Ir ao conteúdo

O BitLocker é confiável para HD-Externo ?


Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Olá, 

 

Tudo bom ? 

 

Galera, tenho um HD-Externo de 2TB, e existe muitos arquivos pessoais, e projetos antigos, no qual  não posso perder de jeito nenhum. 

Cogitei em gerar uma forme de proteger esses arquivos, de uma forma que não possam ter acesso, além de mim mesmo. 

 

O Bit-Locker é seguro, ou futuramente, ele possa gerar alguma falha, na qual serei obrigado de realizar a restauração, perdendo tudo ?

 

Tenho muito medo de perder meus arquivos ! 

 

  • Membro VIP
  • Solução
Postado
59 minutos atrás, Nel Santos disse:

Olá, 

Tudo bom ? 

 

Galera, tenho um HD-Externo de 2TB, e existe muitos arquivos pessoais, e projetos antigos, no qual  não posso perder de jeito nenhum. 

Cogitei em gerar uma forme de proteger esses arquivos, de uma forma que não possam ter acesso, além de mim mesmo. 

 

O Bit-Locker é seguro, ou futuramente, ele possa gerar alguma falha, na qual serei obrigado de realizar a restauração, perdendo tudo ?

 

Tenho muito medo de perder meus arquivos ! 

Bom dia. Seja muito bem-vindo ao Clube.

Para impedir acesso não autorizado ao seu disco, o BitLocker é de fato uma solução bastante efetiva, mas aí, são duas coisas em especial com as quais você precisará de cuidado: com o disco em si, e com a chave de acesso do BitLocker.

 

Recomenda-se o salvamento dela em lugares redundantes, como: em nuvem (mais de uma conta), no seu computador, em um pendrive, ou outro armazenamento (tudo isso ao mesmo tempo). E isso é recomendado porque a perca da chave de acesso implica em perca permanente do acesso ao disco.

 

Para evitar a perca dos seus dados e redobrar a segurança na preservação deles, a melhor estratégia é também a redundância. Se alguns dados do seu HD são mais importantes ou mais críticos do que outros, recomenda-se o backup deles em mais de um lugar: nuvem, outro disco, outro computador ou qualquer outra forma de armazenamento, física ou virtual, que você possa acessar facilmente.

 

Resumindo, se quer proteger muito bem os seus dados, use o BitLocker. Se quiser ter certeza de não perder o acesso aos seus dados, salve-os em mais de um lugar.

 

  • Curtir 2
Postado

Só um adendo a solução que já foi dada.

Bit Locker é proprietário da Microsoft, ou seja, não tem como verificar o seu código. Diferente dos programas "open source", onde qualquer um pode revisar o código para ter certeza de como ele funciona, os programas proprietários funcionam basicamente na base da confiança e reputação da empresa.

Nada garante que essas empresas Big Techs tenham acordos com governos e em caso ordem judicial, por exemplo, a Microsoft poderia fornecer formas de abrir o conteúdo do drive. Mas isso mancharia a reputação da Microsoft, então acho que ela não faria isso. Só estou mencionando por que essa possibilidade existe.


Eu diria o seguinte:
Se sua preocupação com esses dados é a nível de perda/furto, tentativa de acesso de um aleatório qualquer, o bitlocker é excelente.
Se sua preocupação é um pouco maior, vá de VeraCrypt.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!