Ir ao conteúdo

Meu PC não liga

Ir à solução Resolvido por Miguel Alves Barbosa,

Posts recomendados

Postado

Eu fui ligar meu PC e não acendeu a luzinha que indica que ta ligando, retirei e recoloquei a fonte e nada, to esperando ver se é superaquecimento ou outra coisa porque ja troquei a pasta termica

Postado

@FRNS Bom dia / Boa tarde / Boa noite! Deus te abençoe poderosamente irmão.

Então irmão, o PC não ligar pode ser por X fatores. Sua fonte pode estar com a chave de 220v acionada e recebendo 110v/127v da parede. Os cabos do painel frontal podem estar com mau contato (considerando a menção "não acendeu a luzinha que indica que está ligando"). Sua memória RAM pode estar com mau contato no slot. Pode até ser que sua parede não esteja conduzindo a corrente alternada ou sua PSU(a fonte) não esteja convertendo-a para corrente contínua! Tudo é possível 😆
Isto é algo que precisa ser revisto em cada pequeno passo aí na sua máquina.

Se você tiver um Speaker, conecta ele na sua placa-mãe e confira quantos bips você ouvirá. Procure o modelo da sua placa-mãe no navegador que lá irá mencionar o que aqueles bips estão dizendo.
Exemplo: 1 bip longo e 3 bips curtos podem indicar mau contato da sua GPU ou da memória RAM.

Se mesmo com o Speaker não estiver passando NENHUM bip, significa que sua placa-mãe não está recebendo energia e vale a pena dar uma checagem extra na sua fonte de alimentação.

Pra mim será um prazer te auxiliar melhor. Nisso, eu gostaria de deixar aqui algumas perguntas pra você poder meditar e, se possível, responder aqui também:

Quando este problema aconteceu? Você fez alguma coisa, qualquer coisa, no seu PC antes deste problema acontecer? É a primeira vez que isto acontece?

Valeu! 👊

Postado

@Miguel Alves Barbosa @Miguel Alves Barbosa Bom dia mano! Então, ele ligava normal, daí um dia de manhã eu usei o botão reset pra reiniciar q tava apresentando lentidão o PC, daí a tela ficou preta e com a luz de ligado acesa, eu esperei um pouco, desliguei pelo botão, não ligava mais, esperei até umas 17:00-18:00, ligou, levamos na assistência tecnica no dia seguinte, relatamos todos os problemas, alguns citei em outros tópicos, ele disse que trocou a pasta térmica e ficou tudo tranquilo, começou a  não ligar de novo, mas esperava um pouco que ligava, mas quarta-feira, eu esperei esfriar, fiquei mais uns 30 min. Sentado na frente do PC e apertei o botão e não ligou. Não é a questão da fonte que você falou pois está com a chava 110V na tomada 110.

• Solução
Postado

@FRNS O diagnóstico é que seu PC criou opinião própria. Kkkkkkkkkkkk.

Brincadeiras à parte. Como você citou no começo, existe uma suspeita de superaquecimento aí. Eu pensei o mesmo lendo este seu último comentário.
Se mesmo com o técnico trocando a pasta térmica continuou não ligando, alguma peça do seu computador pode ter danificado. CPU (principalmente) e memória RAM são os mais prováveis nesta história, já que você fez uma ótima checagem na sua fonte e, aparentemente, está ok. A complexidade pode aumentar se algum componente eletrônico da sua placa-mãe tiver dado curto-circuito durante o processo de reinicialização do seu computador, pois este suposto componente danificado pode chegar a altíssimas temperaturas apenas ao apertar o botão "Power" da sua máquina, impedindo a comunicação dos demais componentes.

O que eu faria numa situação dessa seria a seguinte: se você tiver acesso a uma outra máquina que possui os mesmos slots da CPU (soquete) e memória RAM (DDR2, DDR3, DDR4...), eu testaria individualmente essas peças. Se ao inseri-las numa outra máquina e a mesma não ligar, você descobriu onde está o problema: uma peça danificada que precisará ser substituída por outra.
Se você fizer isso e mesmo assim esta máquina secundária ligar, então o problema pode estar lá na sua placa-mãe. Nesse assunto eu ficarei te devendo, pois admito ter um conhecimento limitado em eletrônica. Inclusive, seria até ideal você requisitar o serviço de um técnico em eletrônica para observar onde está o problema e descobrir se existe solução. Existem alguns técnicos em informática muito feras que possuem conhecimento em eletrônica também, e encontrá-los é um grande achado (um dia serei eu. Kkkkkkk)!

Se eu estiver esquecido de alguma coisa, acrescento aqui.
Mas acredito que é isso!

Valeu! 👊

• 2 semanas depois...
Postado

@Miguel Alves Barbosa Agt levou pra assistência técnica e ele disse que a entrada de energia da fonte tava com mau contato, como estava na garantia que levamos para arrumar mes passado, ele só arrumou e falou o que era. Valeu mesmo assim, confio que um dia você será um grande técnico!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...