Ir ao conteúdo

Vale a pena fazer essas modificações de frequência da memória e é possível?

Ir à solução Resolvido por PlayerUzU,

Posts recomendados

Postado

Bom dia/tarde/noite a todos, estou na seguinte situação que me gerou duas dúvidas

1: possuo em meu PC duas memória um pente de 8 e outro de 16, rodando em dual Channel (no caso em Flex Channel, só 8 gigas dos 16 estão em dual, o restante está em single)

O pente de 8 é 2400mhz, o de 16, 3600mhz

Meu processador é um Ryzen relativamente antigo, mas que já me traz um bom desempenho, porém a sua frequência máxima de Ram é 2667

Porém na BIOS está me liberando para aumentar a frequência das RAM por XMP em até 4000, isso me trará aumento de desempenho? OBS: ambas atualmente estão rodando em 2400mhz, neste caso talvez só aumentar para 2667mhz já esteja bom? O pente de 8gb 2400mhz no caso ele vai aguentar esse aumento de frequência(seja em 2667, ou 4000), as informações sobre ele são limitadas, só estou utilizando para ter o dual channel mesmo, todas as informações que tenho sobre ele são esse PDF:

53c479ee2b3dc1a7acca50cbd5e83f6005Ficha Técnica Memória DDR4 DIMM.pdf

53c479ee2b3dc1a7acca50cbd5e83f6005Ficha Técnica Memória DDR4 DIMM.pdf

Postado

@PlayerUzU certo, obrigado, e sobre a questão "do CPU dizer chega", como eu saberia quando parar, seria quando o desempenho ficar instável?

E sobre essa questão do Flex mode, talvez compensaria vender esse pente de 8 e buscar comprar um de 16?

• Solução
Postado
11 minutos atrás, ChristianRJ2 disse:

@PlayerUzU certo, obrigado, e sobre a questão "do CPU dizer chega", como eu saberia quando parar, seria quando o desempenho ficar instável?

@ChristianRJ2 Basicamente quando o PC não ligar ou dar tela azul, se der algum desses problemas ele corrige automáticamente (reduz o clock para base) ou é só dar um clear na BIOS.

12 minutos atrás, ChristianRJ2 disse:

E sobre essa questão do Flex mode, talvez compensaria vender esse pente de 8 e buscar comprar um de 16?

Seria até mais prático, comprar outro pente de 16GB de 3600mhz, aí é só ativar o XMP e pronto.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...