Ir ao conteúdo

Cabo de alimentação - Adaptador de 6 pinos para cabo sata

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Pretendo ter mais cabos de energia sata para alimentar 4 SSDs. O meu objetivo é alimentar 4 SSDs satas utilizando o conector PCI express que sai da fonte. 

Pergunta 1 : Posso conectar o cabo de alimentação com o conector 6 pinos PCI express da fonte, com um cabo adaptador, que numa extremidade tem seis pinos (foto 2), cabo este que me parece um splitter (não sei se este é o termo correto), pois este cabo se divide em 4 conectores sequenciais Sata. 

Observaçao: eu estou utilizando uma fonte de 600 watts, e este conector PCI express não está sendo utilizado. (specs foto 4, é uma fonte de um computador de um aparelho médico, com motherboard industrial) e o cabo adaptador é original da Fonte NZXT C650 Gold, 650W, 80 Plus Gold, Full Modular, Bivolt - PA-6G1BB-US. O cabo adaptador da foto 3 é o que possui o conector de seis pinos da foto 2 em uma extremidade, e na sequencia 4 conectores sequenciais sata. (outro detalhes é que no cabo adaptador o conector de seis pinos tem um pino sem a parte metalica, isto deve ser simples de ser explicado, mas entendo pouco de adaptadores)

Em resumo: É seguro conectar este conector PCI express da fonte neste cabo adaptador de outra fonte, para alimentar estes 4 SSDs?
Pergunta 2: O que descrevi acima é o que pretendo fazer. Mas se o caso fosse outro, não necessitando tantos SSDs, e sim somente 1 SSD, é seguro utilizar um adaptador ide para sata?

foto 1.jpg

foto 2.jpg

foto 3.jpg

foto 4.jpg

Postado

@Emanuel Machado  Primeiro, cabos de fontes modulares não são retrocompatíveis com outras marcas, tentar utilizar um cabo de outra fonte poderia simplesmente fritar o componente elétrico pela tensão errada. O conector até poderia encaixar no cabo PCIe, mas foi feito especificamente para o modelo de fonte.

Um cabo PCIe só fornece tensão de 12v. E um cabo SATA tem pinos de 3.3v, 5v e 12v. Ligar 12v em 5v ou 3.3v é queimar o SSD.

• Solução
Postado

@Emanuel Machado Provavelmente seria melhor comprar um cabo splitter sata. Mas a a necessidade de comprar um cabo novo? Pelo PDF que consegui da fonte, aparenta ter 4 conectores SATA. Um SSD consome menos de 4w, então não deve sobrecarregar a fonte com um splitter, ou dois, já que parece que há dois cabos sata com 2 conectores cada.

Por IDE você quer dizer o Molex? Porque cabo IDE é cabo de transmissão de dados de HD antigos, que usavam IDE para transmissão e molex para energia. Problema do molex é que só tem 5v e 12v.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!