Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal

Recentemente tive um problema com a BIOS da minha placa-mãe e tive que levar ao técnico para atualiza-lá. Porém, desde que busquei meu PC, após o conserto junto com a formatação do SSD, ele trava, congela a tela, tem quedas constantes de FPS, com qualquer jogo que seja, desde do mais leve como um Cities Skylines, até de um que precisa mais de renderização ou aparece mais coisas na tela, como o Overwatch, F1 22 ou o FIFA 21. Já testei deixar tudo no Low, alterar configurações de desempenho do processador e nada, o desempenho do meu PC ficou horrível de um dia para o outro e não sei o que aconteceu ou o que possa ser.

Alguém poderia ter uma ideia do o que possa estar acontecendo?

placa-mãe: H61 (Soquete LGA 1155)

Placa de Vídeo: RX 580 8GB

memória RAM: 16GB

1x SSD de 240GB e 1x HD 1TB

Processador: Intel Core I5 - 3470

Postado

Olá @ItsHowdrigo , como esta a correr o seu dia?

Tentando-o ajudar irei fazer algumas questões, se não for incomodo.

• Pelo qual motivo o seu técnico atualizou a BIOS?
  • A sua BIOS é UEFI?
  • Sabe fazer downgrade da BIOS

Se a sua BIOS for UEFI é fácil fazer downgrade dela, só passar a fabricante e modelo da sua placa ame que irei passar os passos, caso não seja UEFI não tenho como ajudar, já que precisa de um regravador que é colocado direto no chip da BIOS
OBS: BIOS é bom de ser atualizada, já que o fabricante pode colocar novos recursos ou até melhorar o desempenho do sistema, porém as vezes pode existir alguma imcompatiblidade com o HARDWARE que somente é resolvido com downgrade.

Postado
5 horas atrás, Lord258 disse:

Olá @ItsHowdrigo , como esta a correr o seu dia?

Tentando-o ajudar irei fazer algumas questões, se não for incomodo.

• Pelo qual motivo o seu técnico atualizou a BIOS?
  • A sua BIOS é UEFI?
  • Sabe fazer downgrade da BIOS

Se a sua BIOS for UEFI é fácil fazer downgrade dela, só passar a fabricante e modelo da sua placa ame que irei passar os passos, caso não seja UEFI não tenho como ajudar, já que precisa de um regravador que é colocado direto no chip da BIOS
OBS: BIOS é bom de ser atualizada, já que o fabricante pode colocar novos recursos ou até melhorar o desempenho do sistema, porém as vezes pode existir alguma imcompatiblidade com o HARDWARE que somente é resolvido com downgrade.

Olá @Lord258

Tive que atualizar a BIOS após um problema dela, um jogo que tentei instalar pedia para ativar o Secure Boot da minha placa-mãe, só que após ativar, meu PC não ligava mais, nem dava Boot. Ele só voltou ao normal após o técnico fazer a alteração na BIOS.

E respondendo suas ultimas perguntas: Minha BIOS está no modo Herdado e não, não sei fazer downgrade de BIOS.

Postado

@ItsHowdrigo Ele n dava boot porque o sistema se for instalado sem o secure boot, e depois tu ativar ele n entra, tem que ser formatado com o secure boot ativado.

Aposto que foi o jogo VALORANT

Ja experimentou formatar o PC?

Postado

@Lord258 na verdade era o FIFA 23 😄

Eu formatei meu PC semanas atrás para instalar o Windows 11 e o Secure Boot estava desativado e logo após a mudança da BIOS, o técnico fez outra formatação, reinstalando o Windows 11 novamente. (Verifiquei agora pouco e o Secure Boot está marcado como desativado)

Postado

A atualização DO BIOS pode não ter nada a ver com isso. É a típica incompatibilidade do W11 com a falta de resolução dos drivers. Abra o gerenciador de dispositivos e poste um print para verificarmos. Não mexa no BIOS.

Postado
1 hora atrás, Mega Blaster disse:

A atualização DO BIOS pode não ter nada a ver com isso. É a típica incompatibilidade do W11 com a falta de resolução dos drivers. Abra o gerenciador de dispositivos e poste um print para verificarmos. Não mexa no BIOS.

@Mega Blaster Aqui está

Captura de tela 2023-06-11 153515.png

Postado

Abre a aba do dispositivo de vídeo e do processador e posta por favor. H61 é o chipset Intel. Posta o fabricante da placa também. Olhe se está escrito nela. É a identificação mais correta de se verificar.

• 2 semanas depois...
Postado

Bem... Isso vai ser difícil de se explicar, mas vamos lá:

Logo após ter acontecido isso tudo, comecei a investigar o que poderia estar acontecendo por conta própria, já que a placa-mãe aparentava estar normal e atualizada.

Descobri que é o processador superaquecendo, quando o PC está apenas ligado, sem um programa em aberto, ele se mantém a 50°, chegando ao máximo na casa dos 60°, mas é só iniciar um jogo que a temperatura chega na casa dos 100°, chegando ao limite do suportável do processador, por isso a perda de desempenho.

Dito isso tudo, qual seria a melhor solução nesse momento? Trocar a pasta térmica, a ventoinha ou as duas coisas? Trocar de processador ou até mesmo de placa-mãe?

Detalhe: Tenho esse computador a 1 ano e meio, não acho que a pasta térmica possa ter ressecado ou que já precisaria de uma troca, mas acredito que seja algo a se cogitar.

Postado

@ItsHowdrigo Tem 2 situações: A pasta térmica pode ter se tornado um problema, ressecada e granulada, impedindo a transferência de calor e/ou cooler com rotação baixa ou insuficiente + dissipador sujo. Já fiz limpeza de dissipador e removi a pasta térmica completamente, deixando extremamente limpo, sem um único grão de sujeira e reinstalei sem pasta. Liguei, testei, medi as temperaturas, ficando tudo dentro do padrão, sem muitas alterações em uso normal sem stress. Desmontei de novo e coloquei pasta. Sabe a diferença na mesma condição? NENHUMA! Tecnicamente falando, se houver um perfeito contato, sem frestas, sem sujeira e folgas, a transferência de calor se dá sem maiores diferenças com pasta. Foi a conclusão que cheguei. Com isso quero dizer que pode desmontar, limpar muito bem e se não tiver pasta, dá para testar sem nenhum problema. Até vale estressar um pouco para ver a evolução da temperatura. Se alguém se propuser, faz um teste sem pasta e expõe os resultados para nós a título de estudo de caso e comparações. Pode também que seu conjunto de extração de calor seja insuficiente ou a fonte pode estar ruim, enviando baixas tensões provocando mais aquecimentos com uma corrente mais alta.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...