Ir ao conteúdo

Notebook obsoleto para tarefas simples

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Olá! Um parente meu pediu que eu "desse uma olhada" no notebook dele porém sei que assim como smartphones, tablets, etc, chega uma hora que o aparelho já se encontra obsoleto que nem compensa gastar energia ou dinheiro tentando fazer milagre... A reclamação dele foi um básico "não consigo fazer nada, está muito lento"... Eu removi alguns programas que estavam iniciando automaticamente (somente desativei, não desinstalei nada) e mudei o Instalador de Módulos do Windows para manual pois estava utilizando quase 100% de disco... não fiz nada demais porque faz séculos que não mexo com essas coisas então melhor perguntar antes... 

...mas minha dúvida mesmo fica se o o notebook já precisa ser reposto.. aí estão algumas especificações:

Intel Core i3-3110M 2.4GHz

4 GB RAM

HD Graphics 4000

Usando Win 10 Home

O notebook é somente usado para tarefas básicas... internet, skype, office, coisas assim... 

Só aproveitando para fazer uma pergunta fora do contexto aqui pois acabei lendo algo agora na internet... O Windows Defender é o suficiente para a maioria das situações?.. em outras palavras, usar outro antivírus vai só deixar o pc mais lento?

Obrigado!

• Membro VIP
Postado
52 minutos atrás, Marko21xx disse:

...mas minha dúvida mesmo fica se o o notebook já precisa ser reposto.. aí estão algumas especificações:

Intel Core i3-3110M 2.4GHz

4 GB RAM

HD Graphics 4000

Usando Win 10 Home

Bom, se houver orçamento para substituir o notebook em questão, é bom e é mais simples. Porém, também posso sugerir algumas melhorias, para que haja a possibilidade de passá-lo a alguém com mais necessidade, ou usá-lo como unidade de reserva, caso adquira um novo.

Sobre a configuração, ela é modesta, mas ainda pode ser funcional para Windows 10 (um sistema operacional leve, seguro, e já bastante otimizado). Porém, é importante saber se o notebook ainda usa HD, ou se já possui pelo menos um SSD. Se quiser, posso passar as dicas de otimização, passo a passo, que podem ser executadas, ou sugerir modelos mais novos de notebook mais em conta.

Sobre o Windows Defender, sim. Por definição, ele não é classificado como antivirus, mas executa muito bem as funções de um. Monitora os arquivos que são transferidos para o computador, ou gerados por ele, mas faz isso apenas sob demanda (e não o tempo todo, como um antivírus comum).

Os programas intitulados como antivírus hoje em dia se assemelham muito mais ao conceito de spywares do que antivírus, com algumas raríssimas exceções. Não aconselho o uso de antivírus de terceiros, mas sim as atualizações do Defender, e boas práticas de proteção no uso da internet.

• Curtir 1
Postado

@Gabriel U Bom.. eu tenho 99% de certeza que é HD, só vou poder conferir agora amanhã mas pela pesquisa rápida que fiz aqui sobre o modelo (lenovo).. e sabendo que já é antigo + o fato de ser um "presente" do governo brasileiro 😅, eu diria que não é SSD.. mas agradeceria se pudesse me dar algumas dicas de como aliviar o consumo dos componentes.. em Idle ele já fica por volta de 20% cpu, 20%~40% RAM e 100% de Disco sem desligar o Instalador de Módulos (TiWorker.exe), passando para uns 15% depois de desligado... 

A única coisa que eu não desativei/ desinstalei foi o Avast já que estava esperando uma resposta.. 

Eu não me garanto atualmente para fazer uma instalação limpa do windows então no caso de orçamento seria só isso, o que gira em torno de 150 R$ aqui perto. Não vou pedir sugestões sobre um modelo melhor e em conta porque pode ser que você tenha trabalho à toa já que não sei a opinião do dono.. como se ele estaria disposto a comprar outro no momento. 

• Membro VIP
  • Solução
Postado
7 minutos atrás, Marko21xx disse:

@Gabriel U [...] mas agradeceria se pudesse me dar algumas dicas de como aliviar o consumo dos componentes.. em Idle ele já fica por volta de 20% cpu, 20%~40% RAM e 100% de Disco sem desligar o Instalador de Módulos (TiWorker.exe), passando para uns 15% depois de desligado... [...]

A única coisa que eu não desativei/ desinstalei foi o Avast já que estava esperando uma resposta.. 

Eu não me garanto atualmente para fazer uma instalação limpa do windows então no caso de orçamento seria só isso, o que gira em torno de R$ 150 aqui perto.

Dicas de desempenho para otimização do Windows (o processo requer um pouco de tempo, mas pode ser efeito algumas etapas de cada vez, conforme a disponibilidade):

1. Botão do Windows > digite Desempenho e selecione Ajustar a aparência e o desempenho... > marque Ajustar para melhor desempenho > marque as caixas abaixo, apenas:
a. Mostrar conteúdo da janela ao arrastas
b. Mostrar miniaturas em vez de ícones
c. (e as três últimas caixas listadas).
d. Depois clique em aplicar, e na mesma janela, clique na aba Avançado (parte de cima da tela).

