Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia! Vou tentar explicar desde o começo. Formatei meu notebook porque já estava obsoleto, e isso acabou ativando o BitLocker, que pediu a chave de recuperação. Até aí tudo bem, eu tinha a chave, então resolvi o problema. Aproveitei que já tinha formatado e tentei fazer um dual boot com o Zorin OS (baseado no Ubuntu). O processo correu bem, testei o Zorin OS, mas não gostei e decidi voltar para o Windows 11.

Ao tentar remover o dual boot, o BitLocker pediu a chave de recuperação novamente. Digitei a chave, entrei no Windows e removi o dual boot. Depois, reiniciei o notebook para verificar se tudo estava funcionando, e aparentemente estava. Porém, quando tentei entrar no Windows novamente, ele pediu a chave de recuperação mais uma vez. Coloquei a chave, mas dessa vez apareceu uma tela azul.

A primeira coisa que fiz foi usar meu pendrive bootável para tentar recuperar meus arquivos, mas o sistema pediu uma senha. Presumi que fosse a chave do BitLocker, mas mesmo assim não consegui acesso. Então, criei outro pendrive bootável com o Windows 11 para tentar reinstalar o sistema. No entanto, quando fui escolher a partição, os SSDs não apareceram, nem mesmo outros dispositivos que conectei. Tentei usar o diskpart, mas também não mostrou nada. Os SSDs só aparecem na BIOS.

A única coisa que consegui fazer até agora foi instalar o Zorin OS novamente no SSD.

Postado

Então, no fim das contas não está sendo possível instalar o Windows, porque este não reconhece o SSD., certo ? Mas a instalação do Linux vai de boa...

Se já fez a cópia dos dados, carregue o Zorin, rodando direto do pendrive. Abra o Gparted e crie uma nova tabela de partição GPT no disco(SSD). Depois crie uma partição NTFS.

Veja se consegue reinstalar o Windows.

Postado
agora, Shura_Br disse:

@FoxBlack Como fazer isso?

A versão é diferente, mas a base é a mesma.

O sistema carrega e roda diretamente do pendrive sem instalação.

Aí, você aciona o menu de aplicativos, localiza o Gparted e faz as alterações no SSD.

• Membro VIP
Postado
37 minutos atrás, Shura_Br disse:

Sua BIOS é da Insyde Software.

Esse problema é clássico, mas fácil de resolver. Vá para a aba Principal do BIOS e pressione Ctrl + S, por favor. Vai aparecer a opção VMD Controller, habilitada. Desabilite. Salve e saia. Tente achar o SSD de novo.

• Curtir 1
Postado

Estou sem ideias!!  Visto que é possível instalar o Linux, não é problema com os cabos conectados ao SSD. 

Só "penso" que a única explicação seria algo provocado pelo BitLocker. Mas isso deveria ter sido eliminado na criação da nova tabela de partição.

A não ser, não sei se isso seria possível, que o bloqueio esteja no BIOS.

Como não gosto e nunca usei o BitLocker não sei se ele interfere no BIOS.

Bitlocker não afeta o Linux. Por isso acredito que esse seja instalado normalmente.

• Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, FoxBlack disse:

Estou sem ideias!!  Visto que é possível instalar o Linux, não é problema com os cabos conectados ao SSD. 

Só "penso" que a única explicação seria algo provocado pelo BitLocker. Mas isso deveria ter sido eliminado na ciração da nova tabela de partição.

A não ser, não sei se isso seria possível, que o bloqueio esteja no BIOS.

Como não gosto e nunca usei o BitLocker não sei se ele interfere no BIOS.

Fique tranquilo.

O problema já está resolvido e o OP está prestes a descobrir isso...

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
8 minutos atrás, Shura_Br disse:

@Gabriel U Não apareceu nada

Tente apertar Ctrl + S em cada uma das telas da BIOS, e aguarde 2 segundos em cada uma.
Se isso falhar, programe uma Senha de Administrador para seu BIOS (uma bem fácil, só pra que ela exista) antes de repetir o processo.

• Membro VIP
Postado

Geralmente aparece em uma das duas abas da BIOS marcadas com a seta...

01.png

1 minuto atrás, Shura_Br disse:

@Gabriel U Consegui tinha que apertar Ctrl + S na aba principal.

Precisamente o que pedi pra fazer no início (se bem que eu disse "Tela Principal", em vez de "Aba Principal").

Nos avise quando o instalador do Windows achar o SSD...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

4 minutos atrás, FoxBlack disse:

@Gabriel U  Já tinha visto esse detalhe de bloqueio no BIOS em Notebooks que vem com Linux de fábrica.

Pois é. Não sei por que cargas d'água esse controlador virtual de acesso existe (mas só vi em notebooks Acer até hoje).

6 minutos atrás, Shura_Br disse:

@Gabriel U Obrigado e Obrigado@FoxBlack

20250207_124740.webp

É um prazer ser útil.

Sempre que precisar resetar seu BIOS, por qualquer motivo, lembre-se de desativar a opção VMD Controller na aba Principal. Do contrário, na próxima inicialização, o Windows pode dar tela azul com o erro de INACESSIBLE_BOOT_DEVICE ("DISPOSITIVO DE INICIALIZAÇÃO INACESSÍVEL").

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • mês depois...
  • Membro VIP
Postado
Em 07/02/2025 às 11:56, Gabriel U disse:

Pois é. Não sei por que cargas d'água esse controlador virtual de acesso existe (mas só vi em notebooks Acer até hoje).

É um prazer ser útil.

Sempre que precisar resetar seu BIOS, por qualquer motivo, lembre-se de desativar a opção VMD Controller na aba Principal. Do contrário, na próxima inicialização, o Windows pode dar tela azul com o erro de INACESSIBLE_BOOT_DEVICE ("DISPOSITIVO DE INICIALIZAÇÃO INACESSÍVEL").

Aconteceu em um Lenovo... Estou tentando resolver um problema de tela azul "critical process died" seguido de outra tela azul pedindo senha do bitlocker (que o dono do notebook não faz ideia de qual seja - não está gravada na conta Microsoft). Esse tópico me ajudou em parte da solução do problema, mas ainda não consegui resolver. Boa sorte ai colega!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...