Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queria montar um pc mas não sei quais itens comprar


Posts recomendados

Olá, quero montar um PC gamer para jogar. Que seja Ryzen 5600, quel as outras configurações comprar para ser um PC bom e compatível?

 

Placa de vídeo. ...

Placa-mãe. ...

memória RAM. ...

HD, SSD. ...

Gabinete. ...

Monitor. ...

Mouse.

E se tiver faltando algo, faça uma lista dos nomes pliss

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro Setup
OBS:Eu sei que passou um pouco do valor mas ficaria muito bom esse computador.

Processador : AMD Ryzen 5 5600

Placa de vídeo: Placa de Vídeo RTX 4060 1-Click OC

Placa-mãe: placa-mãe Gigabyte A520M DS3H

memória RAM: Memória DDR4 XPG Gammix D10, 8GB 3200Mhz (x2)

HD, SSD: SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe

Gabinete: Gabinete Gamer Rise Mode Galaxy Glass (tem outras versões de cores que é mais barata como o branco)

Monitor: Monitor Gamer AOC Hero 24 

Fonte : FONTE CORSAIR CV 750W

Mouse: Mouse Gamer Redragon Cobra

Preço: 5.298,72


Segundo Setup

Processador : AMD Ryzen 5 5600

Placa de vídeo: Placa de Vídeo RTX 3060 Galax

Placa-mãe: placa-mãe Gigabyte A520M DS3H

memória RAM: Memória DDR4 XPG Gammix D10, 8GB 3200Mhz (x2)

HD, SSD: SSD 500GB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe

Gabinete: Gabinete Gamer Rise Mode Glass 06X .

Monitor: MONITOR GAMER PICHAU ATHEN V2L 24

Fonte : Fonte MSI MAG A650BN, ATX, 650W

Mouse: Mouse Gamer Havit RGB

Preço: 4.608,72

OBS:Casou Você ainda queira economizar mais eu recomendaria você optar em trocar a placa de vídeo por uma um pouco mais inferior mas isso vai depender de que estilo de jogo você joga ou o que você quer fazer com este computador!

Opções extras de placas de vídeo.
RTX 3050.
RTX 2060.
GTX 1660 Super.



Espero ter ajudado @Ry4n

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, RIZONCIOPT disse:

Gabinete Gamer Rise Mode Glass 06X.  


Gabinete ruim de airflow com esse vidro "colado" nos fans frontais, é o "barato que sai caro".  😜 

Não dê sorte ao azar pegue um gabinete com a frente mesh (malha).

 

Placa de vídeo que tem bom "custo beneficio" e a RX6600, a RX 6650XT esta por R$ 1.350,00 - K'bum, preço de BF

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos
Realmente esses gabinetes com vidro de lado eles não são os melhores mas mano a pessoa quer montar um custo-benefício vai esse ao futuramente ele pode dar um upgrade no gabinete.

Um orçamento de 4.500,00, não dá para montar um computador com todos os setores 100% bons ,sendo assim futuramente ele terá que fazer alguma upgrades para poder atender as necessidades dele.🫠

Sobre as suas sugestões de placas de vídeo:

RX6600 vs RTX 4060
Ela possui 42% de eficiência a menos que a RTX 4060.
RTX 4060 RANK: 39th  , RX6600  RANK: 77th.

RX 6650XT vs RTX 4060
Ela possui 10% de eficiência a menos que a RTX 4060. 
RTX 4060 RANK: 39th  , RX6600  RANK: 49th.

Preço RX6600: 1.099,99 ate 1.473,12

Preço RX6650-XT: 1.350,00  ate 2.099,99
Preço RTX 4060:1.849,99 ate 2.650,99

RX6600 vs RTX 3060

Ela possui 16% de eficiência a menos do que RTX 3060.
RTX 3060 RANK: 58th  , RX6600  RANK: 77th.

RX 6650XT vs RTX 3060

Ela possui 10% eficiência, a mais do que  RTX 3060.
RTX 3060 RANK: 58th  , RX6600  RANK: 49th.

