Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu aloquei apenas 512mb de VRAM na BIOS. Quando inicio o Windows, ele me avisa que o hardware foi alterado e que devo reiniciar para que as alterações tenham efeito, após reiniciar, percebo 2GB de VRAM alocados. Como posso o impedir de alterar a VRAM alocada?

RAM 16GB

CPU 3200G

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, João Vitor de Souza Neto disse:

Processador 3200G e placa-mãe apm-A320g

Certo. O Windows está reportando mais memória de vídeo alocada do que a quantidade definida em BIOS. Isso é incomum, mas pode ser apenas um erro nas entradas de Registro (que serão atualizadas com o tempo). Para testar se de fato estão sendo alocados mais do que 512MB, abra o DirectX:
1. Pressione Windows + R e digite "dxdiag", pressionando Enter em seguida;
2. Clique na aba Exibir, acima, e veja quanta memória dedicada aparece em seus gráficos integrados.

Além disso, pergunta: por que você gostaria de reduzir a VRAM dedicada ao seu vídeo integrado, quando você já tem 16GB RAM para o resto do sistema?

Postado

@Gabriel U Desculpe o atraso

O dxdiag mostra que 2,1gb estão alocados. Eu consigo setar 512mb na BIOS e usar o Windows 11 com essa quantidade de vram até reiniciar o PC, aí volta para 2,1gb.

Quero alocar menos VRAM pois desejo usar o máximo de memória RAM instalada possível, não estou satisfeito com 13,9gb.

• Membro VIP
Postado
22 horas atrás, João Vitor de Souza Neto disse:

@Gabriel U Desculpe o atraso

O dxdiag mostra que 2,1gb estão alocados. Eu consigo setar 512mb na BIOS e usar o Windows 11 com essa quantidade de vram até reiniciar o PC, aí volta para 2,1gb.

Quero alocar menos VRAM pois desejo usar o máximo de memória RAM instalada possível, não estou satisfeito com 13,9gb.

Certo. Bom, se a quantidade alocada em BIOS é de 512MB, essa deve ser a quantidade real de RAM no seu dispositivo de vídeo. Desconfio que o Windows esteja com os sensores de memória dinâmica equivocados nesse sentido (e isso porque o sistema operacional não pode passar por cima dos ajustes feitos em BIOS).

Quando você pesquisa por "Sistema" ou "RAM", no Menu Iniciar, e vê as configurações de RAM do seu Windows na tela de informações do sistema, quanto de RAM é utilizável? (Atalho: Windows + Pause / Break).

Postado
2 horas atrás, Gabriel U disse:

Certo. Bom, se a quantidade alocada em BIOS é de 512MB, essa deve ser a quantidade real de RAM no seu dispositivo de vídeo. Desconfio que o Windows esteja com os sensores de memória dinâmica equivocados nesse sentido (e isso porque o sistema operacional não pode passar por cima dos ajustes feitos em BIOS).

Quando você pesquisa por "Sistema" ou "RAM", no Menu Iniciar, e vê as configurações de RAM do seu Windows na tela de informações do sistema, quanto de RAM é utilizável? (Atalho: Windows + Pause / Break).

13,9gb utilizáveis

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!