Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pretendo montar meu primeiro computador e ainda estou pesquisando por peças e descobri que o 5500 tem suporte a pcie 3.0 e a gpu que quero comprar é pcie 4.0 ent gostaria de saber se havera algum gargalo, perda de performance ou algo do genero.a placa-mãe ser 3.0 ou 4.0 influencia em algo ou não? também sei que o processador ser 3.0 influencia na performance de um NVMe 4.0 ou estou errado?? Eu realmente n entendo muito nessa area ent agradeço pela atenção

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Olá 

O pci-express é retrocompativel logo mesmo sendo 3.0 os itens de 4.0 funcionam normalmente. 

Para ssds M.2 NVMe o pci-e oferece velocidade de leitura de até 3500MB/S , a velocidade de escrita e leitura você só irá notar a diferença se trabalhar com arquivos muito pesados ex copiar e descompactar etc .

Considerando a rx 6600 a perda de performance não é tão grande.

Em todo caso a configuração depende do seu orçamento e interesse 

Por exemplo 

O Ryzen 5 5600 custa 800

O Ryzen 5 5500 custa 600

Uma B450 custa 500 ex: msi b450m pro-vdh max 

Uma B550 custa 700 ex: msi B550m pro-vdh wifi

A diferença é de 400 reais porém se você puder aumentar um pouco o orçamento o 5600 permite usar gpus ainda mais fortes do que essa caso queira fazer upgrade futuramente. 

A B550 possui mais benefícios como dual slot M.2 , argb 3pin 5v e melhor construção. 

E como você irá ficar um bom tempo usando essas peças se for possível é mais interessante investir naquelas que tem melhor desempenho. 

• Obrigado 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...