Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Antes de mais nada, como complemento para tentar chegar a uma solução, segue meu setup atual:

Processador: Intel Core i9-10900K
Placa-mãe: ASUS ROG Strix Z490-F Gaming
Placa de Vídeo: Aorus RTX 4060 TI Elite
memória RAM: Corsair Vengeance RGB Pro LPX 32GB (4x8GB) DDR4 3600MHz
Fonte de Alimentação: Corsair HX1200i
Refrigeração: Water Cooler SuperFrame ISENGARD SMART 360mm
Gabinete: Gabinete Gamer SuperFrame Power Cube

Com base nisso, segue meu problema:

No meu setup eu usava uma ASUS ROG Strix GTX 1070 normalmente, depois troquei por uma ASUS ROG Strix RTX 3090 e funcionou normalmente também, fazendo todos os testes de stress, games, etc. Porém, recentemente comprei uma Aorus RTX 4060 TI Elite pra substituir a RTX 3090, que era muito mais do que eu precisava.
Eu testei ela em outros dois computadores e funciona normalmente, não possui nenhum defeito que justifique acionar a garanta, porém no meu setup após instalar o driver e reiniciar, a imagem do computador congela. Isso acontece todas as vezes que ligo. No começo travava sempre após aparecer a tela de login do Windows e agora nem isso aparece mais, trava logo após a bolinha parar de girar e a tela fica preta. O Windows não tem problema, pois ao ligar com o cabo Display Port conectado na onboard o computador liga normalmente. Ao conectar a RTX 3090 também liga normalmente.
Uma informação importante é que se eu removo os drivers da NVIDIA, o computador funciona normalmente com o driver genérico do Windows. Se eu instalo os drivers da NVIDIA, também funciona normalmente, fiz testes de stress, de benchmark e em jogos e a placa funcionou perfeitamente, com alto desempenho e baixa temperatura. O problema se dá após a primeira reinicialização, onde o computador não dá mais tela, sendo possível acessar apenas através do modo de segurança, pois dessa forma são carregados os drivers genéricos.
O computador pelo que pude notar não trava. Alguns comandos que dou ou se coloco ou retiro o pendrive eu ouço o som conectando. A questão é que a imagem congela.

Testes já efetuados:
1. No meu Windows 11 instalado desabilitei todos os programas da inicialização e desativei todos os serviços que não são da Microsoft.
2. Testei com os 3 cabos PCI da fonte que antes ficavam todos ligados na RTX 3090 e agora preciso de apenas um na RTX 4060 TI.
3. Testei com cabo HDMI em vez de Display Port.
4. Coloquei um outro SSD no computador e formatei com o Windows 10 e 11, sem conectar na internet e tentei instalar as 3 últimas versões de drivers da NVIDIA e a última disponível no site, do começo de fevereiro de 2024.

Desde já agradeço imensamente qualquer tentativa de ajuda, pois isso está literalmente tirando meu sono rs

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!