Ir ao conteúdo

Luz vermelha de VGA em placa de vídeo funcional

Ir à solução Resolvido por Jonass,

Posts recomendados

Postado

Bom dia para quem ver durante o dia, minha placa-mãe (modelo B450 aorus M) apresenta luz vermelha da VGA em uma placa que comprei na Olx, ela estava funcionando normalmente ontem enquanto eu mesmo testava e jogava algumas coisas nela mas hoje no início do dia quando liguei novamente o computador a placa-mãe apresenta esse problema.

Entendo os riscos de comprar usado mas após testes do vendedor com furmark e OCCT a placa estava em perfeito funcionamento, eu sinto que o problema pode ser relacionado a placa-mãe em si (algo como a bateria que já está bem velha ou ela estar com problemas por já ser velha e ter sofrido por muitos anos com uma fonte vagabunda de 250w que mal aguentava o computador) ou algo relacionado a memória RAM que já tem problemas no boot tem um tempo e eu planejava substituir no mês que vem, to postando sobre o problema aqui pra saber se eu realmente tive o maior azar do mundo e a placa de Vídeo morreu enquanto eu dormia ou se o problema pode ser realmente relacionado a outra coisa

Especificações do computador:

Fonte: MSI MAG A650BN, comprada recentemente e nunca deu problema 

Processador: Ryzen 7 1700, meio velho mas nunca apresentou qualquer problema

placa-mãe: B450 Aorus M, já tenho tem muitos anos e a última atualização da BIOS foi feita no meio do ano

Placa de vídeo: Rx 5500 XT, comprada na Olx mas em perfeito funcionamento quando testei e joguei aqui no primeiro dia

Memória: 8GB DDR4, não lembro do modelo mas apresenta problemas tem um tempo e eu planejo substituir assim que possível 

Armazenamento: SSD M.2 1TB

Postado

@Jonass Bom dia deixa eu ver se entendi 
O computador parou de dar Vídeo é isso?
Se for isso pode ser vários fatores pelo seu texto...
Primeiro verifique cabos todos possiveis da fonte ate ao monitor 
Sua placa-mãe tem dois slots pci ja testou em ambos? 
memória ram como voce mesmo citou esta com "problemas" tente um limpa contato testar em outros slots e procedimentos padrões, a RAM em muitos casos é a causa do computador não apresentar Vídeo
teste da placa de Vídeo em outro pc se possível seria importante
bateria CMOS fraca pode sim causar problemas de detecção, é bem barata vale a pena compra-la e efetuar a troca
reset BIOS seja por cmos ou jumper
Boasorte:)

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, abertossi disse:

Primeiro verifique cabos todos possiveis da fonte ate ao monitor 

Fiz isso mesmo imaginando que não seria o problema pois não mexi neles quando fui dormir, o problema persistiu infelizmente 

10 minutos atrás, abertossi disse:

Sua placa-mãe tem dois slots pci ja testou em ambos? 

Sim, inclusive testei uma outra placa de vídeo e funcionou normalmente com ela

11 minutos atrás, abertossi disse:

"problemas" tente um limpa contato testar em outros slots e procedimentos padrões

Fiz isso também e continuou apresentando a luz do vídeo e as vezes a luz que ficava vermelha era a da memória

12 minutos atrás, abertossi disse:

teste da placa de Vídeo em outro pc se possível seria importante

Mais tarde vou tentar isso e ver se funciona normalmente assim

13 minutos atrás, abertossi disse:

bateria CMOS fraca pode sim causar problemas de detecção, é bem barata vale a pena compra-la e efetuar a troca

Fiz isso com a bateria 2032 3v do computador do meu irmão e agora o computador não liga de jeito nenhum se a placa estiver conectada, só se estiver sem ela, sinto que acabei me dando mal com essa compra. ***** é que nem reembolso posso tentar já que confirmei o funcionamento da placa enquanto usava ontem, sem esperar que no outro dia ela poderia dar pau

Postado
3 minutos atrás, abertossi disse:

Eita ela funcionou somente um dia? não tinha entendido isso

Exatamente, agora que vejo o texto não foi muito claro nisso pois fiz ele com uma baita dor de cabeça enquanto tentava resolver, a placa funcionou normal no dia da entrega mas hoje quando acordei e fui ligar o computador ela parou de funcionar 

Postado
8 minutos atrás, abertossi disse:

OK o pc ligou normalmente e não deu Vídeo?

Depois que tentei usar a outra bateria? não, nem liga mais, só se a placa não estiver conectada

8 minutos atrás, abertossi disse:

ventoinha da placa estava girando? Algum sinal no monitor ou ficou apontando o sem sinal?

Inicialmente só a ventoinha do processador estava funcionando já que a ventoinha da placa em teoria só deve rodar caso ela esquente. A tela recebia sinal, só não mostrava nada

Postado

@Jonass entendi aconteceu algo do tipo troquei de gpu utilizei atualizei drivers e assim que liguei novamente ficava preta a tela e sem imagem nenhuma.. a solução foi colocar outra placa de Vídeo apagar os drivers de Vídeo (desatualizando ele) e depois ligando com a placa nova novamente ai atualizei com drivers anteriores e funcionou normal.. 
tenta iniciar o pc depois de fazzer isso caso as soluções anteriores não adiantarem e refazer a troca da bateria para ver se o pc da sinal de vida com sua placa de Vídeo atual..
inicialmente então ela dava Vídeo (hoje no caso) porém somente a tela preta?

Postado
4 minutos atrás, abertossi disse:

inicialmente então ela dava Vídeo (hoje no caso) porém somente a tela preta?

Sim, a tela recebia sinal da placa de vídeo apesar da luz vermelha na placa-mãe e eu testei isso tirando e colocando o HDMI

4 minutos atrás, abertossi disse:

a solução foi colocar outra placa de Vídeo apagar os drivers de Vídeo (desatualizando ele) e depois ligando com a placa nova novamente ai atualizei com drivers anteriores e funcionou normal.. 

Assim que eu esfriar a cabeça e me desestressar tento isso, no momento tá difícil mexer com computador ainda mais sabendo do prejuízo que eu posso ter tomado 

• Solução
Postado

Tentei mais outras soluções e o resultado foi o mesmo, agradeço ao @abertossi por ter tentado ajudar apesar de não ter terminado de um modo bom, tomei prejuízo mas acontece, na próxima evito pegar usada pra nunca mais ter essas dores de cabeça 

Postado

@abertossi Infelizmente não deu, o problema é ela mesmo. Agora o que resta é correr atrás do prejuízo e tentar descobrir por qual razão o computador só liga se a placa de vídeo não estiver nele depois que troquei as baterias kkkk

Postado

@abertossi deixando de lado o que aconteceu depois que fui trocar as baterias, ela só não dava vídeo, parecia ter sinal de vida sim já que a tela recebia o sinal do HDMI, ela só não mostrava nada e a luz VGA da placa-mãe ficava acesa

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...