Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Resumo:

Notebook usado recém comprado que antes funcionava normal, passou a dar um monte de problemas aleatórios e tela azul com mensagens de erros diferentes, antes num intervalo de dias, agora varias vezes por dia, mas da ZERO PROBLEMAS se eu abro qualquer jogo pra jogar!

Detalhes:

Comprei um notebook Dell Inspiron usado há cerca de 2 meses, funcionou de boa durante 1 mês, já esse ano tem acontecido todo tipo de problema diferente. As primeiras coisas que fiz nele no inicio foi remover programas que vem junto com o Windows 11 que não uso, instalar todos os que eu uso, atualizar todos os drivers com Driver Booster e também troquei toda a pasta térmica porque esquentava muito e a ventoinha por outra igual porque fazia um barulho alto e irritante. No intervalo de 1 mês, só tive 1 problema que não dei muita relevância (Windows Defender que estava desativado, reativou sozinho e desativou o meu antivírus, eu desinstalei o antivírus que usava, já que ele nem abria mais e deixei só o Defender mesmo).

Passado uns dias, foi surgindo um monte de problemas seguidamente (menos tela azul), e eu ia resolvendo esses problemas quando apareciam, resolvia e dias depois já aparecia outro diferente, a principio suspeitei que o Windows Defender estivesse por trás desses problemas, por causa do primeiro problema e também porque era a única coisa que recebia update automático do sistema (meu Windows Update não recebe atualizações porque alcançou o fim do serviço, versão 22h2 e tampouco aparece a opção de atualizar pra versão 23h2), então quando surgiu outros 2 problemas em dias diferentes, eu vi que o Defender havia aplicado uma atualização nesses 2 dias. Fiz verificação por vírus com 7 antivírus, nenhum deles encontrou nada! Dito isso, voltei a desativar o Defender e os problemas seguiam aparecendo, então não era ele o causador.

Eu não fiz nada de diferente no PC de quando os problemas começaram a aparecer, tudo o que eu mexi foi na primeira semana e o PC seguia funcionando normal por 2 ou 3 semanas, ou seja, não instalei programas depois disso, com exceção de jogos, mas são todos da Steam. Durante umas 3 semanas foram surgindo problemas que fui resolvendo (nenhum se resolveu sozinho e não dava tela azul), já nessa última semana é quase tudo travamento e tela azul com todo tipo de mensagem de erro diferente e várias vezes no dia, só que o bizarro é que isso não acontece enquanto estou jogando, mas sim em qualquer outra atividade! Posso deixar um jogo aberto o dia todo e não da nada, mas se eu fecho o jogo uns minutos depois já vem algum problema ou tela azul.

Diagnósticos da Dell não detecta nada de errado, Windows não vê problemas no sistema, memória, SSD, então testei o "Verificador de Driver", configurei pra verificar todos os drivers e o Windows 11 não iniciava mais, dava tela azul antes do login, tive que desativar pelo modo de segurança, cheguei a testar isso porque tudo me levava a crer que era problema de driver e mais precisamente driver de rede, depois de ver milhares de logs do sistema repetidos com o Aviso de "Whea-Logger (id 17) / Erro de hardware corrigido" que se relacionava com esse driver, porém desinstalando ele e o driver de vídeo não mudou nada, o Windows reinstala o mesmo e no site da Dell não tem outro driver no lugar, o tal do Whea-Logger (id 17) eu resolvi de outra forma e não da mais este aviso, mas o PC continua a dar problemas!

Driver Booster não me da a opção de reverter os drivers atualizados, sendo que o programa tinha feito backup quando atualizou, e foram quase 100 drivers atualizados, sempre usei esse programa em vários PCs que tive e nunca me deu problema antes. Qual outro tipo de coisa vocês acham que pode ser? Se é driver mesmo causando tudo isso (leia abaixo os erros), é estranho não ter dado problema antes quando os atualizei e só umas 3 semanas depois e também por que jogar qualquer jogo anula os problemas? Tudo muito confuso! Quero sugestões do que fazer, deixando formatar como última opção!

