Ir ao conteúdo

Bitlocker travando iniciação de notebook

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Iniciei o meu notebook com um pendrive com linux Ubuntu, quando fui instalar, para fazer a instalação precisa desativar o bit Locker do Windows que estava instalado.  Porém para desativar o Locker eu teria que entrar no Windows, só que como mudei o modo de boot  o próprio Windows não deixa eu entrar sem colocar o código do Bit Locker,  mas eu não tenho acesso ao e-mail, pois não lembro qual é.  Como eu posso desativar o Bit Locker e prosseguir com a instalação do meu Ubu? 

já restaurei as configurações da placa-mãe, não funcionou. 

Postado

Ai complicou. O bitlocker é a segurança. Não consegue acessar e-mail por outro dispositivo? Já conferiu se consegue acessar o BIOS e ver se as chaves ainda estão lá depois do reset?

Postado

Seja mais específico.

Você quer formatar o Windows e colocar o Ubuntu no lugar? É só isso ou ainda vai precisar dos arquivos do Windows? 

Caso seja apenas formatação, faça o seguinte:

1. Formate o pendrive com ventoy
  2. Adicione o Ubuntu e o Gparted
  3. Boote no Gparted
  4. Formate a partição bitlocker
  5. Reinicie e boote pelo ubuntu

No caso, o próprio Ubuntu Live já deve ser capaz de formatar seu pendrive caso você tenha dois.

Postado

Eu não tenho acesso ao e-mail. Eu uso gmail e criei apenas para configurar o Windows..

Eu consigo acessar a BIOS de boa. Problema é que ela reconheceu uma vez o meu pendrive bootavel com Ubuntu, e agora não aparece mais nas opções de boot. Já alterei configurações de secure boot e fast boot para enable e disable para testar e não tá aparecendo…

tenho um pendrive com Ubuntu e um pc com bitlocker. Se eu conseguir acessar o pendrive para boot é só instalar o Ubuntu.

IMG_9981.jpeg

IMG_9984.jpeg

Postado
29 minutos atrás, walter matheus retke disse:

para fazer a instalação precisa desativar o bit Locker do Windows que estava instalado

Você poderia mostrar a mensagem que apareceu ao tentar instalar o ubuntu? Porque eu nunca ouvi falar disso.

Postado

@Necklace eu tenho um pendrive com Ubuntu, este Pendrive foi está botado em MBR com o Rufus.

- A ideia inicial era apenas fazer a troca do Windows para o Ubuntu

- Inicialmente o pendrive não aparecia na BIOS, porém depois de eu alterar as opções de secure boot e fast boot, eles apareceram

- fiz o pendrive com o Rufus

- Coloquei ele como primeiro na lista de prioridade de boot

- Ao decorrer da instalação do Ubuntu, quando eu selecionei a opção “ limpar disco e instalar o Ubuntu”, o próprio linux me informou “seu sistema está protegido por BitLocker, para desinstalar Windows, desative o bit locker”

- sendo assim, a máquina e coloquei como prioridade a inicialização com o Windows, para que dentro do Windows eu desativar a função. 

- até então, não tinha aparecido a mensagem do beat Locker na iniciação,  porém desta vez apareceu 

- E ainda por cima,  BIOS não está mais aparecendo o meu pendrive com Ubuntu novamente

@Necklace o Ubuntu, saiu das opções de boot. 

O pendrive bootavel esta plugado ao notebook, mas ele não aparece.

Mas a mensagem que apareceu foi, Assim que o selecionei a opção “ Limpar disco e instalar Ubunto”, o próprio sistema do linux deixou uma mensagem que dizia o seguinte “Seu sistema atual está protegido por Bitlocker, desative para instalar o Ubuntu” 

expliquei com mais detalhes na resposta que dei ao outro usuário que está tentando me ajudar, acredito acesso

Postado

Na foto 2 tem o "Windows Boot Manager". Inspeciona essa chave e vê se consegue acesso. Se usou o e-mail, pode acessar com o celular ou de qualquer outro dispositivo. É nele que fica salvo sua licença. Precisa dele enquanto usar o Windows para reinstalações futuras e reaver a chave.

