Ir ao conteúdo

Indicações de componentes p/ resfriamento até R$1.500,00

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria de saber qual gabinete e fãs são indicados, e se é melhor optar por um Air Cooler ou Water Cooler para essas configurações, pois, de um tempo para cá, o PC tem esquentado muito, a ponto de desligar. Não me importo com componentes que tenha pisca-pisca, só quero que tenha uma boa temperatura.

Eu estava vendo o Montech 903 base, mas ela não está mais em estoque.

*Processador Intel Core i7 12700F

*Placa de vídeo RTX 3080 10GB PALIT

*Placa-mãe B660M TUF GAMING PLUS

*WaterCooler RiseMode ARGB 240mm

*3 fans MCR-Z10RGB-01

*Fonte Super Flower LEADEX III 750w

*Gabinete Redragon Wheel Jack White

• Solução
Postado

Instalou fans neste gabinete? Se sim são genéricos "de enfeite" ou com CFM acima de 60, pressão acima de 1.5?

O que prejudica o Wheel Jack é bobagem de vidro na frente atrapalhando os fans - ar não passa por vidro; mas como tem um certo afastamento, para saber o quanto o gabinete esta influenciando na temperatura do CPU faça um teste removendo o vidro, se a diferença for uns 10 graus resta remover o vidro e deixar só o filtro, ou passar o gabinete para frente e comprar um melhor.

O momento esta ruim para comprar gabinete, visto que o bom Air 903 esgotou, o mais próximo em "custo/performance" seria o Montech  Sky Two GX, mas na cor preta também esgotou, e o pior é que o próximo ano começará com preços ainda piores, devido a desvalorização da moeda e da inflação.

Gamemax Defender - R$ 197,00 - excluindo não suportar placa-mãe ATX tem bom espaço, e como custa "barato" deixa margem para comprar fans PWM.

• Frente mesh (porosidade 48%)
  • 3 filtros de poeira
  • placa-mãe micro ATX (M-ATX)
  • GPU até 410mm - 380mm com fans na frente por dentro do painel frontal
  • Air cooler até 165mm
  • WC até 360mm na frente e no teto
  • Dimensões: (C)415*(L)210*(A)435mm - volume interno ~37,9 Litros

Postado
21 horas atrás, 1lokos disse:

Instalou fans neste gabinete? Se sim são genéricos "de enfeite" ou com CFM acima de 60, pressão acima de 1.5?

O que prejudica o Wheel Jack é bobagem de vidro na frente atrapalhando os fans - ar não passa por vidro; mas como tem um certo afastamento, para saber o quanto o gabinete esta influenciando na temperatura do CPU faça um teste removendo o vidro, se a diferença for uns 10 graus resta remover o vidro e deixar só o filtro, ou passar o gabinete para frente e comprar um melhor.

Sim, é 3. Pelo que me lembro, ele tem 40 CFM, já a pressão, eu não me recordo.

Eu retirei o vidro da frente e, realmente, a temperatura caiu 12 graus, mas, em jogos mais pesados, ele ainda continua desligando.

Postado

Bom, desconfie também desse WC Rise Mode, com o uso o líquido pode ter baixado devido a permeabilidade das mangueiras de baixo custo, vide esse caso, por isso não deve comprar WC "genérico" com apenas 1 ano de garantia. Compre modelos de marcas tradicionais no mercado internacional com 3, 5, 6 anos de garantia.

Thermalright Aqua Elite V3 240mm ARGB - R$ 315,00 - o 360mm é R$ 420,00.

Garantia 36 meses.

Postado

Então, @1lokos, eu pensei nesse lado do WC, mas como eu não sei mexer, resolvi deixar de lado. Estava vendo sobre esse WC e vi que, embora seja "barato", acaba saindo caro para uma configuração dessas. No caso do gabinete, ele já vem com 4 fãs ou precisa comprar alguma ?

Postado

O gabinete Defender não inclui fans, o que é bom, porque fan que vem em gabinete barato só serve "de enfeite" e acrescenta alguma coisa no preço.

Dê uma olhadas nos fans Segotep na Kabum, tem modelos PWM (controle dinâmico de RPM pelo BIOS) por menos de R$ 30,00 - considere que entregam uns 75% do CFM prometido.

Postado

Creio que essas Fans sejam mais adequadas, com mais de 50 CFM e 1,50 de pressão. Não sei se 28,03 dB não seria um ruído que incomodaria.

Postado

28 dBA  é o OK, se não me engano é o limite que os gringos consideram "civilizado" para fans de gabinete, e como são fans PWM voce pode usar curva de fan, só vão atingir 100% de RPM quando o CPU passar de determinada temperatura.

Eu uso um i5-12400F e as fans no gabinete são Cooler Master Sickleflow 120, estão limitadas para 50% de RPM em uso normal e quando em uso intenso aumentam para 80%, essa é a vantagem da fan PWM.

O nível abaixo seria 25 dBA, pois de modo geral o ouvido humano só consegue perceber variação na pressão sonora a cada 3 dBA; o que poucas fans atingem, como as caras Noctua.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...