 

Preço RX6600: 1.099,99 ate 1.473,12

Preço RX6650-XT: 1.350,00  ate 2.099,99
Preço RTX 3060:1.440,13 ate 1.944,90



OBS: Obviamente essas placas de vídeos são bons sugestões ,para quem também quer economizar . Mais lembre depende do que ele quer fazer no computador !
("Se dinheiro não fosse o problema a gente montaria qualquer computador melhor do mundo.")

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
10 minutos atrás, RIZONCIOPT disse:

Um orçamento de 4.500,00, não dá para montar um computador com todos os setores 100% bons ,sendo assim futuramente ele terá que fazer alguma upgrades para poder atender as necessidades dele.🫠

Discordo de você pois dá sim.

 

Ryzen 5 5600 ~810

MSI B550M PRO-VDH WIFI ~699

AG 400 ~152

Kingston fury beast DDR4 3200MHZ cl16 2x  ~280

SSD Kingston nv2 1tb M.2 ~280

Gamemax GX600, 600W, 80 Plus Gold ~369

Pichau Kazan 2 4fans ~180

 

Total 2.770 

 

E sobra 1729 pra placa de vídeo e monitor.

13 minutos atrás, RIZONCIOPT disse:

Realmente esses gabinetes com vidro de lado eles não são os melhores mas mano a pessoa quer montar um custo-benefício vai esse ao futuramente ele pode dar um upgrade no gabinete.

Você vai comprar o gabinete pra depois descartar ele , isso não faz sentido compre um gabinete decente de uma vez 😡.

Tem inúmeros modelos de gabinete com bom custo-benefício e inúmeros tópicos abordam isso.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, STAR ALPHA disse:

Discordo de você pois dá sim.

 

Ryzen 5 5600 ~810

MSI B550M PRO-VDH WIFI ~699

AG 400 ~152

Kingston fury beast DDR4 3200MHZ cl16 2x  ~280

SSD Kingston nv2 1tb M.2 ~280

Gamemax GX600, 600W, 80 Plus Gold ~369

Pichau Kazan 2 4fans ~180

 

Total 2.770 

O gabinete que você citou "entre aspas" é a mesma coisa do que eu citei na segunda opção.

  • Gabinete: Gabinete Gamer Rise Mode Glass 06X .

Como o @1lokos  ("falou Gabinete ruim de airflow com esse vidro "colado" nos fans frontais, é o "barato que sai caro".  ")

Ok Você colocou uma fonte de 600w você se limitou a escolher placas de vídeos que vão ir até essa fonte de 600w.A não ser que você queira fazer um computador bomba.🤣

  • OBS:A fonte que você recomendou ela é muito semelhante a fonte,Mancer Thunder 600w.Ela atende todos os requisitos para ser uma fonte legalizada para Vendas mas é uma fonte que é muito limitante o seu computador.

Lembra que grandes técnicos do setor de computação recomendam você deixar uma boa brecha na fonte para não ter algum problema.

Tabela de TDP e recomendação de fonte

OBS:Lembre que isso é só para a fonte mas depende da configuração do seu PC!

RTX 4060 TDP:115 W Fonte recomendada 350 W
RTX 3060 TDP:170 W Fonte recomendada 450 W
RX 6650 XT TDP:176 W Fonte recomendada 450 W
RX 6600 TDP:132 W Fonte recomendada 300 W

COOLER AG400
É uma ótima recomendação a taxa de temperatura nesse processador junto com esse cooler dão em médias  de 61° a 63° (Processador) em uma temperatura média de 15° a 23° (Ambiente).
Em médias  de 69° a 78° (Processador) em uma temperatura média de 25° a 35° (Ambiente).

  • Lembrando que a temperatura máxima desse processador é de 90°,acima disso o processador já pode ser danificado e sofrer gravemente.
58 minutos atrás, STAR ALPHA disse:

E sobra 1729 pra placa de vídeo e monitor.


