Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, tudo bem?

Desde que montei o meu computador no início de 2024, percebi algumas irregularidades nos jogos que costumo jogar, como League of Legends (LoL), Valorant e, mais recentemente, EA Sports FC Rivals. O problema é que os jogos travam de forma repentina: o FPS cai para 0, e após 1~2 segundos, ele volta ao normal. Não consegui identificar a causa desse problema.

Segue abaixo a configuração do meu computador para referência, além do diagnóstico do DirectX em anexo: 

Placa-mãe: ASRock B760 Pro RS WiFi

BIOS: Versão 1.01 (UEFI)

Processador: Intel Core i5-13400F (13ª geração, 16 núcleos, ~2.5 GHz)

Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 4060 8 GB

memória RAM: Corsair Vengeance RGB (branca) 32 GB (2x16 GB) DDR5-5200

Caso tenha alguma sugestão ou ideia do que pode estar causando esses travamentos, fico no aguardo. Agradeço pela ajuda! 

DxDiag.txt

Postado
2 horas atrás, Flávio Pedroza disse:

Qual sua fonte de alimentação? Qual o seu SSD? Usa estabilizador? Geralmente isso é problema de disco. Faça um diagnóstico nele. Aproveite e use o programa MSI afterbunner para monitorar as temperaturas durante o jogo.

Então, minha fonte é Fonte XPG Kyber SuperFrame, 850W, 80 Plus Gold, e meu SSD é SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s - SNV2S/1000G
Não uso estabilizador.. a temperatura nos jogos fica no 45~56 no LoL e eu não verifiquei no Rivals

Postado

Use o MSI Afterburner durante o jogo e verifique se quando acontece a queda de FPS o clock do CPU também caiu, o que indicaria problema de alimentação, seja pelo VRM da placa-mãe ou da fonte, e excluiria problema no SSD. Se não acontecer, o suspeito passa a ser o SSD.

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, 1lokos disse:

Use o MSI Afterburner durante o jogo e verifique se quando acontece a queda de FPS o clock do CPU também caiu, o que indicaria problema de alimentação, seja pelo VRM da placa-mãe ou da fonte, e excluiria problema no SSD. Se não acontecer, o suspeito passa a ser o SSD.

Agora que você falou, sim o clock cai um pouco... O que posso fazer a respeito? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...