Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador às vezes não liga


Posts recomendados

Tarde! 

 

Montei um PC novo há uns dois meses (depois posso postar certinho as especificações, tô no celular agora). 

 

Às vezes quando vou ligar o PC ele fica num loading sem fim, e nunca leva para o Windows (11).

 

não entendo o porquê disso, ontem a noite estava usando normalmente, acordei hoje de manhã para dar aula me deparei com isso, não iniciava o Windows de jeito nenhum. 

 

Fiz um vídeo (links abaixo) mostrando o que está acontecendo, mas vou descrever aqui:

-- o PC liga, os fans ligam, as luzes acendem, aparece a primeira tela com a opção de ir para BIOS (se eu apertar DEL vai pra BIOS na boa), se eu não apertar fica nesse loading infinito. 

 

Informações que podem ser importantes: no meu PC antigo (Windows 10), eu tinha um NVMe gen3 de 1TB com o Windows instalado + um SSD de 480GB + um SSD de 240GB + um HD antigo de notebook, em todos eles tinha uma instalação do Windows, mas eu só usava o boot do NVMe e NUNCA deu nenhum problema. 

No PC novo descartei o HD antigo e adicionei um NVMe gen4 com Windows 11 instalado, que é o que eu uso atualmente. 

Então ficou o GEN4 2TB, gen3 1TB, e os dois SSD, sendo que em um dos SSD tem uma instalação do Windows bem antiga também que eu não uso e acabei nunca formatando ele também. 

 

Aí agora quando eu tento ligar o PC fico nesse loading infinito, mas às vezes passa semanas sem dar nenhum problema de inicialização. 

 

Hoje de manhã eu "resolvi" entrando na BIOS, alterando o boot para o NVMe gen3 que eu usava antes, e depois voltando pro gen4, aí deu certo, mas agora mesmo reiniciei o PC e voltou a dar o problema........

 

Tentei fazer a alteração do boot pra ver se ia, até foi, mas deu problema de novo, reiniciei e nada. 

 

O que será que pode ser??? Será que tenho que tirar esses SSD? 

 

Segue uma sequência de vídeos mostrando o problema:

 

 

 

 

Depois disso já tinha desistido e deixei no loading infinito enquanto digitava esse post, aí do nada apareceu no monitor "examinando e reparando unidade E" (que é um dos SSD), aí esperei um pouco e abriu finalmente a tela do Windows, quando digitei a senha, percebi que algo não estava certo, não tava dando pra usar, tudo meio que travando, aí reiniciei novamente pelo Windows e ficou infinitamente numa tela "reiniciando", aí reiniciei pelo botão e agora estou de novo no carregamento infinito e não abre o Windows mais..... 

 

O bizarro é que ontem (e semana passada) usei o PC sem nenhum problema. 

 

Esse problema já apareceu antes, aí meio que parou sozinho, e hoje voltou com tudo. 

 

BIOS está atualizada, chipset atualizado. 

 

Agradeço muito se alguém puder ajudar, obrigado. 

20231128_153144.jpg

20231128_153252.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso estar enganado, mas tá com muita cara de problema nos arquivos de inicialização. Os passos iniciais da BIOS parecem estar corretos, há resposta do teclado, do mouse, vídeo, alimentação, etc…

Pode ser que algum SSD esteja interferindo na hora do boot com o outro, talvez algum que antes era o C : e foi mudado sem formatar, guardando algum arquivo de inicialização, etc.

Realmente te recomendaria muito formatar todos, ou fazer um backup em um deles, retirar ele da placa e formatar o resto, pra depois restaurar os arquivos e formatar esse também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Peres  Mano eu vou tentar fazer isso sim, agora acabou ligando e estou no computador, mas vejo como está meu "Este computador":

image.thumb.png.c068e1dc0b20adeb71bbeca3de33da67.png

 

C : = NVMe 2TB (atual com windows 11 que é o que eu uso)

D : = SSD de 240GB

E : = SSD de 480GB (parece que ele tá dando algum conflito)

F : = NVMe 1TB (que é o antigo com windows 10 instalado)

 

 

A propósito, como eu faço agora pra acessar meu E: pra fazer backup dele? x_x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu desconectei esse SSD (unidade E) o PC ligou insta bem rápido, pelo visto então é algo relacionado a ele, mas o estranho é passar períodos longos funcionando completamente normal e do nada ao reiniciar o PC parar tudo..... to na investigação aqui, já te agradeço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!