Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou tendo um problema em um dos pc que tem aqui em casa, está acontecendo o seguinte:

O pc durante quase um ano estava tendo um desempenho acima da média em jogos, até mesmo em jogos pesados, acontece que agora com cerca de um ano de uso vem acontecendo algo estranho quando jogo GTA Online (GTA Online), as vezes o FPS cai de 200, 180 para 2 FPS e fica assim por cerca de 5 a 10 segundos, o jogo congela e depois volta ao normal pra taxa de quadros normal que custumo jogar 100+, já atualizei os drivers, já ativei e desativei o Vsych e FreeSynch, mas mesmo assim o problema continua, eu já troquei até de placa de Vídeo pra testar e o problema persiste.

Tenho uma RTX 3060 12GB 

16GB 3200MHZ 

I3 12100F

SSD 500GB

FONTE 750W 80 PLUS BRONZE

placa-mãe H610M

A CPU ta pegando 85 a 91ºC, não muda além disso, acho que está quente demais, o clock do processador fica travado no máximo e com o uso entre 67 a 74%, não sobe além disso, mas sei que o coolerbox não é suficiente para essa CPU;

Temperatura da GPU no máximo 65ºC

Troquei a 3060 pela 1660 super pra testar e o problema continua, achei que poderia ser gargalo, mas na placa inferior tá acontecendo a mesma coisa, o que pra mim não faz sentido. Outra coisa: no Fortnite também já aconteceu dos frames cair de 200 pra 9fps e voltar ao normal depois, mas apenas uma vez.

Por último: no MSI Afterburner eu ativei o tempo de quadros, não taca de quadros e ficava em média 11ms, mas durante os travamentos chegava a subir para 878ms; 560ms etc.

Alguém sabe o que pode ser?

Postado
43 minutos atrás, paulok7 disse:

placa-mãe H610M

Qual a marca de modelo completo desta placa-mãe?

Qual a marca e modelo do gabinete? Ele também tem culpa no aquecimento do CPU

43 minutos atrás, paulok7 disse:

A CPU ta pegando 85 a 91ºC, não muda além disso, acho que está quente demais, o clock do processador fica travado no máximo e com o uso entre 67 a 74%, não sobe além disso, mas sei que o coolerbox não é suficiente para essa CPU;

Pelo jeito a proteção térmica do CPU esta sendo ativada porque esta esquentado demais, reduzindo o clock, por isso o FPS despenca momentaneamente.

Substitua o cooler box por um DeepCool AG400 - R$ 129,90 uns R$ 25,00 a mais se quiser a versão com LED "frufru".

Postado

@1lokos Acha então que não tá sendo gargalo, mas sim o problema está na temperatura da CPU? Estou pensando em duas possibildades: 

1 - Comprar um aircooler de qualidade ou water cooler e analisar se essas quedas bruscas de frames param de acontecer;

2 - Trocar esse i3 12100F por um I5 12400F ou 12600K, mas o meu medo é em relação à placa-mãe, sabe como é a internet né? Tem videos de testes e relatos de que uma H610M aguenta de boa esse i5 12400F (a minha é da colorful), mas por outro lado li relatos de que essa placa de entrada não é recomendada pra aguentar nenhum tipo de i5, seria exagero? eu obrigatoriamente teria que fazer upgrade de MB caso optasse por pegar um i5 no lugar desse i3? 

(to pensando muito em testar a opção 1  e ver se resolve meu problema, não to querendo comprar esse i5 agora, apesar de poder comprar caso julgue necessário)

Sinto que o esses drop de fps estão acontecendo porque o processador realmente não está tankando, o GTA Online é exige muito do processador, ainda mais que a grande parte dos servidores são bugados e o jogo em si não é bem otimizado. Me da uma luz? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!