Ir ao conteúdo

memória RAM reservada para hardware

Ir à solução Resolvido por Carloslecker,

Posts recomendados

Postado

Salve,
To tendo uns problemas estranhos quanto a memória RAM, 

image.png.02ad03394ed6430514fbe49a945cd624.png
image.png.a40e3974ecd41ad274f754a8f38752c4.png

O computador só esta "liberando" 8GB de memória, o resto fica reservada para hardware, achava que era minha placa-mãe dando problema e cheguei a trocar de placa-mãe, porém o problema persiste, não sei se é problema nas memórias ou alguma config, alguém pode dar um help do que fazer ou algum teste realizar?

Config: 
Ryzen 5 2600 

GTX 1060 6GB
2x8GB ballistix 2666mhz
B450M ds3h Gigabyte

Postado

Checklist, se um der certo, não precisa passar para o próximo, ou execute-o na melhor ordem para tu.

-Limpe as memórias, troque os slots e tente;

-Resete o BIOS;

-Execute o memtest;

-Tente rodar outra imagem do windows em um SSD reserva ou HD e veja se o problema persiste;

-Teste uma memória de cada vez para ver se a máquina liga e reconhece;

-Utilize outras memórias para ver ser persiste;

-Realize uma limpeza mais apurada dos slot da placa-mãe;

-Teste suas memórias em outro PC 

• Curtir 2
Postado

então, como atualização aqui: eu já tinha feito porém refiz agora as trocas dos pentes.
testei no mesmo slot que estava cada pente individualmente, os 2 funcionaram normalmente.

conectei os 2 novamente mudando o slot da placa-mãe (antes era 1_3, agora deixei 2_4) e "funcionou" porém ficando com somente 14.9GB disponiveis e 1.1GB reservado p/hardware.

como adendo, a placa-mãe nova chegou hoje (o problema ocorria na anterior também), e assim que chegou troquei e liguei, ficou 1h-2h funcionando normal e dps deu tela azul com essas limitações. 

image.png

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Merida Esse 1,1GB pode ser aceitável a depender da sua placa, a minha A520M obrigatoriamente reserva 500mb, não sei qual é o mínimo da B450.

Tentaria, por último, conseguir um SSD emprestado e rodar uma cópia do windows nele para ver se o problema persiste. Porque agora, ao meu ver só sobrou o hardware das memórias ou a sua instalação do windows.

• Curtir 2
Postado

@Carloslecker 
Buenas Carlos, então 
Depois de tentar fazer umas trocas, o pc não ligava mais de jeito algum e só dava tela azul, por curiosidade a tela azul indicou algum erro de driver.
Acabei tendo que recorrer ao metodo de formatar mesmo pra garantir, e depois que formatei aparentemente tá tudo certo, deixei 1 dia ligado rodando coisa pra testar e não desligou nem apresentou algum problema.
Aparentemente as memórias nem a placa-mãe eram o problema.
Considero por hora caso encerrado, agradeço a ajuda! :)

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...