Lembrando que não tem como eu fazer uma restauração do sistema para uma data de quando estava normal porque o meu SSD tem pouco espaço, então só tinha disponibilizado 5gb em Proteção do Sistema e com isso só tem pontos de restauração recentes que substituíram os antigos. E adianto que já atualizei a BIOS e esses comandos não ajudaram:
sfc /scannow
chkdsk /f /r
dism.exe /online /cleanup-image /restorehealth

Problemas que eu lembro que aconteceram e fui resolvendo:

Teclado desconfigurado, funcionava mas não saia nenhuma letra, nada, apenas alguns atalhos, e acontecia o mesmo com o teclado virtual, ou seja eu não podia escrever nada
Botão esquerdo do mouse desconfigurado, não clicava, nem selecionava, tinha outra função
Explorer não abria de nenhuma forma possível e nenhum programa abria por atalhos no desktop, mas abriam pelo menu iniciar
Tela da área de trabalho piscando sem parar
Tela toda preta depois do login, só mostrando seta do mouse e símbolo de carregando ao lado dela
Tela toda preta antes do login
Pop-up na tela com alguns processos do Windows sendo interrompidos, deixando de funcionar
Barra de tarefas desaparecendo
Gerenciador de tarefas não funcionando
Letras bugadas com caracteres especiais

Enfim, tem sido estressante esse mês...

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, 000 disse:

As primeiras coisas que fiz nele no inicio foi remover programas que vem junto com o Windows 11 que não uso, instalar todos os que eu uso, atualizar todos os drivers com Driver Booster e também troquei toda a pasta térmica porque esquentava muito e a ventoinha por outra igual porque fazia um barulho alto e irritante.

Bom dia.

Sinto ter que lhe dizer isso, mas seus problemas começam aqui. A depender das configurações do seu Dell Inspiron, Windows 11 não será o melhor sistema para ele (dependendo principalmente de qual CPU esse notebook tem).

Além disso, mesmo que o Windows 11 não fosse a fonte principal do problema inicial, agora tem mais chances de se tornar a fonte do problema, porque você usou um instalador de drivers que é até bem útil para máquinas muito mais antigas, mas que pode oferecer riscos à segurança do seu dispositivo mais moderno.

Sugiro que você faça backup dos seus dados importantes, que porventura estejam neste notebook, e reinstale o sistema do absoluto zero (sugiro Windows 10).

• mês depois...
Postado

Atualização: Após comentar aqui, havia revertido um monte de drivers para a versão que estava de quando eu recebi e mesmo assim não tinha resolvido nada. Num acaso eu consegui "solucionar" tudo, desativando "C-States Control" na BIOS, não tive mais nenhum problema e tela azul durante umas 3 semanas, usando o notebook todos os dias durante muito tempo, então achei que tivesse achado a solução, mas nos últimos dias, tive 3 tela azuis em dias diferentes, que de acordo com o BlueScreenView, todas causadas por ntoskrnl.exe, mesmo erro presente antes.

Agora preciso descobrir a relação entre ntoskrnl.exe (Kernel do Windows NT), C-States desativado, PCI Express desligado e abrir qualquer jogo dar estabilidade.

Achei 3 tópicos de outros usuários que parecem ter este mesmo problema, mas as poucas soluções que vi não serviram para mim.

Aqui tem alguns usuários citando este mesmo erro e dizendo também que durante jogos fica normal:

https://www.reddit.com/r/Windows10/comments/n34dea/blue_screen_caused_by_ntoskrnlexe3f5e40_help/?tl=pt-br

https://forum.adrenaline.com.br/threads/bsod-tela-azul-ntoskrnl-exe.678190/

Um detalhe, a ventoinha nova que comprei ta fazendo o mesmo barulho alto e irritante que fazia a outra, depois de 2 meses só, ela dispara aleatoriamente sem que a temperatura tenha aumentado, pode fazer um barulhão com o notebook ocioso ou ficar silenciosa (mas rodando) enquanto eu jogo, me pergunto se isso pode ter alguma relação com as telas azuis e ai pode ser algum problema de hardware ou ter sido só coincidência ter voltado agora nessa última semana.

