Ir ao conteúdo

Como faço a conexão RGB na placa-mãe Gigabyte Aorus Elite B550M?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Eu vou adquirir a placa-mãe Gigabyte Aorus Elite B550M e vou instalar 6 ventoinhas RGB controláveis no meu gabinete, mas queria controlar pelo software, assim seria necessário ligar direto na placa-mãe. Eu não entendo dessas conexões de 4PIN, 12V, etc., então, como eu faria essa conexão? A placa-mãe suporta? Teria outro equipamento similar para conectar 6 ou 8 fans de uma só vez? Me expliquem, por favor. Estou para adquirir uma dessas opções:

https://www.kabum.com.br/produto/250682/cooler-fan-rise-mode-smart-RGB-120mm-preto-rm-fc-05-12v

https://www.kabum.com.br/produto/167585/cooler-fan-mymax-boreas-120mm-argb-led-para-gabinete-gamer

Postado

Você vai precisar de um cabo splitter RGB, um lado ele conecta na placa-mãe, e do outro tem várias saídas para controlar o RGB das fans. Só atentar de qual cooler você comprar, se vai ser de 3 ou 4 pinos no RGB.

Postado

Essas fans Rise são ruins e são RGB, que é padrão obsoleto.

Como quer fans para "enfeite" compre fans A-RGB.

Para essa quantidade - desnecessária;  de fans compre uma controladora A-RGB, que será gerenciada pela placa-mãe, e deixa a ligação mais organizada.

Postado

@1lokos A quantidade de fans é desnecessária? Seriam três na frente, 2 em cima e 1 atrás, talvez 2 em cima do PSU COVER. E disponibilize link dos produtos que recomenda, por favor.

Postado

PCYes Nix 2 - R$ 49,90 

• É PWM - permite controlar a rotação e consequentemente o ruído
  • LED A-RGB (3 pinos, 5 volts) padrão moderno
  • Máx. Fluxo de Ar: 62CFM
  • Máx. Pressão estática: 2,05mmH2O
  • Ruído: 18 ~ 26,4dB (A)

4 dessas vão ser mais eficientes do que 8 destas baratas, que basicamente servem de "enfeite".

Postado

Outra dúvida, se eu ligar as ventoinhas pelo cabo MOLEX, eu ainda consigo trocar as cores usando a controladora? Aí não usaria o software da placa-mãe.

• Solução
Postado

Tem 3 tipos de iluminação LED:

1 - "Rainbow", o LED é alimentado pelo mesmo cabo que alimenta o motor da ventoinha, pode ser com conector Molex ou SATA para ligar na fonte ou 3 ou 4 pinos para ligar na placa-mãe, os LEDs tem apenas uma cor fixa ou no máximo 6 cores fixas. Não permite alternar cores nem desligar. Em resumo, horrível.

2 - RGB - Padrão antigo, obsoleto, os LED acendem em apenas em uma cor de cada vez, permite trocar as cores e uns poucos efeitos, que são "bregas", basicamente um pisca pisca que deixa o PC parecendo "pintiadeira de pluta".

Nesse caso tem dois cabos, o de alimentação da ventoinha, que poder ser Molex/SATA, 3 ou 4 pinos (PWM) e o cabo de alimentação dos LEDs, que é 4 pinos 12 volts, requer conector compatível na placa-mãe ou controladora externa.

3 - A-RGB - Os LEDs são endereçáveis individualmente, e podem ter (teoricamente) até 16.000.000 de cores, o que permite efeitos variáveis e elaborados, com as cores se misturando, ondas, etc. Se quer enfeitar o PC use esse tipo.

Também tem dois cabos, o de alimentação da ventoinha, que poder ser Molex/SATA, 3 ou 4 pinos (PWM) e o cabo de alimentação dos LEDs, que é 3 pinos, 5 volts, requer conector compatível na placa-mãe ou controladora externa. Ex. a da CoolMoon.

Por menos de R$ 50,00 praticamente não tem fan que preste - a exceção do Cooler Master Slackeflow 120 com LED vermelho fixo, que encontra por ~R$ 35,00 na P'chau, é PWM, CFM 62, pressão 2mmH20. Tem também umas da DeepCool que são razoáveis, mas é LED Rainbow fixo e sem PWM.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...