Leia mais sobre o bitlocker e teste as opções. Quando ele está ativo, criptografa o sistema e pode tornar o HD inutilizável ou manter o conteúdo protegido e inacessível, ocupando aquele espaço.

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows/security/operating-system-security/data-protection/bitlocker/

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows/security/operating-system-security/data-protection/bitlocker/countermeasures

Postado

@Mega Blaster se eu conseguisse fazer o pendrive bootavel aparecer novamente já resolveria uma parte, eu conseguiria utilizar a opção que instala Ubuntu ao lado do Windows. Desta forma eu não precisaria excluir e teria acesso ao meu computador. 

porém ele deixou de aparecer na BIOS. Na imagem tem a versão da BIOS mas eu não encontro material educativo sobre.

secure boot e fast boot desativados

IMG_9987.jpeg

IMG_9986.jpeg

IMG_9988.jpeg

Postado
7 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Tem alguma aba que mostre as keys? Informa marca e modelo do equipamento, por favor.

A chave de recuperação só se encontra na conta microsoft, em algum arquivo, em alguma impressão ou quando o usuário está logado como administrador. Não fica nenhuma key guardada no boot, BIOS, etc 

A única forma desse cara resolver o problema é formatando esse HD em outra máquina e instalando o Ubuntu depois, e isso caso REALMENTE o pendrive não esteja aparecendo no BIOS, o que é algo bem improvável de se acontecer se ele estiver funcionando.

Talvez ele devesse tentar outro pendrive ou mexer mais nessa ordem de boot, porque algo está estranho.

Também me questiono o porquê do Bitlocker não estar mais aceitando a senha do usuário.

Postado
2 minutos atrás, Necklace disse:

A única forma desse cara resolver o problema é formatando esse HD em outra máquina

Aqui discordo do amigo. Dá para recuperar, mas precisa ter acesso à conta da que usou na MS.

Postado
6 minutos atrás, walter matheus retke disse:

@Mega Blaster eu consegui iniciar o computador a partir do pendrive com o Ubuntu novamente.

vou lhe mostrar o passo a passo, e o que o sistema linux está me informando. Segue os anexos (repare que no último, o linux pede para desativar o BitLocker)

IMG_9999.jpeg

IMG_9994.jpeg

IMG_9996.jpeg

IMG_9991.jpeg

IMG_9997.jpeg

IMG_9992.jpeg

IMG_9995.jpeg

IMG_9990.jpeg

IMG_9998.jpeg

IMG_9993.jpeg

Você tem outro pendrive? Caso tenha, aperte em try ubuntu e faça o que citei aqui:

48 minutos atrás, Necklace disse:

Seja mais específico.

Você quer formatar o Windows e colocar o Ubuntu no lugar? É só isso ou ainda vai precisar dos arquivos do Windows? 

Caso seja apenas formatação, faça o seguinte:

1. Formate o pendrive com ventoy
  2. Adicione o Ubuntu e o Gparted
  3. Boote no Gparted
  4. Formate a partição bitlocker
  5. Reinicie e boote pelo ubuntu

No caso, o próprio Ubuntu Live já deve ser capaz de formatar seu pendrive caso você tenha dois.

Também mostre as opções da instalação manual e também da advanced features na full installation.

4 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Dá para recuperar, mas precisa ter acesso à conta da que usou na MS.

Mas não foi o próprio OP que disse que não tem acesso a essa conta? A situação dele taria complicada se ele tivesse algo importante nesse PC, veja aqui as palavras do próprio:

1 hora atrás, walter matheus retke disse:

eu não tenho acesso ao e-mail, pois não lembro qual é

Postado

@Necklace @Mega Blaster eu consigo fazer o particionamento manual, estou começando a trabalhar com Linux agora, no Windows nesta tela eu normalmente consigo limpar as partições e liberar espaço para download pelo CMD.

se eu conseguir liberar o espaço pelo terminal consigo instalar o Ubuntu também.

