Ir ao conteúdo

O que saber sobre Linux para trabalhar como estagiário?

Ir à solução Resolvido por victor.sartori,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo certo? Estou criando este tópico pois estou passando por um processo seletivo para um estágio e pelo que entendi na empresa eles utilizam Linux (ainda não sei para quais aplicações), então venho nos últimos dias estudando e vendo como esse SO funciona mas ainda estou meio perdido pois nunca tive contato. Sendo assim gostaria de saber se alguém que tenha experiência poderia me indicar o que seria mais necessário saber sobre esse SO para ter uma base legal e não cometer muitos erros logo de cara (desde a instalação em uma máquina em diante; tem alguma vantagens para servidores/redes?). Desde já agradeço!

OBS: Já tenho uma noção legal de hardware, instalação de Windows, formatação e afins.

• Solução
Postado

Vamos lá...

Vai estar um pouco fora de ordem, foi do jeito que fui lembrando...

Instalação

- Particionamento do disco

- Tipo de instalação (customizada?, mínima)

Administração:

- Permissões em arquivos / diretórios

- FHS

- Configuração básica de rede (config de ip, ip adicional, config de dns)

- Montagem de discos (e persistir depois do reboot)

- entender de systemd (basicão, como fazer um restart, como lê log)

- conseguir entender o mínimo do comando top

- reset de senhas / criação de usuários

- noções de LVM

- como consigo ajuda sozinho com o sistema

Se eu fizesse sua entrevista, eu andaria um pouquinho nesses assuntos... claro, considerando que é uma vaga para estágio. 

A dica de te dou é: instale uma distro no seu pc e a use como principal. Tente fazer tudo que você está acostumado a fazer no windows, só assim você vai pegar o traquejo das coisas.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!