Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos!

Recentemente de 3 meses pra cá começei a ter problemas de travamento de memória intermitentes, acontecem aleatóriamente sem motivo aparente. Na semana passada o erro foi grave que não dava mais Vídeo tirei a memória do slot 2 e parou completamente o problema (rodou assim por volta de 4 dias) e comprei 2x Fury 3600MHz e fiz a substituição, no entanto hoje o problema voltou, deixei o pc alguns minutos ligados enquanto tomava café e quando voltei estava com a tela preta e o led da memória aceso novamente. 

A BIOS da minha placa-mãe está desatualizada, mas seria o problema, visto que antes não dava problema?
Será algo no sistema operacional causando esses travamentos? (lembrando que quando estou usando e trava o pc congela, audio fica travando e fica sem Vídeo), ainda não posso formatar pois tenho vários trabalhos a serem feitos.
Se fosse pinagem torta ja teria dado problema antes?

Maquina antes dos problemas
R9 5900X - DO ALI (APARENTEMENTE ERA NOVO)
X570 TUF PLUS BR
2X16G XPG D50 - DO ALI (APARENTEMENTE TIVERAM PROBLEMAS, NÃO TESTEI EM OUTRO PC) rodando XMP A 3200MHz (não tinha suporte no site da ASUS, mas funcionava)
RTX 3060TI GB VISION V2
PSU XPG CR 650W
WC COOLERMASTER ML V2 + 3 FAN DEEPCOOL 120MM

Maquina atual
R9 5900X - DO ALI (APARENTEMENTE ERA NOVO)
X570 TUF PLUS BR
2X16G FURY - 3600MHZ (essa tem suporte cod KF436C18BB2AK2/32)
RTX 3060TI GB VISION V2
PSU XPG CR 650W
WC COOLERMASTER ML V2 + 3 FAN DEEPCOOL 120MM

A questão maior e que pode ser algum virus no sistema ou talvez um erro daqueles problemas de segurança para quem não atualizou a BIOS e deixou o Ryzen vulnerável?
Outra questão, poderia de alguma forma um overclock moderado ter danificado o controlador de memória e por esse motivo estar dando problema?

Postado

Pela descrição que você passou podem ser inumeros fatores. Eu passei por algo parecido com o que você esta passando, em um primeiro momento também imaginei que pudesse ser as memórias.
Fiz todos os testes possiveis e sempre que eu fazia testes de estresse com memória+GPU+Processador o pc congelava, se eu testasse só GPU ou só processador não congelava.

Testei outras memórias em todos os slots possiveis e o problema continuava, por fim acabei percebendo que o problema na verdade estava no SSD M.2, uma parte dele estava com um arranhão fisicamente falando, fiz a troca do SSD e tudo voltou ao normal.

No seu caso eu aconselharia testar uma memória em outro computador pra ter 100% de certeza que ela esta boa, e depois disso começaria a fazer os testes no seu computador com essa memória, pode ser que alguma particula de sujeira estava atrapalhando o contato com as peças, então limpar com um limpa contato também é uma boa ideia. 

Postado

Dei um clear cmos hoje na placa, apos tirar alguns componentes e fazer a limpeza, notei que o SSD estava bem sujo e tirei ele pra limpar, apos o clear cmos a placa-mãe voltou ao default e até então não deu nenhum problema, no entanto vou continuar monitorando...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!