Se eu selecionar uma das duas primeiras opções que não seja o particionamento manual, ele dá aquela mensagem do Bitlocker com o QR Code que mandei anteriormente

segue as imagens 

IMG_0002.jpeg

IMG_0004.jpeg

Postado
1 minuto atrás, walter matheus retke disse:

@Necklace @Mega Blaster eu consigo fazer o particionamento manual, estou começando a trabalhar com Linux agora, no Windows nesta tela eu normalmente consigo limpar as partições e liberar espaço para download pelo CMD.

se eu conseguir liberar o espaço pelo terminal consigo instalar o Ubuntu também.

Se eu selecionar uma das duas primeiras opções que não seja o particionamento manual, ele dá aquela mensagem do Bitlocker com o QR Code que mandei anteriormente

segue as imagens 

IMG_0002.jpeg

Só exclui isso tudo e pronto, agora vai ser igual ao Windows.

Se quiser, vai aparecer uma opção de criptografar o disco com o LUKS.

Postado

@walter matheus retke Precisa dos dados? Se não, formate como indicado pelo amigo @Necklace . Se quiser os 2 sistemas em dual boot depois,refaça o processo instalando o Windows primeiro e depois o Linux. Isso evita conflito. Se sim, Precisa do e-mail da MS para recuperar o bitlocker e a chave de ativação.

Com tudo isso, mais o que postou até agora (estou escrevendo e recebendo atualização do tópico) nada disso importa, zera tudo e segue o baile.

Postado
1 minuto atrás, walter matheus retke disse:

@Necklace mas como faço a exclusão? Até tem uma caixa de seleção porém eu clico nela diversas vezes e não preenche.

consigo excluir pelo terminal?

Se não conseguir formatar a partição bitlocker simplesmente clicando nela, arrume outro pendrive, volte pra opção try ubuntu e faça como eu já falei nos posts anteriores. 

Postado

@walter matheus retke Dado a esse atropelo e a falta de respostas, me retiro das dicas. Está bem acessorado com o amigo @Necklace . Boa sorte. Informe o resultado final para futuras pesquisas. Obrigado e boa sorte.

Postado

@Mega Blaster @Necklace Tento formatar, porém ele não da procedimento na formatação quando clico em "Format" do último print.

image.png

image.png

image.png

4 minutos atrás, Necklace disse:

Volte pra opção try ubuntu e faça como eu já falei nos posts anteriores.

Desculpe amigo, tantas informações que acredito que acabei me perdendo. Qual seria esta outra forma que o senhor mencionou?

@Mega Blaster  Desculpe amigo, responder as mensagens pelo celular e tentar resolver o problema ao mesmo tempo me deixou um bom perdido nas demandas. Acredito que não consegui responder tudo como deveria.

Porém, não, não preciso de nenhum dado do HD, quero apenas zeralo para instalar o Ubuntu e nada mais.

Postado

OK. Zera o MBR. Apaga a partição do boot que isso tudo acaba e teu HD/SSD fica livre. Acalme teu espírito e age com calma e paciência. @Necklace Deu dicas ótimas. Mas tenha em mente que o bitlocker será uma pedra no seu caminho se não resolver.

• Solução
Postado

MBR não é partição. É o Master Boot record, que fica na trilha 0 e tem as informações de boot. Tem um tópico antigo sobre isso, mas que ainda resolve. Precisa baixar o Hírens Boot e seguir o passo-a-passo. Leve em consideração que à época se usava CD/DVD. Hoje será por pendrive, mas o processo e o princípio é o mesmo.

https://www.hirensbootcd.org/

https://www.hirensbootcd.org/download/

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...