Eu acho muito difícil encontrar um monitor que seja menos de r$ 500 a r$ 1.000,00 Lembrando que seja bom,outra placa de vídeo barata boa são poucas.😉
OBS:Nem vem com a ideia de dar sugestão de placas como: GTX 1030 / GTX 1050 / GTX 1060 / GTX 1630.
Recomendar monitores que não sejam HD ou que a taxa de Hertz seja de baixa também pode acabar ocasionando em um nível de gargalo alto trazendo possíveis problemas para a máquina futuramente.
 

58 minutos atrás, STAR ALPHA disse:

Você vai comprar o gabinete pra depois descartar ele , isso não faz sentido compre um gabinete decente de uma vez 😡.

Tem inúmeros modelos de gabinete com bom custo-benefício e inúmeros tópicos abordam isso.


Não vou comprar um gabinete para descartá-lo com facilidade mas , eu até entendo que existe vários custos-benefícios que possuem um círculo airflow bom .

Mas você tem ideia do que é ter um ciclo de airflow bom, em um Gabinete?
eu creio que é provavelmente não. Preste a seguinte atenção para que o seu ciclo airflow funcione corretamente você tem que saber onde você vai posicionar o computador como cada Fan no seu computador vai ficar corresponde(instalar elas de forma correta) saber se não está tendo obra na região da sua cidade se o clima da cidade favorece. Se você for analisar você vai ver que um gabinete dessa forma vai sair muito caro.

Eu sei que existe vários tópicos que recomendam bons gabinetes que são custos benefícios.

Se você olhar detalhe por detalhe não dá para montar um computador como eu disse. (@STAR ALPHA)

 

1 hora atrás, RIZONCIOPT disse:

Não dá para montar um computador com todos os setores 100% bons

 

  • Confuso 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RIZONCIOPT oii, mano! Muito obrigado pela lá suas sugestões e análises! Estou fazendo uma lista de cada pessoa que me indica e depois vou analisar.

O que você acha dessa configuração?↓

 

B550 AORUS ELITE

Pro

Processador gamer AMD Ryzen 5 5600G

FONTE 650W 80 PLUS BRONZE

PLACA DE Vídeo 6600

AIR cooler OU WATER cooler 

KIT DE FANS COM CFM BOM 

GABINETE COM FRENTE TELADA OU EM MESH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bem por onde vamos começar 🥱

1° Você colocou o Gabinete Gamer Rise Mode Glass 06X nas duas configurações no início do tópico .

 

2° Quanto a fontes se atende melhor as especificações o padrão de eficiência da mancer thunder é 80 plus bronze e a gamemax gx600 80 plus gold , o fabricante recomenda uma fonte com determinado número de watts já considerando essa "sobra" e também para evitar problemas por falta de alimentação , porém potência não é a única questão relevante .

Também é necessário se atentar a fatores como testes realizados , ripple , temperatura operacional e se quer ir mais a fundo conhecer características do projeto como método de regulação , capacitores utilizados e problemas apresentados pelo mesmo .

 

3 ° A taxa de atualização se refere a experiência do usuário que depende do uso e preferências específicas por exemplo em um jogo leve você pode achar relevante ter 240 fps , porém em jogos mais exigentes ou mal otimizados mesmo em excelentes configurações você teria algo semelhante a 60~75 fps então é algo relativo a cada caso .

 

4 ° Se você percebeu a importância do air flow porque insistiu em negligencia-lo.

 

E não menos importante uma configuração de entrada bem planejada pode apresentar um desempenho melhor que uma junção de itens desalinhados sem critérios específicos.

 

E obrigada pelo "debate" sobre o assunto por mais acalorado que tenha parecido , lembre-se que um mero momento não trás plenitude ou significado a uma existência 😉

Bem já me intrometendo de novo 🤗

33 minutos atrás, Ry4n disse:

B550 AORUS ELITE

Pro

Essa é bem cara tem a MSI B550 GAMING PLUS com um desempenho melhor custando menos ou então a msi b550m pro-vdh wifi.

33 minutos atrás, Ry4n disse:

AMD Ryzen 5 5600G

Escolha o Ryzen sem o final G.

