Ir ao conteúdo

VGA RX 570 travando frequentemente, adeus VGA? Dicas pra substituir?

Ir à solução Resolvido por Mr.Robott,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde...

Tenho o seguinte setup:

ASUS Prime Z390-P

Core i7 9700K (Sem O.C.)

32 GB RAM DDR4 @3200

PowerColor RX-570 4GB GDDR5 Red Dragon 256-bit

Recentemente tive alguns travamentos bizarros da VGA (imagem anexa), aparece esse padrão, azul, as vezes em vermelho, os dois monitores travam, e depois de algum tempo retornam. Tem se tornado cada vez mais frequente.

Primeiramente suspeitei de software, já fiz downgrade do Adrenalin para a versão 22.5.1 sem sucesso, continua travando.

Suspeito que minha VGA está se entregando, então pergunto:

1) Alguém já passou por algo semelhante?

2) Qual VGA me indicam, caso necessária substituição? Lembrando que quase não jogo, mas tenho uso intenso em 2 monitores Full HD. Gostaria de já fazer um upgrade para uma VGA que suporte QuadHD...

Obrigado,

Sandrix!

IMG_20250128_151043410_HDR_AE (Large).jpg

• Triste 2
  • sandrix alterou o título para VGA RX 570 travando frequentemente, adeus VGA? Dicas pra substituir?
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, sandrix disse:

Boa tarde...

Tenho o seguinte setup:

ASUS Prime Z390-P

Core i7 9700K (Sem O.C.)

32 GB RAM DDR4 @3200

PowerColor RX-570 4GB GDDR5 Red Dragon 256-bit

Recentemente tive alguns travamentos bizarros da VGA (imagem anexa), aparece esse padrão, azul, as vezes em vermelho, os dois monitores travam, e depois de algum tempo retornam. Tem se tornado cada vez mais frequente.

Primeiramente suspeitei de software, já fiz downgrade do Adrenalin para a versão 22.5.1 sem sucesso, continua travando.

Suspeito que minha VGA está se entregando, então pergunto:

1) Alguém já passou por algo semelhante?

2) Qual VGA me indicam, caso necessária substituição? Lembrando que quase não jogo, mas tenho uso intenso em 2 monitores Full HD. Gostaria de já fazer um upgrade para uma VGA que suporte QuadHD...

Obrigado,

Sandrix!

IMG_20250128_151043410_HDR_AE (Large).jpg

Isso aí é artefato, e pode ter concerto sim, só não é sempre tão simples de resolver, muitas vezes vai precisar fazer BGA no chip e/ou  nas memórias.

Qual seu orçamento pra placa de vídeo?Pra quad HD, eu te indicaria começar no nível de uma RX 6750XT ou RTX 4060 TI, dando prioridade a radeon nessa situação devido a maior quantidade de VRAM.

Postado
18 minutos atrás, DeKKo disse:

Isso aí é artefato, e pode ter concerto sim, só não é sempre tão simples de resolver, muitas vezes vai precisar fazer BGA no chip e/ou  nas memórias.

Qual seu orçamento pra placa de vídeo?Pra quad HD, eu te indicaria começar no nível de uma RX 6750XT ou RTX 4060 TI, dando prioridade a radeon nessa situação devido a maior quantidade de VRAM.

Meu orçamento é o menor possível, só não queria investir dinheiro em uma VGA obsoleta (RX 580, por exemplo), minha opção é sempre o melhor custo-benefício.

QuadHD não é prioridade, contemplando meus dois monitores FHD por enquanto está ótimo...

Obrigado!

• Membro VIP
  • Solução
Postado
12 horas atrás, sandrix disse:

Meu orçamento é o menor possível, só não queria investir dinheiro em uma VGA obsoleta (RX 580, por exemplo), minha opção é sempre o melhor custo-benefício.

QuadHD não é prioridade, contemplando meus dois monitores FHD por enquanto está ótimo...

Obrigado!

Nesse caso, a RX 6600 é um excelente custo-benefício pra 1080P, ela entrega desempenho comparável a uma RTX 3060 custando ~1400 reais(frequentemente aparece por 1200 em promoções)

Se quiser mais desempenho, A RX 6650XT e a RX 7600 também são dimensionadas pro Full HD, e possuem desempenho consideravelmente melhor que a RX 6600(20-30%)

Entre elas duas, elas são bastante próximas, a diferença de desempenho entre a 7600 e a 6650XT é de menos de 10% em favor da 7600, então não recomendo a menos que ela esteja no máximo 10% mais cara que a 6650XT.

Postado
8 horas atrás, DeKKo disse:

Nesse caso, a RX 6600 é um excelente custo-benefício pra 1080P, ela entrega desempenho comparável a uma RTX 3060 custando ~1400 reais(frequentemente aparece por 1200 em promoções)

Se quiser mais desempenho, A RX 6650XT e a RX 7600 também são dimensionadas pro Full HD, e possuem desempenho consideravelmente melhor que a RX 6600(20-30%)

Entre elas duas, elas são bastante próximas, a diferença de desempenho entre a 7600 e a 6650XT é de menos de 10% em favor da 7600, então não recomendo a menos que ela esteja no máximo 10% mais cara que a 6650XT.

@DeKKo Obrigado,

Estava analisando a RX 6600 mesmo, acho que vou por esse caminho.

Achei essa 7600 em promoção por R$ 1749,00 no Kabum, acho que ele vale a pena...

https://www.kabum.com.br/produto/475647/placa-de-Vídeo-rx-7600-gaming-oc-8g-amd-radeon-gigabyte-8gb-gddr6-128bits-RGB-gv-r76gaming-oc-8gd

• 4 meses depois...
Postado

Acabei adquirindo uma Gigabye RTX 3050 usada...

Gostaria de dicas de como posso testá-la para verificar possíveis falhas? programas a serem usados, etc.

Obrigado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!