Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Mano palavras de alguém que também estava com a mesma dúvida e fez erros.

Não tô conseguindo ver as specs da sua placa-mãe mas saiba que:

se ela tiver a conexão pra RGB nela, os famosos 3 pinos você pode comprar qualquer uma com controladora, porque é só conectar na placa-mãe e você controla pela controladora conectada na placa-mãe

ou as AIGO PRO por exemplo, que dá pra ligar todas umas nas outras e conectar na placa-mãe direto, sem controladora

caso não tenha, você tem uma escolha: compra fans com controladora remota e mexe por lá e é isso 

ou, procura gambiarras, encomenda fios personalizados pra transformar e adaptar sua placa-mãe pra ser compatível com RBG (é caro)

Postado
26 minutos atrás, chuvinhasexy disse:

se ela tiver a conexão pra RGB nela, os famosos 3 pinos

Na real, 3 pinos é conexão ARGB (5v). 4 pinos seria RGB (12v).

image.png.90f1e18abe7a0f39fbe5ab56f2c49a53.png

ARGB é um RGB endereçável, ou seja, são efeitos mais flúidos. RGB só aparece uma cor por vez, ou seja, aquele arco íris não daria pra ser feito (há vídeos por aí mostrando na prática a diferença)

É muito importante diferenciar isso, pois existem placas mãe com conexão apenas RGB e placas mãe com conexão apenas ARGB (e uns modelos com as duas conexões), mas o fato é, não dá pra usar um dispositivo que é de um modelo de conexão em outro, ou seja, não dá pra ligar um ARGB num RGB (fisicamente é impossível pois há uma proteção onde teria o pino faltante) e o contrário, ligar um RGB em uma conexão ARGB, só iria rodar a ventoinha porém sem led.

Qual a vantagem de conectar dispositivos RGB (Water Cooler, ventoinhas...) direto na placa-mãe? Você consegue controlar pelo software da mesma os efeitos dos leds.

Dito isso, vamos à resposta:

Essas fans do link são ARGB e foram feitas para serem usadas com a controladora, pois a conexão delas é de 6 pinos, ou seja, foge totalmente dos padroes antes comentado (3 e 4 pinos). As fans são conectadas todas na controladora e essa controladora pelo que vi NÃO é conectada à placa-mãe, a entrada de energia dela é via um cabo sata, direto da fonte. Ou seja, ela não faz conexão com a placa-mãe. Então independente se sua placa-mãe tem conexão apenas RGB ou ARGB, vai funcionar, visto que a controladora não vai ser ligada nela.

Você vai instalar todas as fans no gabinete, conectar na controladora, ligar a controladora no sata da sua fonte, e pronto. Daí você controla o RGB pelo controle que vem junto.

Eu mesmo tenho um kit aqui que é nesse mesmo esquema. Tenho dispositivos RGB 12v que vão na placa-mãe, como meu Water Cooler e uma ventoinha a parte, e tenho esse kit de 3 fans com controladora da redragon que é independente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...