33 minutos atrás, Ry4n disse:

AIR cooler OU WATER cooler

Um air cooler já é suficiente

O resto que citou são boas escolhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Ry4n disse:

B550 AORUS ELITE

Pro

Processador gamer AMD Ryzen 5 5600G

FONTE 650W 80 PLUS BRONZE

PLACA DE Vídeo 6600

AIR cooler OU WATER cooler 

KIT DE FANS COM CFM BOM 

GABINETE COM FRENTE TELADA OU EM MESH


Opa boa noite meu consagrado @Ry4n

Você pediu que eu desse a opinião sobre esse setup que você montou.Eu realmente acho que esse setup tá bom.

Mas vou estar te dando algumas Breves sugestões você pode implementar ou aprimorar na sua vontade.

B550 AORUS ELITE PRO é uma placa-mãe bem dizer de quase topo de linha para uma topo de linha .
OBS:Ela vai te possibilitar colocar dois SSD M.2, ela tem suporte para 4 slots s de memória RAM . 
Dica:Caso você não queira comprar 4 memórias ram,Eu recomendo você usar as memórias do Dual Channel no lugar do Single Channel.(existe vários vídeos no YouTube que ensinam como você ativar o dual Channel.Mas também você pode procurar que com certeza tem algum tópico aí que explica certinho o que é Dual Channel.)

AMD Ryzen 5 5600G
Esse processador já vem com vídeo integrado,sendo um excelente custo-benefício atual.

Fonte 650w 80 PLUS BRONZE
OBS: Infelizmente com essa fonte de 650 watts eu tomaria alguns cuidados com relação a futuros do upgrades de placas de vídeo ou processadores.(Márcia ela é ótima para suprir as necessidades do seu setup.)
Dica:Eu recomendaria você optar por alguma que fosse 80 plus Gold. (caso caiba no orçamento)

PLACA DE Vídeo 6600
OBS:
É uma boa placa de início ela é um bom custo-benefício e pode te ajudar bastante e não dependendo do que você for fazer no seu computador
Dica:Eu recomendaria você dar uma puladinha no orçamento e tentar pegar rx 6650 xt ,R$ 1.349,99 e a RX 6600 ea R$ 1.099,99 , Você vai ter em torno de 29% em ganho .(Óbvio A escolha é sua).

AIR cooler OU WATER cooler 
OBS: Water coolers muitas vezes são caras, acabam causando muito trabalho para fazer manutenção troca de óleo e etc.Mas são ótimos para resfriar muito o seu processador.
OBS: O AIR Cooler dá conta tranquilo do Pocesador, só quero te lembrar que a temperatura máxima que esse processador consegue chegar em 95°.
DICA: AIR cooler são mais práticos simples na instalação não te dão tanto trabalho e também resfriam muito bem ,além que é muito custo-benefício . Eu recomendaria você comprar uma AIR cooler primeiro para futuramente caso você veja e necessidade trocar por um Water coolers.

Falando sobre as fans e o gabinete,é uma escolha mais  pessoal então você vai ter que ver um que te agrade bem , dá uma pesquisada tanto na internet quanto aqui no fórum para descobrir qual te atende melhor com relação o ciclo de airflow. 
DICA:Não fique tão preocupado com o quesitos técnicos minúsculos como resfriar ele 100% ou deixar ele com muitas ventoinhas para poder ficar geladinho.🤣
OBS:Mas óbvio sempre vê se ele está dentro do parâmetro de funcionamento correto.😉

Eu espero ter te ajudado qualquer coisa pode entrar em contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pegando o gancho conseguem me ajudar? queria montar um pc aproveitando a black friday, tenho um orçamento de 3.500 e estou lendo alguns posts e comentários mas ainda meio confuso de por onde seguir, ja tenho monitor, então o valor seria destinado a cpu mesmo, não tenho preferência por marca alguma, so gostaria que fosse funcional sem gargalos e tenha um gabinete bonito, vou continuar analisando outros posts do forum, obrigado  @RIZONCIOPT @STAR ALPHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem por onde vamos começar 😒
 

1 hora atrás, STAR ALPHA disse:

1° Você colocou o Gabinete Gamer Rise Mode Glass 06X nas duas configurações no início do tópico .