• Membro VIP
Postado
Em 01/03/2025 às 14:25, P0mbo disse:

Atualização: Após comentar aqui, havia revertido um monte de drivers para a versão que estava de quando eu recebi e mesmo assim não tinha resolvido nada. Num acaso eu consegui "solucionar" tudo, desativando "C-States Control" na BIOS, não tive mais nenhum problema e tela azul durante umas 3 semanas, usando o notebook todos os dias durante muito tempo, então achei que tivesse achado a solução, mas nos últimos dias, tive 3 tela azuis em dias diferentes, que de acordo com o BlueScreenView, todas causadas por ntoskrnl.exe, mesmo erro presente antes.

Agora preciso descobrir a relação entre ntoskrnl.exe (Kernel do Windows NT), C-States desativado, PCI Express desligado e abrir qualquer jogo dar estabilidade.

Achei 3 tópicos de outros usuários que parecem ter este mesmo problema, mas as poucas soluções que vi não serviram para mim.

Aqui tem alguns usuários citando este mesmo erro e dizendo também que durante jogos fica normal:

https://www.reddit.com/r/Windows10/comments/n34dea/blue_screen_caused_by_ntoskrnlexe3f5e40_help/?tl=pt-br

https://forum.adrenaline.com.br/threads/bsod-tela-azul-ntoskrnl-exe.678190/

Um detalhe, a ventoinha nova que comprei ta fazendo o mesmo barulho alto e irritante que fazia a outra, depois de 2 meses só, ela dispara aleatoriamente sem que a temperatura tenha aumentado, pode fazer um barulhão com o notebook ocioso ou ficar silenciosa (mas rodando) enquanto eu jogo, me pergunto se isso pode ter alguma relação com as telas azuis e ai pode ser algum problema de hardware ou ter sido só coincidência ter voltado agora nessa última semana.

Bom dia.

O problema ainda persiste para você?

Postado
Em 03/03/2025 às 10:25, Gabriel U disse:

Bom dia.

O problema ainda persiste para você?

Sim, numa frequência menor, o que notei é que com o C-States ativado, a tensão diminui, Core VID fica em média 0.700v.

Com o C-States desativado o Core VID sobe pra uma média de 0.950v, não altera ao jogar, só muda a potência.

Então é como se o notebook precisasse de mais energia para funcionar, isso explicaria a estabilidade ao abrir algum jogo.
Meu carregador é original, não ligo em estabilizador/no-break, não fiz overclock e único upgrade que fiz foi botar um pente de 8gb de RAM, totalizando 16gb e antes de botar mais memória o notebook já estava com esses problemas.

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, P0mbo disse:

Sim, numa frequência menor, o que notei é que com o C-States ativado, a tensão diminui, Core VID fica em média 0.700v.

Com o C-States desativado o Core VID sobe pra uma média de 0.950v, não altera ao jogar, só muda a potência.

Então é como se o notebook precisasse de mais energia para funcionar, isso explicaria a estabilidade ao abrir algum jogo.
Meu carregador é original, não ligo em estabilizador/no-break, não fiz overclock e único upgrade que fiz foi botar um pente de 8gb de RAM, totalizando 16gb e antes de botar mais memória o notebook já estava com esses problemas.

Entendi.

Além dos ajustes diretos na BIOS, você se lembra de verificar os planos de energia do Windows em si?

Postado
3 minutos atrás, Gabriel U disse:

Entendi.

Além dos ajustes diretos na BIOS, você se lembra de verificar os planos de energia do Windows em si?

Sim, é por eles que desliguei o PCI Express pra resolver a questão do Whea-Logger (id 17), e a tela azul da em qualquer um dos planos.

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, P0mbo disse:

Sim, é por eles que desliguei o PCI Express pra resolver a questão do Whea-Logger (id 17), e a tela azul da em qualquer um dos planos.

Entendi.

Nesse meio tempo, você formatou o seu sistema alguma vez? (Além disso, preciso que me informe qual o processador do seu Dell Inspiron).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!