Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá à todos.

Tentarei detalhar bem meu problema, na fé de que encontrarei aqui uma solução 🤞🥹

Contexto:

Tenho um notebook velho, de quebra galho. Um Lenovo Ideapad 330 (versão: L16M2PB1). O mesmo apresenta tela branca já há alguns anos e, de inicio, pensava ser o cabo flat. Então, tempos atrás, adquiri um novo cabo flat e descobri que não era problema no velho, mas sim na própria tela. Apesar disso, ele sempre funcionou em um monitor externo, com o Windows Original que veio nele. 

Recentemente precisei formatar esse senhor. Primeiro tentei restaurar os padrões de fábrica, mas o processo travou e tive que forçar a reinicialização, o que acabou corrompendo o sistema, e agora eu precisava acessar a BIOS no monitor externo para realizar uma formatação padrão. Para isso, abri o aparelho e desconectei o flat da placa-mãe, a fim de fazer ele reconhecer o HDMI como monitor primário, e é aí que começa minha saga... 

Problema:

Ele não exibe nem a logo, nem a BIOS no monitor externo, mesmo com o flat desconectado. Já tentei todos os "Fs" e também aquele furinho na lateral que vem em alguns notebooks, que serve justamente para forçar a BIOS. Então tive a ideia de formatar o HD dele em outro PC e colocar uma versão do Linux (Linux Mint), depois transplantar o HD de volta e ver o que aconteceria. Funcionou, o sistema inicia e em seguida ele reconhece o HDMI e dá imagem. Porém não consigo fazer isso com o Windows porque... bom, porque é Windows, né? 🙄 

Mas eu sei que ele carrega a BIOS, pois quando pressiono F2 ou uso um clipes no bendito furinho (lá ele), o mesmo não inicia o SO, ou seja, ele para a inicialização e vai para algum lugar (a BIOS).

Já tentei resetar a BIOS removendo a bateria, também já tentei o F10 (tecla para alterar entre as telas), já fiz testes com e sem o flat, já tentei com e sem o cabo de energia, já tentei até sem a bateria (porque vi isso em algum canto qualquer).

Enfim, o que mais posso fazer para conseguir visualizar a BIOS num monitor externo??

Espero ter sorte aqui com vocês. Abraço.

Abaixo, uma imagem da placa-mãe com o flat desconectado (circulo)

.IMG_mae.thumb.jpg.f50341ebb36225c9dba7758f5ac0ee03.jpg

• 2 semanas depois...
  • 7 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...