Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Hoje, dia 18/01/2025, meu pc deu um problema bizarro e não consigo resolver. Ele está desligando o vídeo e os periféricos sozinho, porém, ele continua ligado, o cpu fan continua rodando, as memórias acesas e as fans do gabinete ligadas e rodando. O vídeo some, o mouse não funciona e apaga, o teclado não funciona e apaga, os leds do cabo de rede também apagam. E outra, não consigo desligar pelo botão do gabinete e nem reiniciar. O unico jeito é desligando a fonte. Pesquisei na net e não achei nada parecido. O pc tem 1 ano e 10 meses de uso e essa é primeira vez que ele faz isso. Tirei as memórias e coloquei de volta, tirei o cabo de energia do cpu e nada, tirei SSD e coloquei de volta, e nada também. Eu uso filtro de linha barato, então eu resolvi espetar na tomada direto, também não resolveu. Verifiquei os cabos da fonte, procurei algo queimado, mas não achei nada. Hoje de manhã, funcionou normalmente, joguei o cod black ops 2, e estava funcionando normalmente. Quando terminei de jogar e fui assistir uma partida de futebol online, ele simplesmente deu esse problema. Esse problema aparece tanto quando estou no Windows, quanto na BIOS, e é impossível desligar pelo botão do gabinete. É como se o PC desliga todos os periféricos, incluindo a TV, mas continua ligado e se recusando a desligar ou reiniciar pelo botão do gabinete.

Não sei o que isso.

Minhas configurações:

Windows 11 pro

placa-mãe: B450m ds3h v2 (a versão da BIOS é de 2022, mas não lembro qual)

Cpu: Ryzen 5 5600G

RAM: Asgard Loki w2 2x8 (16GB) em 3200mhz

Fonte: Gamemax gm650W

SSD: Kingspec 1TB

Gabinete: montech x3 mesh

Não tenho placa de vídeo dedicada, uso apenas a vega do Ryzen 5600G. Nunca fiz overclock em nada, apenas o xmp das memórias. Eu uso uma TV em vez de monitor, mas isso não muda nada.

Em anexo estão: o mouse apagado, teclado apagado, os leds do cabo de rede apagados, a fonte ligada, e o PC com CPU fan ligado, fans do gabinete ligadas e as memórias ligadas.

2025_01_18_17.05.51.jpg

2025_01_18_17.05.32.jpg

2025_01_18_17.06.24.jpg

2025_01_18_17.04.54.jpg

2025_01_18_17.06.13.jpg

2025_01_18_17.06.32.jpg

Postado

@Falatu , eu nunca estressei essa fonte, ela nunca foi levada ao limite. Dificilmente, meu sistema consome muito mais que 100 watts. Essa fonte tem 650W, PFC ativo e 80 plus bronze. No momento, não tenho como testar outra fonte. Se não tiver jeito, vou ter que ir em alguma assistência pra testar peça por peça. 

• Solução
Postado

@Falatu eae mano!? Então, segui sua dica e fui além. Primeiro, eu tirei o SSD, as memórias e a bateria CMOS da placa-mãe e dei um reset na BIOS. Deixei o PC depenado por um dia.

No dia seguinte, eu coloquei a bateria CMOS de volta na placa-mãe e coloquei apenas 1 pente de memória RAM em um slot que nunca tinha usado (eu usava as momorias no slots 2 e 4, agora está 1 e 3). Não coloquei o SSD.

Deu boot normalmente na BIOS. Fiquei 1 hora na tela de BIOS pra vê se ele apagava. Não mexi em nada, nem ativei o xmp. Olhei as tensões e estavam todas normais, e as temperaturas também. Então desliguei o pc e coloquei o outro pente de RAM e o SSD. Deu boot no Windows normalmente. Não mexi em momorias pra vídeo integrado e também não ativei o xmp. O PC está normal, tensões normais e temperaturas ok. Provavelmente foi minha placa-mãe que deu algum bug esquisito na BIOS. Faz 2 dias que o PC está funcionando normalmente. Caso problema retorne, vou trocar a bateria CMOS da placa-mãe.

Valeu mesmo @falatu, você foi único nesse fórum inteiro que me deu uma ajuda. Tmj🤝🏽

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!