Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, vou trocar de processador até o final do ano, e quero comprar um i5 12400f que está com um preço bem atrativo, porém teria que trocar a placa-mãe também, fui dar uma pesquisada e encontrei a H610 da ASUS, e a b660m phaton gaming da ASRock por uma pequena diferença de preço, e queria saber do porque uma placa dessa estar com um valor relativamente baixo. Não vi muitas pessoas falando sobre então fiquei em dúvida.

Postado

A H610 que "compensa" é a ASUS Prime H610M-A ~ R$ 590,00

• VRM com dissipador
  • Slot PCIe x16 PCI 4.0
  • 2 slots M.2 PCI 3.0 - limitação do chipset H610
  • Slot M.2 para cartão WiFi
  • 2 conectores de LED "frufru" ARGB

Com uma ASRock  B660 ou B760 (diferença de R$ 30,00 entre os dois tipos) tem PCI 4.0 também no slot M.2. 

Segundo os testes do Hardware Unboxed as ASRock B660 - e as B660 em geral; tem um VRM bem mediocre, consequência do "disse não disse" das especificações de consumo da Intel, que levou ao "meltdown" dos CPUs da 13ª, 14ª gerações.

O problema é que comprar pensando no  "upgrade futuro" não faz sentido no LGA1700, então comprar placa-mãe LGA1700 mais cara hoje não é boa ideia, o sensato é gastar o mínimo para usar o i5-12400F até quando der e então comprar uma plataforma atual da época.

Tem H610M na faixa dos R$ 500,00 como a MSI H610M-A PRO, mas o VRM suporta bem o i5-12400F só para jogos, no Cinebench R23 "frita", as da Gigabyte não deve ser diferente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!