob a luz solar, do soquete da placa-mãe.

* Eu já vi HD em que o usuário consegui encaixar o conector Molex ao contrário, não pergunte como conseguiu. Obviamente o HD "morreu".

• Curtir 2
Postado

@1lokos levei a um técnico e realmente eles estão perfeitos, achei que estavam tortos por serem inclinados mesmo.

Com alguns testes chegamos a conclusão que o problema é a fonte, como o técnico que levei era um amigo e não tava com muito tempo apenas diagnosticamos qual peça era a causa do problema testando com outras, enfim trouxe o pc pra casa para fazer mais testes e então fui dar uma olhada nos cabos e reparei que o conector atx da fonte parece estar danificado mas como não tenho conhecimento sobre o mesmo, pode ser que realmente seja assim, se estiver danificado solicitarei a troca pois comprei ela sexta-feira passada, a fonte é uma Mancer Thunder 600w

20221201_184612.thumb.jpg.9cb0a8924ec1849f989f70f06c5f0bbc.jpg

Agradeço a todos pela ajuda!!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...