Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Uma boa noite a todos!

queria tirar algumas duvidas, estou para atualizar algumas peças do meu computador recentemente, e ando na duvida de saber o que eu deveria escolher para fazer esse update...

Meus specs atuais são:

Gabinete: Aerocool Mid Tower SI-5100

placa-mãe: TUF Gaming B450M-PRO II

Processador: Ryzen 5 5600G

memórias ram: crucial DDR4/ 8GB (Duas)

Fonte: Cooler master NWE 450 brozne

A ideia no geral é, trocar a fonte, adicionar um segundo SSD e colocar uma placa de Vídeo

a fonte eu já tenho uma ideia da qual eu poderia pegar, pois já fiz uma pesquisada, uma 650 ou superior seria bom...

agora sobre a placa de Vídeo, é onde eu fico com duvida, eu quero muito pegar uma RX 6600, porém vi em alguns videos, que coisas como PC express e tal influenciariam negativamente na perfomance da placa, e o fato dela ser uma placa ATX, e minha placa-mãe ser Micro atx me causa uma leve preocupação....

então, alguém sabe me dar uma luz nessa situação? como eu devo procedecer? pego as peças que eu quero sem problemas, ou deveria pesquisar mais? agradeceria se alguém pudesse comentar sobre ^^

obrigado pela atenção, e tenham uma boa noite!

Postado

@PeoGabi ATX, M-ATX, ITX, PICO-ATX, E-ATX entre outras são só tamanho, por exemplo voce pode muito bem colocar um computador com placa-mãe micro-itx (170x170mm), com uma fonte atx (305x244mm) e uma placa itx (bracket de tamanho reduzido)

image.thumb.png.e2493d7b24de550e79bf367629ce4110.png

sobre o PCI, cada versão tem uma banda máxima especifica

pcie1 em x16 4gb/s   (250mb/s por linha)

pcie2 em x16 8gb/s   (500mb/s por linha)

pcie3 em x16 16gb/s (1gb/s por linha)

pcie4 em x16 32gb/s (2gb/s por linha)

pcie5 em x16 64gb/s (4gb/s por linha)

o que vai acontecer por exemplo ao colocar uma gpu que requer pcie4 x16 a 18gb/s, em pcie3 a taxa de transferencia vai ser reduzida para 16gb/s, representando uma queda de ~11%.

infelizmente a rx6600 normalmente é x8 ou seja, ela utiliza por padrão metade da linha pci x16 então em pcie4 ela utiliza 16gb em 8x e 32 em 16x

como ela esta em 8x, no máximo ela vai ser capaz de transferir 16gb/s em pci4 infelizmente ao utilizar em pcie3, a transferencia cai pela metade já que 16gb/s (pcie3 x16) dividido por 2 (x8) é igual 8gb/s...

no seu caso, a perda de desempenho é insignificante dependendo do jogo

Vídeo de exemplo:

• Curtir 1
Postado

@Pedro Vinicius G. C.  obrigado pela resposta! a intenção é não usar coisas em full HD ou coisa assim, no momento haha, eu sou meio leigo nisso, então to aprendendo sobre pouco a pouco

essa mesma informação sobre a performance se aplica a uma 7200?

Postado
9 horas atrás, PeoGabi disse:

@Pedro Vinicius G. C.  obrigado pela resposta! a intenção é não usar coisas em full HD ou coisa assim, no momento haha, eu sou meio leigo nisso, então to aprendendo sobre pouco a pouco

essa mesma informação sobre a performance se aplica a uma 7200?

qual? a GeForce 7200?

isso se aplica a todos os dispositvos pci, desde placa de som até NVMe M.2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...