 

Com todo o respeito eu gostaria que você lesse novamente e novamente , porque eu não sugerirei o mesmo gabinete.

Primeiro Setup

6 horas atrás, RIZONCIOPT disse:

Gabinete: Gabinete Gamer Rise Mode Galaxy Glass (tem outras versões de cores que é mais barata como o branco)


OBS: É o Gabinete Gamer Rise Mode Galaxy Glass Sound, Mid Tower, RGB, LED, Lateral e Frontal em Vidro Temperado, Sem Fans, Preto - RM-GA-GGS-FB,

Especificações:

  •  Cor: Preto
  • Dimensões (L x W x H): L 417mm x W 280mm x H 427mm
  • Fans: Suporte para 10 fans (fans não inclusos) 
  • Led Frontal: ARGB com suporte a led rítmico (pisca no ritmo da música)
  • Baias: 3.5” HDD (x2) | 2.5” SSD (x2)
  • Slots de Expansão: 7
  • Placa-Mãe: ATX / M-ATX / ITX
  • Frontal I/O: x2 USB 2.0 | x1 USB 3.0
  • HD Áudio Entrada e Saída
  • Fontes de Alimentação: ATX (não inclusa)

 

Informações adicionais:

  • Lateral Vidro Temperado
  • Frontal em Vidro Temperado
  • Suporte a Placa de Vídeo até 400mm
  • Suporte Air cooler até 160mm

Segundo Setup

6 horas atrás, RIZONCIOPT disse:

Gabinete: Gabinete Gamer Rise Mode Glass 06X .


OBS:É o Gabinete Gamer Rise Mode Glass 06x, Mid Tower, ATX, Lateral e Frontal em Vidro Temperado, 6x Cooler Fan ARGB, Preto - RM-CA-06XB-ARGB

Especificações:

  • Dimensões (L x W x H): L 365mm x W 200mm x H 455mm
  • Fans: Suporte para 6 fans (6 fans ARGB inclusos)
  • Baias: 3.5” HDD (x2) | 2.5” SSD (x3)
  • Slots de Expansão: 7
  • Placa-Mãe: ATX / M-ATX / ITX
  • Frontal I/O: x1 USB 2.0 | x1 USB 3.0

 

Informações adicionais:

  • Lateral Vidro Fumê
  • Frontal em Vidro Temperado
  • 6 Fans Galaxy ARGB Inclusos
     
1 hora atrás, STAR ALPHA disse:

2° Quanto a fontes se atende melhor as especificações o padrão de eficiência da mancer thunder é 80 plus bronze e a gamemax gx600 80 plus gold , o fabricante recomenda uma fonte com determinado número de watts já considerando essa "sobra" e também para evitar problemas por falta de alimentação , porém potência não é a única questão relevante .

Também é necessário se atentar a fatores como testes realizados , ripple , temperatura operacional e se quer ir mais a fundo conhecer características do projeto como método de regulação , capacitores utilizados e problemas apresentados pelo mesmo .


Eu até entendo em olhar o requisito de 80 Plus Gold, Mas como tu mesmo disse ,tem que olhar as especificações mais a fundo do requerimento das Fontes,Mas o que eu disse é o seguinte.

OBS:"não é a capa do livro que manda mas sim o que está dentro do livro".

 

4 horas atrás, RIZONCIOPT disse:

OBS:A fonte que você recomendou ela é muito semelhante a fonte,Mancer Thunder 600w.Ela atende todos os requisitos para ser uma fonte legalizada para Vendas mas é uma fonte que é muito limitante o seu computador.


OBS: De forma mais simples essa fonte que você recomendou ela é realmente boa para atender princípios iniciais de fonte mas ela não tem todas as tecnologias que uma fonte realmente precisa ter para se dizer que é boa fonte.  Eu usei como comparativo uma outra empresa que é similar a fonte que é recomendada por você ,mas as duas atendem certos tipos de setup e é totalmente normal.(senão elas não estariam no mercado à venda).