2. Clique no botão Memória Virtual > Selecione Tamanho personalizado > Inicial 400, Máximo 1361. > Clique em Ok.

3. Pressione Windows + R > digite services.msc > Enter > Filtre os serviços por nome > Procure os seguintes, um por um, pressione Enter, e marque o tipo de inicialização como desativado:

Controles dos Pais
Experiências do Usuário Conectado e Telemetria
Fax
Gerenciador de Autenticação Xbox Live
Gerenciador de Mapas Baixados
Gerenciador de NFC/SE e Pagamentos
GoogleUpdater InternalService 128.0.6597.0...
GoogleUpdater Service 128.0.6597.0...
Microsoft Edge Update Service (edgeupdate)
Microsoft Update Health Service
OpenSSH Authentication Agent
Registro remoto
Roteamento e Acesso Remoto
Salvar Jogos no Xbox Live
Serviço de Dados Espaciais
Serviço de Demonstração de Revenda
Serviço de Geolocalização
Serviço de Percepção do Windows
Serviço de Rede Xbox Live
Serviço de Sensor
Serviço de Simulação de Percepção do Windows
Serviço de Telefonia
Serviço do Brave Update (brave)
Serviço do Windows Insider
Shared PC Account Manager
Telefonia
WalletService
Windows Mixed Reality OpenXR Service
Xbox Accessory Management Service

4. Pressione Windows + R novamente e digite msconfig (pressionando Enter em seguida):
Vá para a aba Serviços, filtre os serviços por nome, e desabilite (selecione, pressione Espaço, e vá descendo com a seta para baixo, se quiser) os mesmos que você acabou de desabilitar na lista anterior. Clique em Aplicar, depois Ok. E reinicie o computador.

5. Instale o driver gráfico Intel mais recente para o seu processador:
https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/download/18606/intel-graphics-driver-for-windows-15-33.html
(Primeiro botão em azul para Windows em 64-bit, segundo botão em azul para Windows em 32-bit. Na dúvida, baixe os dois. O errado não poderá ser instalado, então fique tranquilo). Para checar qual a versão do sistema operacional, abra o Menu Iniciar (botão do Windows), digite "32" e selecione "Ver se a sua versão...".

Depois de instalar o driver, não reinicie ainda o computador.

6. Impeça o Windows Update de desfazer a atualização de drivers acidentalmente:
Pressione Windows + R > digite sysdm.cpl > Enter > aba Hardware > botão Configurações de Instalação do Dispositivo > Não > Salvar alterações > Ok. (não reinicie ainda) > Menu Iniciar > digite Configurações Avançadas do Windows Update > Enter > Desmarque todos os botões de seleção > Em Pausar Atualizações, selecione a data mais  distante possível. > Feche tudo e reinicie o computador.

7. Verifique se os arquivos do sistema não estão corrompidos:
Menu Iniciar > digite CMD > Executar como Administrador > digite (sem aspas):
a. "sfc /scannow" (pressione Enter e espere)
b. "dism /online /cleanup-image /restorehealth" (pressione Enter e espere).
OBS.: se em algum momento o processo parecer congelado, clique em algum lugar preto da janela do CMD e pressione Enter. Às vezes a execução do script é pausada mesmo.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Essa configuração ainda é utilizável hoje em dia, exceto para jogos ou tarefas mais pesadas, claro.

O i3-3110m ainda hoje atende bem, mas é um processador de entrada. Se o soquete da placa-mãe for PGA, é recomendável fazer um upgrade para um i5 ou um i7 de 35w, e, principalmente, colocar mais 4GB de RAM pra somar 8GB no total. O recomendado mesmo seria 2x8Gb de 1600Mhz totalizando 16GB, que deve ser o máximo suportado, sem falar, claro, que um SSD é obrigatório para instalar o SO.

Notebooks com processadores da família Core ix, mesmo antigos, ainda são úteis com Windows 10 ou 11, só precisa ter um SSD.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, Dvdsamm disse:

Essa configuração ainda é utilizável hoje em dia, exceto para jogos ou tarefas mais pesadas, claro.

O i3-3110m ainda hoje atende bem, mas é um processador de entrada. Se o soquete da placa-mãe for PGA, é recomendável fazer um upgrade para um i5 ou um i7 de 35w, e, principalmente, colocar mais 4GB de RAM pra somar 8GB no total. O recomendado mesmo seria 2x8Gb de 1600Mhz totalizando 16GB, que deve ser o máximo suportado, sem falar, claro, que um SSD é obrigatório para instalar o SO.

Notebooks com processadores da família Core ix, mesmo antigos, ainda são úteis com Windows 10 ou 11, só precisa ter um SSD.

Excelente ponto. Isso era justamente o que eu ia sugerir depois das dicas de otimização do sistema.

Existe um site especializado em upgrade de CPUs para Desktop e Notebook, que pode ajudar com as sugestões de processador para esse modelo:

https://www.cpu-upgrade.com/CPUs/Intel/Core_i3_Mobile/i3-3110M_(PGA).html

A CPU mais potente com TDP de 35W é o Core i7-3632QM. E a título de informação, o Core i3 em questão é compatível com até 32GB RAM, embora essa quantidade seja desnecessária num notebook como esse. 16GB já está mesmo de bom tamanho.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!