Ir ao conteúdo

Hyper Threading ou não, faz diferença?

Ir à solução Resolvido por bngomes,

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um xeon 2699 V3 mas vi que estou desperdiçando os núcleos do processador porque quase nenhum programa ou jogo usa tudo isso, muito pelo contrário fiz uns testes com o jogo Elden Ring e acabei de perceber ganho de performance ao desabilitar alguns núcleos, não sei se foi coincidência, mas quando estava em 18/36 dava alguns stuttering no jogo, sem contar que qualquer coisa que usasse 100% do PC abaixava o clock para 3.4 ao invés dos 3.6 que era pra ser, mas isso é normal eu sei. Reduzi pra 10/20 e o jogo ficou fluído, sem stuttering, o sistema operacional do mesmo jeito e tal, a pergunta é: Eu poderia também deixar os 18 núcleos físicos sem Hyper Threading, faria diferença na performance?

Postado

Com essa quantidade de núcleos eu acho que pode...

Lembre de uma coisa.. o Xeon não é um processador pra jogos  e sim pra servidores... e os jogos são otimizados tentam usar todos os núcleos/threads do processadores para Desktop (por volta de no maximo 16 do Ryzen 7). Já aplicações tendem a ser otimizados para usar todos as threads( principalmente os mais pesados como os de edição de vídeo)

Talvez por isso no seu caso o jogo melhorou na performance.. já que os outros não ficam necessariamente ociosos...

Quanto ao clock esse comportamento é normal.. nos processadores desktops.. eles constuam a ter uma velocidade normal (quando usa 1 ou poucos cores) mais alta e uma menor quando estão usando todos os núcleos (tem uma escala de velocidade na verdade 1 núcleos clock maximo .. 2 núcleos diminui x.. 3 diminui mais.. por ai vai)

Postado
16 minutos atrás, bngomes disse:

Com essa quantidade de núcleos eu acho que pode...

Lembre de uma coisa.. o Xeon não é um processador pra jogos  e sim pra servidores... e os jogos são otimizados tentam usar todos os núcleos/threads do processadores para Desktop (por volta de no maximo 16 do Ryzen 7). Já aplicações tendem a ser otimizados para usar todos as threads( principalmente os mais pesados como os de edição de vídeo)

Talvez por isso no seu caso o jogo melhorou na performance.. já que os outros não ficam necessariamente ociosos...

Quanto ao clock esse comportamento é normal.. nos processadores desktops.. eles constuam a ter uma velocidade normal (quando usa 1 ou poucos cores) mais alta e uma menor quando estão usando todos os núcleos (tem uma escala de velocidade na verdade 1 núcleos clock maximo .. 2 núcleos diminui x.. 3 diminui mais.. por ai vai)

Então, eu sei que não é processador pra jogos, mas é que meu computador é hibrido, eu trabalho nele também com blender e tal, e como minha placa de vídeo é forte, da pra jogar em 4k 60fps de boa com esse xeon, mas se da pra melhorar a performance dele né, porque não lol. Sobre a queda de velocidade eu consegui estabilizar em 12/24 com clock máximo, qualquer coisa acima disso tem queda na velocidade.

E mais uma coisa, eu ouvi dizer que esses processadores com muitos núcleos tem 2 grupos de núcleos dentro do processador, e existe um delay na "conversa" entre esses 2 grupos, quando eu reduzi a quantidade de núcleos, será que eu acabei desativando um desses grupos e eliminando o delay?

• Solução
Postado
16 horas atrás, Rhubens disse:

E mais uma coisa, eu ouvi dizer que esses processadores com muitos núcleos tem 2 grupos de núcleos dentro do processador,

Pode ser.. eu não conheco com é a arquitetura do Xeon.. Os da AMD são assim... acho que até os desktops..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!