Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal! Tudo bem?

Estou precisando de uma ajuda com o meu setup. Montei meu computador há quase dois anos e, desde então, não realizei nenhuma manutenção além de limpezas básicas. Notei que algumas das ventoinhas do gabinete estão com problemas: uma já parou de funcionar e outra está apresentando sinais de falha.

Gostaria de sugestões de ventoinhas (fans) que sejam de boa qualidade, mas com um custo acessível, e que tenham iluminação RGB. Além disso, gostaria de saber se vale a pena instalar a quantidade máxima de ventoinhas que o gabinete suporta.

Por fim, também estou procurando um air cooler eficiente e uma boa pasta térmica para montar esse "KIT" de refrigeração. moro no Nordeste onde faz calor durante todo ano, acredito que seja ideal esse upgrade no meu setup. Tenho o limite de 300R$ (Mais que pode ser quebrado dependo da qualidade dos produtos).

Agradeço muito pela ajuda de vocês!

Aqui está a configuração completa do meu computador e as fotos do meu gabinete.

placa-mãe: GIGABYTE A520M S2H

PROCESSADOR: Ryzen 5 5600G

memória RAM: 2x 8GB 3200MHZ

FONTE: MSI MAG A650BN

PLACA DE Vídeo: RTX 4060

GABINETE: FORTREK CRUISER

SSD: 1TB

1.thumb.webp.b32b8a95f6ef1bafbc7998f52053c19a.webpPage-Site-Cruiser.jpg.32b34b603c13da5677642673c7d7ee45.jpg

• Curtir 1
Postado

opa 
você mora em local quente, pode colocar o quanto puder de fans 
só vai ajudar 
como o @Banunin falou, fan cooler master sao ótimas e a AK400 é top, uso uma versão mais simples dela, deepcool 400v2 já é muito boa 
eu tenho e recomendo 
outra fan q uso é a Aigo Darkflash 65CFM
bem silenciosa e forte 

• Curtir 1
  • Solução
Postado
2 horas atrás, juhniu disse:

pode colocar o quanto puder de fans 

No caso dele, que usa air cooler, o máximo é 5 fans, 3 na frente admitindo ar, 1 na traseira e 1 no teto, mais para trás fazendo exaustão.

Fans além destas será "rasgar dinheiro", 2 ou 3 fans no topo prejudica o fan do air cooler, isso já foi testado inclusive por fabricante de gabinete - NZXT.

2 horas atrás, juhniu disse:

AK400 é top, uso uma versão mais simples dela, deepcool 400v2

O 400 V2 saiu de linha a mais de ano, o AK400 é inferior ao AG400 , que é mais eficiente (2 - 3 graus) porque é mais novo e usa fan mais forte, custa R$ 20,00 a menos, é mais baixo, o fan não fica sobre a memória e é mas fácil de instalar, não precisa tirar o fan.

Suponho que o pessoal acha que o AK400 é mais eficiente porque custa mais caro. 😛 

AG400-offset.jpg

2 horas atrás, biel.sx7 disse:

...ventoinhas (fans) que sejam de boa qualidade, mas com um custo acessível, e que tenham iluminação RGB.

Thermalright TL-C12B-S V3 - R$ 112,80 (kit com 3 unidades ~R$ 37,37 cada). O vendedor é loja antiga, de confiança, despacha rápido.

• Fluxo de ar do fan: 66.17 CFM
  • Pressão do ar: 1.53mm H2O
  • Nível de ruído: 25.6 dBA
  • LED ARGB (5V, 3 pinos [o oo]) - A A520M S2H tem esse conector.

Air cooler com LED ARGB, tem  desempenho similar ao AG400 (que é melhor que o AK400)..

Thermalright Assassin X 120 R SE ARGB - R$ 136,74

Como tera vários fans e LED para ligar (do gabinete, do air cooler) precisa expandir as conexões da placa-mãe, para isso use uma controladora como HUB.

Controladora ARGB e HUB PWM - R$ 34,99

• Conector PWM para até 9 fans
  • Conector ARGB para os LED de até 9 fans
  • Controle do "frufru" dos LEDs por software de placa-mãe ou OpenSource, e opcional via botão LED ou Reset do gabinete. Tem controle remoto, mas evite usar se estiver fazendo controle por software, ou tera conflito com a curva de fan do BIOS, o que poderá queimar o PWM dos fans.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!