Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia! Primeiramente, desculpe o textão mas é complicado de explicar o problema.

TLDR: tela do notebook para de funcionar do nada. Ligando um monitor externo à maquina, o gerenciador de dispositivos não mostra o monitor integrado. Problema é resolvido temporariamente ao reinstalar o windows, mas acaba ocorrendo novamente.

Comprei um Nitro V15 com Linux instalado. Recebi dia 03/09 e prontamente o formatei e instalei o Win11 utilizando a ferramenta de instalação da Microsoft. Assim que possível abri o windows update e fiz as atualizações disponíveis (apesar de que no V15 existe uma partição no SSD com uma ferramenta para instalação dos drivers no windows), e mandei reiniciar para atualizar. Estava demorando um pouquinho e resolvi dar uma volta, 15 min depois eu volto e ele está desligado, o que é estranho porque mandei reiniciar, né. Tentei ligar a máquina, ele ligou a ventoinha, acendeu as luzes do teclado, mas a tela não ligava. Até fez o som de inicialização do windows, que rola quando entra na tela de login, mas a tela 100% desligada. Tentei ligar uma segunda tela no notebook e deu vídeo, consegui logar e tudo o mais, aparentemente tava tudo certo, mas no Gerenciador de Dispositivos só mostrava o monitor externo.

Dei uma procurada no youtube mas não achei nada relacionado, então pensei que pudesse ser algum conflito de atualização e decidi tentar re-formatar. O problema é que a BIOS só aparece na tela principal do computador, e reiniciando + apertando F2 não aparecia nada na tela. Fui tentando vários bagulho (apertar o power por 1 min, ou apertar o power repetidamente bem rápido por um certo tempo...) até que a tela ligou na página de inicialização avançada e consegui mudar a opção de Boot por ali.

Reinstalei o windows, dessa vez instalando os drivers que vinham no SSD e pausando as atualizações do Windows Update. A principio não rolou mais o problema da tela até ontem, quando eu estava na sala fazendo um curso online, desliguei o pc, e 5 min depois fui utilizar novamente e a tela não ligou mais. Tive que fazer novamente a função de formatação para a tela ligar (nesse momento escrevo usando o notebook) mas o problema é q n posso ficar dependendo da vontade da tela ligar ou não. Teriam alguma ideia do que pode estar causando o problema, além de mandar para a garantia?

• Membro VIP
Postado

Bom dia. Seja bem-vindo ao Clube do Hardware.

Se você conectar seu notebook em algum monitor externo, ou TV, através de um cabo HDMI, e usar somente essa tela externa por alguns minutos, o problema persiste? Faça o teste e nos informe...

Se o problema persiste: há grandes chances de o problema ser lógico (driver), mas também físico (GPU em si);
Se o problema parar: o problema é físico, na sua tela integrada.

Postado

@Gabriel U Sim, persiste. A tela do notebook só volta se eu formatar o computador novamente, ou restaurá-lo (o que fiz dessa vez). Existe driver específico pro tela integrada ao notebook?

Edit: obrigado pelas boas-vindas!

edit1: Porque tu comenta que o problema talvez seja físico na GPU? Aparecem as duas GPUs no Gerenciador de Dispositivo quando rola o problema com a tela integrada, caso eu não tenha sido claro...consigo abrir os APPs de controle delas e tudo o mais, mexer nas configurações...ah, um ponto que eu tinha esquecido de mencionar é que quando rola o problema com a tela, se eu for nas configurações do windows e tentar Detectar um novo monitor, não é reconhecido nenhum (além do externo, que obviamente estaria utilizando haha)

• Membro VIP
Postado
59 minutos atrás, FilipeRPadilha disse:

@Gabriel U Sim, persiste. A tela do notebook só volta se eu formatar o computador novamente, ou restaurá-lo (o que fiz dessa vez). Existe driver específico pro tela integrada ao notebook?

Edit: obrigado pelas boas-vindas!

edit1: Porque tu comenta que o problema talvez seja físico na GPU? Aparecem as duas GPUs no Gerenciador de Dispositivo quando rola o problema com a tela integrada, caso eu não tenha sido claro...consigo abrir os APPs de controle delas e tudo o mais, mexer nas configurações...ah, um ponto que eu tinha esquecido de mencionar é que quando rola o problema com a tela, se eu for nas configurações do windows e tentar Detectar um novo monitor, não é reconhecido nenhum (além do externo, que obviamente estaria utilizando haha)

1. Não existe driver específico para tela integrada do notebook. A diferença é que o vídeo na sua tela integrada, durante o uso normal do sistema, é processado pela GPU integrada do seu processador, e a dedicada só é ativada em jogos.

2. Os sintomas que você descreve parecem problemas com o driver do seu vídeo integrado, o que significa que o da placa dedicada não tem nada a ver com isso.

Você pode fazer o seguinte, se quiser:
a. Com os dois vídeos funcionando, entre no Gerenciador de Dispositivos e desabilite o vídeo integrado da Intel, e mantenha apenas o da Nvidia funcionando. Reinicie o computador e veja se o problema persiste...
b. Fazer novamente o teste com a tela externa;
c. Tentar reverter os drivers de vídeo, abrindo as Propriedades de cada um dos Adaptadores de Vídeo, no Gerenciador de Tarefas, e verificando se o driver mais antigo (instalado primeiro pelo Windows) resolve o problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!