Ir ao conteúdo

PC desligando, e ao reiniciar placa de vídeo não liga imediatamente.

Ir à solução Resolvido por allan almeida00,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera!

Venho tendo um problema depois que fiz um upgrade aqui no sistema. Utilizava um i5-3470+ 8gb DDR3 1333 + RX570 msi + fonte corsair cx450.

Passei para um Ryzen 5 5600, 16gb DDR4 3600 +  B450M DS3H V2 . Mantive a RX 570 + fonte corsair cx450 . Adicionei um SSD NVMe também no qual fiz as instalações do sistemas/drivers do 0.

Ocasionalmente o PC simplesmente apaga (umas 3 vezes por semana), e ao reiniciar, vejo que o fan da VGA não liga. Preciso desconectar todos cabos de energia do PC, e quando ligo novamente a placa gira o fan e tenho vídeo.

Acompanhando algumas informações do sistema como uso de cpu/gpu e temperatura , mas não parece ser um problema quanto a isso. Tudo opera em 50-60ºC no load, com a GPU trabalhando 90-100%.

Costuma ocorrer esse problema quando estou com Firefox+Word+Algum jogo abertos simultaneamente. Tenho 2 monitores, 1 full HD (Ligado na GPU pela DP) outro apenas HD (ligado pela DVI).

Uso Win11 e gostaria de saber se alguém consegue me ajudar a solucionar esse problema, talvez algum aplicativo que consiga monitorar onde está tendo alguma falha..

Agradeço desde já!

Postado

Cara estou tendo um problema similar! Eu usei o software gratuito OCCT pra testar a estabilidade do sistema e caiu da mesma forma que acontece em jogos+navegadores, como dito por você.

Eu estou acreditando que o meu problema possa ser causado pela fonte, o seu pode ser isso também!

Postado
Fazendo uma atualização aqui:
Retirei um dos monitores e o DPS (dispositivo anti-surto) que utilizava. Também troquei o cabo da fonte, isso semana passada. Utilizei o PC por um dia inteiro sem desligar, mas no dia seguinte pela manhã, tela azul e tela azul (IRQL NOT LESS OR EQUAL).
Fiz memory check e disk check, nada encontrado.
O win11 nem iniciava mais, fiz um recovery de um programa que instalei semana passada e voltou a funcionar normalmente.
Ainda não sei se o problema foi solucionado, e se a tela azul nova tem alguma conexão com o problema antigo (desligar sem nenhum aviso). Rodei o Superposition e não deu nenhum problema.
Além disso, encontrei esse aviso no software da AMD : Radeon wattman settings have been restored due to an unexpected system failure, ao religar o PC.
Também observei o aviso Kernel-Power 41 (63) no system log.

Enfim, nada resolvido completamente, mas deixei essas informações aqui caso alguém queira ajudar.
Caso resolvido ou não, venho dar mais um update aqui durante a semana.
  • Solução
Postado

Retornando para fim de soluções, acredito que o problema foi o dispositivo anti-surto ou o cabo da fonte que utilizava, não cheguei a definir qual era a causa, mas não tive mais o problema de desligamento com a retirada/troca desses componentes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...