Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Venho relatar um problema que acontece com meu computador tem um tempo. O problema atualmente é crashes em jogos. Para contexto geral, vou explicar os upgrades feitos no meu pc no passar do tempo.

Quando eu não tinha problemas, meu pc tinha o 5600 e uma GTX 1060. Depois de fazer o Upgrade de fonte e placa de vídeo (mudei para uma 2060 super) comecei a ter esses problemas de crashes nos jogos. Demorei muito pra identificar, só fui descobrir depois de uns 6 meses no pc montado (eu apenas jogava jogos competitivos, e nunca tive crashes, apenas quando deixei meus amigos jogarem no pc Elden Ring que começou a apresentar os crashes). Recentemente, com o lançamento do COD MW3 no Gamepass, finalmente fui jogar um jogo pesado, e lá está, o PC começou a apresentar problemas. O que acontece é o seguinte, o jogo abre, funciona por volta de 15-20 minutos e apresenta problemas. Logo após o primeiro crash, se você tentar abrir o jogo de novo e tentar jogar, vai conseguir jogar cerca de 2-3 minutos e o jogo vai apresentar problemas de novo, e se tentar de novo, apresenta problemas de novo nesse mesmo meio tempo. Para efetuar mais testes, baixei jogos pesados como Red Dead 2, e demorou mais um pouco, cerca de 50-60 minutos, mas os sintomas foram os mesmos, a primeira vez demora pra apresentar problemas e as outras são mais rápidas, assim eu confirmei que o problema NÃO era o COD.

Sabendo da procedência duvidosa da minha 2060 Super (comprei de terceiros, e mais recentemente abrindo ela vi que a coisa não estava tão boa) então no impulso fui lá e comprei outra placa, apareceu a oportunidade de pegar uma 6750xt, que era a placa dos sonhos pra mim, mas enfim, é realmente uma placa ótima maaas, este problema de crashes continuou, mesmo mudando de marca e modelo de GPU. Quando eu recebi ela e instalei, achei que o problema estava resolvido mas era apenas falta de tempo pra realmente jogar algo por bastante tempo no PC. Ontem que fui ter tempo de jogar algo pesado e por um longo periodo (Spider man Miles Morales) e o sintoma foi o mesmo, joguei por volta de 1 hora de gameplay, e o jogo apresentou problemas, após reabrir, joguei por uns 5 minutos e apresentou problemas novamente. Decidi fazer um teste travando os fps do game em 61 e deixei minha namorada jogando e fui dormir. Ela me disse que jogou por horas e nada do jogo apresentar qualquer tipo de problema.

Enfim, resumidamente, eu não sei exatamente como resolver. Único padrão que eu percebi é que após trocar minha fonte e placa de vídeo esses problemas apareceram, mas ai que está, a GPU não era, será mesmo que pode ser a fonte a causadora de todos estes problemas? Se sim, não sabia que fonte causaria apenas crashes, já ouvi sobre desligamentos do PC e etc, mas crashes não. Também gostaria de ressaltar que o PC já foi formatado diversas vezes e vários OS foram testados.

Obs: a fonte é uma gamemax 550w. (sei que não é o recomendado para a 6750xt, mas para a 2060 deveria, ao menos eu acho..)

Postado

Roda um teste do AIDA64 pra ver como estão as temperaturas e consumo do seu pc

fez algum OC?

fala as configurações (marca e modelo) de cada componente organizadamente, pegar as informações soltas no texto  demorou um pouco (isso pode facilitar proximas pessoas q venham pra ajudar ou pra solucionar problemas similares)

a 6750xt tem consumo de 250w, sua cpu tem 65w, 550w deveria ser mais q suficiente pra o funcionamento adequado, mesmo q o fabricante diga q precisa de uma fonte maior. Eu n sou muito fã da gamemax, mas a maioria das pessoas tem boas experiencias com a marca, creio q o problema n seja ela e se for talvez tenha tempo de acionar a garantia se tiver apenas só 6 meses mesmo.

Postado

B550M Soyo

Ryzen 5 5600

Memórias ASGARD Valkyrie 2x16 3600mhz

AK400

MSI VENTUS V2 6750XT

Xraydisk PRO NVMe 1tb

GAMEMAX 550W

sobre temperatura eu sempre olho tudo aparenta estar bem normal

Postado

32gb de ram numa soyo com 5600, você faz algo além de jogar?

ql o normal de temperatura do seu pc?

ql modelo especifico da soyo? tem dissipador nos vrm?

Postado

Dá uma olhada nessa tela do AIDA enquanto estiver com algum jogo q demande bastante rodando, e talvez no Aida tb tenha mais info sobre a sua placa, assim qm sabe tu consiga um diagnóstico mais preciso, mas aparentemente a placa n é construida pra aguentar muita coisa, mas um 5600 ela deveria suportar, eu acho.

Já rodou um testmem64? vale a pena tb, eu acho q as causas mais provaveis com as caracteristicas q você está mostrando aí, são placa-mãe, fonte ou ram.

image.thumb.png.c83e0b8e9db42c3f0ebbc9704b4fea5c.png

• STAR ALPHA alterou o título para Jogos apresentando Crash: GeForce RTX 2060 super, Radeon RX 6750xt, Ryzen 5600
  • Membro VIP
Postado

Olá. Muito obrigado por sua descrição extremamente detalhada e bem escrita do problema. Agradeço também ao colega que já está tentando te ajudar com o diagnóstico. 

Pra contribuir com sugestões de passos para testar alguma solução efetiva (começando na parte de software):

1. Baixe e instale: https://kutt.it/vcpp

2. Baixe e instale: https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=35

3. Verifique a integridade dos seus arquivos de sistema no Windows:

3.1 Abra o CMD como administrador;

3.2 Digite sem aspas: "sfc /scannow" e pressione Enter. Espere a verificação acabar.

3.3 Digite sem aspas: "dism /online /cleanup-image /restorehealth" e pressione Enter. Espere terminar.

*Caso o script pareça congelado por muito tempo em uma das verificações, clique na parte preta da janela e pressione Enter mais uma vez (pode ser que a execução do script seja pausada de vez em quando);

4. Verifique se seu driver de placa de vídeo está atualizado e se o Windows Update não o desatualizou por acidente:

4.1 Pressione Windows + R e digite sem aspas "sysdm.cpl", pressione Enter.

4.2 Clique na Aba de Hardware (em cima), e depois no botão Configurações de Instalação do Dispositivo.

4.3 Clique em Não, e depois em Salvar Alterações. Clique em Ok e saia sem reiniciar.

4.4 No Menu Iniciar, digite Opções Avançadas do Windows Update.

4.5 Desmarque todas as caixas de seleção e selecione uma data (na última opção abaixo). Essa data é o limite de pausa do Windows Update (selecione o valor mais distante). Vai evitar a instalação imediata de atualizações defeituosas, assim que forem disponibilizadas.

4.6 Reinicie o computador depois disso.

Verifique sua performance e nos diga se algo mudou depois disso...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!