Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala rapaziada tudo bem? Tenho um RX 570 4GB e estava eu mexendo no PC vendo uma live, quando o PC começa a travar e congela, pouco tempo depois aparece uma mensagem de erro de driver da AMD e volta ao normal, continuei assistindo e o erro ocorre novamente. Resolvo passar o DDU para limpar os drivers de vídeo, coloco para reiniciar em modo seguro e ele até reinicia mas não dá vídeo e os leds do teclado não acendem (não reconhecendo o teclado) desligo o Pc e ligo novamente, ele abre em modo seguro, executo a limpeza dos drivers pelo DDU e reinicio, reinstalo os drivers executo um teste de stress pelo GPUZ, instantaneamente o vídeo congela e da o mesmo erro de driver, consigo parar o teste e após isso a tela fica piscando de maneira intermitente e fica alternando entre minha desktop e uma tela verde.

Reinicio o Pc e resolvo deixar um vídeo rolando, depois de um tempo a rela congela uma primeira vez e a mensagem de erro de vídeo AMD aparece novamente, ele volta a rodar e após um tempo congela novamente e fica com a imagem toda estranha colorida.

*Usei o Pc durante a tarde e ele não apresentou esses problemas*

Tenho essa placa vão fazer 4 anos.

Inicialmente achei que era problema de driver, mas não atualizei recentemente e por precaução desativei o windows update para evitar conflitos de driver que antes eu tinha.

Mas pelo que está parecendo é artefato, sendo assim problema com o hardware.

Não manjo muito, algum de vocês poderia confirmar se é isso mesmo?

Abaixo algumas fotos de como ficava a imagem.
Desde já agradeço.

SGCAM_20241001_194029107.jpg

Screenshot_2024-10-01-22-01-09-013_com.miui.gallery-edit.jpg

• Jasiel alterou o título para AMD Radeon RX 570 4gb congelando
Postado

@Rubinho Tech  

*Algumas informações extras:

Ontem liguei o PC novamente, executei o teste de stress pelo GPU-Z e ele conseguiu ficar rodando por alguns minutos, mas depois de um tempo o FPS cai drasticamente e depois de um tempo ele dá o erro de driver AMD (Igual da Imagem 01)
- Fiz Benchmark no jogo Shadow of Tomb Raider para ver como se comportaria e ele até começa o teste, mas logo depois ele dá esse erro da Imagem 04
- Coloquei para fazer teste de stress também pelo programa FurMark e inicialmente ele roda normal mas depois de um tempo o FPS também cai drasticamente (executei também um teste de artefato mas não pegou "nada").
- Abri o jogo Fairlight 84 e já no menu ocorre a mesa coisa de ficar ok mas depois de um tempo o FPS cair demais e fica oscilando muito (isso não acontecia semana passada por exemplo) deixei um print das estatísticas do MSI Afterburner (Imagem 05)
- Umas duas semanas antes quando estava jogando, o FPS caiu drasticamente a tela congelou e tive que reiniciar o PC
- Usei o PC durante a tarde e ele não apresentou esses problemas
- Tenho essa placa vão fazer 4 anos. (Comprei ela NOVA - Nunca troquei a pasta térmica dela)
- Digitei esse texto pelo PC, em uso de digitação mais básico e ou deixando só o PC ligado, até então não tive problemas com o vídeo e nem observei o surgimento de artefatos
▸ memória RAM: 16GB DDR4 HyperX Fury (2x8GB)
▸ Placa de Vídeo: MSI RX 570 4GB
▸ Fonte: Corsair CV750W 80 Plus Bronze

Imagem 01.png

Imagem 04.jpeg

Imagem 05.png

Postado

Primeiro antes de tudo, baixe o msi afterburner e coloque para o controle automatico da ventoinha, ele vai aumentar a velocidade da ventoinha quando aumentar a temperatura, porque isso pode ser a temperatura, pode fazer um pouco de barulho, mas vai ser melhor para a placa. E não se preocupe, que não vai quebrar, porque ele vai diminuir a velocidade quando não estiver muito a temperatura, aumentando um poquinho da vida util.

E uma duvida, seu sistema é windows 8? Porque o driver não é compatível com windows 8, recomendo windows 10 ou 11.

Postado

@Rubinho Tech Meu MSI está com essa configuração de controle automático da ventoinha habilitada .

Meu Windows é o 10.

Reparei que não é em todos os jogos que o FPS cai., mas aparentemente nos que utilizam gráficos 3D ela está sofrendo mesmo.

Em um Stardew Valley por exemplo roda combo FPS liso, não cheguei a jogar o suficiente para saber se depois de um tempo travaria, mas até então tudo ok.

Postado

Limpe o computador (se estiver sujo), ajeite os cabos se estiverem empatando a saída e entrada do ar e troque a pasta termica. Pode ser, pode ser que funcione. E veja na BIOS se a opção pcie 3 gen está habilitado.

Se não funcionar tente reinstalar o windows, porque esse problema pode ter vindo de uma instalação em cima de outro sistema e corrompeu o software do sistema que gerencia os drivers.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...