Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu estou montando meu pc e estou com essa duvida a minha placa-mãe e uma TUF GAMING B550-PLUS e eu queria saber como eu faço pra controlar as cores dos fans pelo o que eu sei é só com uma entrada PWM mas se alguém puder me explicar e me indicar fans bonitos e não muito caros agradeço.

Postado

Conector PWM - com etiqueta SYS_FAN, CPU_FAN na placa-mãe: é para ligar e controlar ventoinhas (as pazinhas que fazem vento). 😜`

Conector ARGB (5V) ou o obsoleto RGB (12V): é o que faz o "frufru" do LEDs.

A ASUS TUF Gaming B550M PLUS tem estes conectores:

• 3 x conector(es) de ventoinha do chassi - pode ligar até 4 ventoinhas (o "vento) em cada conector, usando cabo splitter ou HUB PWM.*
  • 2 x conector(es) para fita Aura RGB  (12V) - tipo obsoleto que não tem motivo para usar.
  • 1 x Conector(es) endereçável Gen 2 (ARGB 5V)-  pode ligar o "frufru" de até 4 ventoinhas, usando cabo splitter ou HUB ARGB.*

* Para evitar comprar dois tipos de cabo splitter ou HUB pode comprar uma controladora de LED ARGB com HUB PWM integrado, o que simplifica as conexões

Exemplo essa "ChinLing baratex".

Controladora PWM e ARGB HUB - R$ 29,99

• Conexão para até 9 fans PWM
  • Conectores para os LEDs ARB (5V) de até 9 fans.
  • Controle do "frufru" pelo controle remoto IR, pelo botão LED ou Reset do Gabinete - seleção de efeitos; ou pelo software de controle da placa-mãe ou OpenSource.

NÃO COMPRE nada que seja:

• Com LED RGB (12V) que é padrão obsoleto, cores limitadas e efeitos pobres - basicamente pisca-pisca árvore de Natal.
  • Com conector de 6 pinos, um tipo barato que só é usado em fan fajuto, fraco de CFM e pressão, que servem basicamente " de enfeite".

Postado

@1lokos então se eu comprar essa controladora eu posso conectar ate 9 fans e controlar as cores deles por isso? Tem que ser um modelo de fan especifico ou qualquer fan serve? 

Postado

Não é "qualquer fan" tem que ser fan compatível.

Tem 3 tipos de LED: Rainbow, RGB (12V) - obsoleto; ARGB (5V) padrão moderno atual.

3 tipos de connector da ventoinha (o vento) - Molex (liga direto na fonte), PWM 4 pinos, e o "baratex" 6 pinos dos fans fajutos.

Estas fans  Segotep são com os conectores PWM e ARGB (5V) adequados para a controladora e sincronia com o conector ARGB da placa-mãe.

Das fans baratas - abaixo dos R$ 50,00 são as menos piores. Estes preços parecem ser promocional de lançamento.

https://www.kabum.com.br/produto/500828/ventoinha-segotep-bezer-12-120mm-argb-preto-seg-fan-bez12b-ww

https://www.kabum.com.br/produto/500823/ventoinha-segotep-hq-12-pro-120mm-argb-preto-seg-fan-hq12sb-ww

Postado
15 minutos atrás, 1lokos disse:

Não é "qualquer fan" tem que ser fan compatível.

Tem 3 tipos de LED: Rainbow, RGB (12V) - obsoleto; ARGB (5V) padrão moderno atual.

3 tipos de connector da ventoinha (o vento) - Molex (liga direto na fonte), PWM 4 pinos, e o "baratex" 6 pinos dos fans fajutos.

Estas fans  Segotep são com os conectores PWM e ARGB (5V) adequados para a controladora e sincronia com o conector ARGB da placa-mãe.

Das fans baratas - abaixo dos R$ 50,00 são as menos piores. Estes preços parecem ser promocional de lançamento.

https://www.kabum.com.br/produto/500828/ventoinha-segotep-bezer-12-120mm-argb-preto-seg-fan-bez12b-ww

https://www.kabum.com.br/produto/500823/ventoinha-segotep-hq-12-pro-120mm-argb-preto-seg-fan-hq12sb-ww

Poderia me dar umas opções melhores? ate R$100,00 está ótimo

Postado

Que tem bom "custo-benefício":

Cooler Master Sickeflow 120 ARGB - R$ 54,81 a de 140mm é R$ 63,00.

• CFM - 62
  • Pressão 2.5 mmm H20.
  • Nível de ruído: 27 db(A) <<< relativamente baixo.

Mais forte, porém nível de ruído que incomoda:

SilverStone Air Blazer 120R - R$ 59,90

• Fluxo de ar: ~ 93,97 CFM
  • Pressão estática: ~ 3,53 mm H2O
  • Nível de ruído: ~ 35,6 dBA

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...