Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, estou enfrentando um problema um tanto curioso com meu processador, estou com ele a cerca de 1 ano e meio e utilizava ele com um water cooler selado Maelstrom 240t da Deepcool, adquiri o water cooler usado pelo mercado livre em meados de 2019 e fiquei com ele até outubro desse ano, quando decidi modificar ele devido a bomba dele estar começando a fazer barulho e eu acreditei que ele pudesse pifar alguma hora.

Como não queria me desfazer de todo o water cooler, decidi modificar ele instalando esse kit bomba SC 600 + reservatório da Freezemod para aproveitar o bloco e o radiador:

image.png.d0521bd0e07fb504dccb273b4406bf11.png

image.png.63253bdf7139fbb6e785166a8ab97c6e.png

Com a modificação eu esperava que as temperaturas fossem melhorar um pouco devido ao alto fluxo comparado a bomba do selado, cerca de 150l/h para 600l/h, porém mesmo em configurações de 50%,70% ou 100% da velocidade da bomba, não obtive praticamente melhora nenhuma.

Então decidi ir para o full custom para ver se conseguiria alguma melhora efetiva, já visando realizar algum OC no processador futuramente, adquiri um bloco, radiador de 120mm e medidor de fluxo para acabar de vez com a duvida que tinha em relação ao bloco do selado, pois acreditava que o projeto interno dele restringia de alguma forma a passagem da água, visto também que fiz testes com ele com o rotor da bomba selada e retirando a rotor porém não obtive diferença alguma.

Por fim o projeto ficou desta forma:

image.png.c6d481fc3e97dbd81aadf520fbfb0cf5.png

Radiador de 240mm em cima, 120mm atrás, 3 fans de 140mm com 50CFM na frente puxando o ar pra dentro e nos radiadores troquei as fans para fans de 74CFM.

Porém mesmo com toda essa modificação, não obtive nada do resultado que esperava:

image.png.e72ec99fccd4662a2762fb2962c02d28.png

Esse resultados são após eu realizar recentemente a troca da pasta térmica, estava usando uma bem básica, silver da implastec, e comprei um Grizzly Kryonaut, houve uma melhora na temperaturas máximas em cerca de 5º, porém em idle curiosamente aumentou cerca de 4ºC

A grande questão para mim é, não deveria estar um pouco melhor essas temperaturas?, tenho amigos com Air cooler barato e water cooler selado com temperaturas melhores ou iguais as minhas.

Já verifiquei mais de uma vez toda a questão do fluxo, já desmontei e montei todo o water cooler custom revisando tudo e não sei mais o que tentar.

Vi um artigo do overclocker Der8bauer falando em relação aos posicionamentos do bloco em cima dos DIE dos processador AMD:

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiZg5KNiLv8AhVUGbkGHZsxDnEQwqsBegQICBAF&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DJlJDv68fEcM&usg=AOvVaw0AJVn9OhCTk97BngKRn1ir

E como o meu bloco tem uma pequena folga nos encaixes posicionei ele mais para a direita conforme mostra o estudo dele, acredito que houve uma melhora mínima mas nada relevante.

Devo tentar realizar delid no processador?, apesar de acreditar que não irá valer a pena

Ou será que eu não tive sorte na loteria dos chip dessa vez....

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...