 

1 hora atrás, STAR ALPHA disse:

3 ° A taxa de atualização se refere a experiência do usuário que depende do uso e preferências específicas por exemplo em um jogo leve você pode achar relevante ter 240 fps , porém em jogos mais exigentes ou mal otimizados mesmo em excelentes configurações você teria algo semelhante a 60~75 fps então é algo relativo a cada caso .


Eu realmente não entendi o quesito de Explicar sobre FPS , mais curiosidades nunca são demais. Eu concordo perfeitamente como tu disse. 
 

1 hora atrás, STAR ALPHA disse:

4 ° Se você percebeu a importância do air flow porque insistiu em negligencia-lo.


OBS:Eu entendo a importância do air flow , Mas como eu disse:

 

5 horas atrás, RIZONCIOPT disse:

não dá para montar um computador com todos os setores 100% bons


Eu sei que existe gabinetes muito semelhantes que eu citei que podem sim evitar problema com air flow errado , na hora que eu fiz a postagem na minha cabeça veio esse gabinete , mas eu não atentei com air flow. (Tenho uma dica)

Dica:Procure evitar gabinetes que as fãs são coladas no vidro ou parafusadas no vidro, procure gabinetes que tenha filtros de poeira ventoinhas separadas do vidro com espaçamento bom. 
OBS:E realmente me desculpe por passar uma recomendação errada ou ruim .

  • "Errar é humano mas prevalece no erro é burrice"
1 hora atrás, STAR ALPHA disse:

E não menos importante uma configuração de entrada bem planejada pode apresentar um desempenho melhor que uma junção de itens desalinhados sem critérios específicos.

 


Realmente, computadores são como Legos só que para adultos 😅 , (Brincadeiras à partes).
 

1 hora atrás, STAR ALPHA disse:

E obrigada pelo "debate" sobre o assunto por mais acalorado que tenha parecido , lembre-se que um mero momento não trás plenitude ou significado a uma existência 😉

 

Disponha. Um bom debate têm que ser civilizado,senão , não será um debate e sim uma discussão.

OBS importante : A gente estamos aqui para aprender discutir as nossas ideias e evoluir como humanos e aprender novas coisas.(Me desculpe caso eu tenha criado algum tipo de transtorno para vocês).Eu só passei nesse post para dar minha humilde opinião. 🤙




 

32 minutos atrás, Pedro Arcanjo disse:

pegando o gancho conseguem me ajudar?

Opa slv , posso sim . @Pedro Arcanjo

 

32 minutos atrás, Pedro Arcanjo disse:

então o valor seria destinado a cpu mesmo

Me tira algumas dúvidas aqui:
 

  • você quer gastar 3.500 somente no processador?
  • o que está faltando para você montar o seu computador?
  • O que você gosta de fazer no computador?
  • quanto você pretende gastar no gabinete?
  • sobre o gabinete vai depender muito das outras peças e também um pouco dos seus gostos!

    OBS:Não fica muito alucinado com questão de gargalo, o que importa é O PC rodar gargalo sempre vai ter.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RIZONCIOPT

Na verdade eu tenho 3.500 no total pra montar um pc, podendo passar um pouco caso parcele algumas peças no cartão.

Eu usaria pra fazer alguns trabalhos simples, internet, planilhas, photoshop e jogar alguns jogos.

No caso eu tenho os perifericos apenas e um SSD simples de 240, esse valor de 3.500 seria pra montar o gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RIZONCIOPT

 segui alguns comentarios aqui no forum e vi essa config, ela passa um pouco do meu orçamento, mas pode me dar uma opinião, voce trocaria alguma peça? usaria alguma inferior ou adicionaria algo? tem alguma coisa faltando nessa config? alguma coisa não encaixa?

LINK Ryzen 5 5600 = 819,99

B550M PRO VDH-WIFI =699,99

RX 6600= 1.299

https://www.terabyteshop.com.br/produto/18790/fonte-silverstone-viva-650-650w-80-plus-bronze-pfc-ativo-sst-va650-b-imp Fonte = 329,00

Kingston NV2 1TB =258,99 SSD

Kingston Fury Beast 8GB 3600MHZ (Compre dois desses) =R$ 359,98 memória

Gabinete kazan 2= 259,99

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!