Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera!

Já tenho essa máquina há uns 2 anos, e sempre usei lindamente, mas de uns 2 meses pra cá, todas as vezes em que eu vou usar o after effects e minimizo pra fazer outras coisas, ele simplesmente apresenta problemas totalmente meu PC, as vezes dando uma tela preta por alguns segundos e voltando com a preview do after toda apresentando problemas preta e uma mensagem de erro "unknown exception".

E mais raramente, dando a tela azul que mandei a foto anexo.

Quando isso acontece, eu tenho que fechar o after e abrir de novo para continuar trabalhando, mas isso tem se tornado cada vez mais frequente, ao ponto de não durar 5 minutos aberto e já bugar todo o meu computador.

É sempre no after effects, quaisquer outros programas que utilizam Vídeo não rolam isso. Pelo menos, não que tenha acontecido comigo até então.

É possível que o problema seja hardware?

Minhas configs:
Ryzen 5 5500

placa-mãe A320M-HD

Uso o Windows em um SSD NVMe de 500gb da WDGREEN

16gb ram DDR4 2666ghz

Placa NVIDIA GeForce RTX 2060 6gb ZOTAC

Coisas que já tentei e não resolveram:
Instalar mais de 4 versões diferentes do after effects (2022, 2023, 2024 e 2025), todas dão o mesmo problema.

Já tentei reinstalar todos os drivers de vídeo.

Já tentei formatar o PC duas vezes.

Já rodei o diagnóstico de memória do windows.

Socorro!!! Simplesmente não to mais conseguindo trabalhar.

IMG_0965.JPEG

• Membro VIP
Postado

Boa tarde, Matheus. Seja muito bem-vindo ao Clube do Hardware.

Me faça um favor, antes de tudo: entre na BIOS do seu computador e resete os padrões de fábrica, por gentileza. Sabe como fazer isso?

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Matheus Calvanese disse:

Cara, não sei.

Sou meio leigo na parada

Faça o seguinte:

1. Reinicie o seu PC apertando F2 repetidamente assim que a tela acender;

2. Me envie fotos da tela que se abrir.

• Membro VIP
Postado
agora, Matheus Calvanese disse:

@Gabriel U

Por desencargo de consciencia, tirei fotos a mais

IMG_1184.JPEG

IMG_1185.JPEG

IMG_1190.JPEG

Agradeço. Facilita as coisas.

Na última foto, seleciona a ooção "Load UEFI BIOS Defaults" e confirma com Yes, se for o caso. Depois, clica em Save Changes and Exit.

Postado

Acabo de notar mais um detalhe, o erro ocorre com mais "facilidade" quando eu exporto para o adobe media encoder para renderizar o conteúdo.

Aliás, segue erro do after também.

image.png.a4100e6e3e2740dc637e21ccc8aa59a2.png

@Gabriel U

3 minutos atrás, Gabriel U disse:

Agradeço. Facilita as coisas.

Na última foto, seleciona a ooção "Load UEFI BIOS Defaults" e confirma com Yes, se for o caso. Depois, clica em Save Changes and Exit.

Feito!

Infelizmente, não resolveu, mesmo problema 

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Matheus Calvanese disse:

Feito!

Infelizmente, não resolveu, mesmo problema 

Uma pergunta:

Tem certeza de que a tela azul é exatamente igual dessa vez?

Postado

@Gabriel U

4 minutos atrás, Gabriel U disse:

Uma pergunta:

Tem certeza de que a tela azul é exatamente igual dessa vez?

Não é sempre que dá tela azul, mas sempre trava meu PC totalmente, apaga minha tela, não consigo nem acionar o "CAPS LOCK" do teclado porque não acende a luzinha, sabe?

Trava totalmente por alguns segundos.

Aí, as vezes volta, as vezes dá tela azul, as vezes desliga sem tela nenhuma. Difícil porque é um problema meio doidão.

• Membro VIP
Postado
18 minutos atrás, Matheus Calvanese disse:

@Gabriel U

Não é sempre que dá tela azul, mas sempre trava meu PC totalmente, apaga minha tela, não consigo nem acionar o "CAPS LOCK" do teclado porque não acende a luzinha, sabe?

Trava totalmente por alguns segundos.

Aí, as vezes volta, as vezes dá tela azul, as vezes desliga sem tela nenhuma. Difícil porque é um problema meio doidão.

Estou aqui revendo as fotos.

Descobri um detalhe curioso: sua BIOS está uns dois anos desatualizada. A versão mais recente é a 10.31, de 2024. A sua BIOS atual é de 2022, e a de 2024 possui atualizações de desempenho e correções importantes de segurança.

Ou seja, atualize sua BIOS (basta pesquisar A320M-HD atualização de BIOS no YouTube).

Postado
14 horas atrás, Gabriel U disse:

Estou aqui revendo as fotos.

Descobri um detalhe curioso: sua BIOS está uns dois anos desatualizada. A versão mais recente é a 10.31, de 2024. A sua BIOS atual é de 2022, e a de 2024 possui atualizações de desempenho e correções importantes de segurança.

Ou seja, atualize sua BIOS (basta pesquisar A320M-HD atualização de BIOS no YouTube).

@Gabriel U uma dúvida, no site da ASRock diz que a ultima BIOS é a minha, e a seguinte de 2024 é uma versão BETA ainda.

Não pode piorar mais ainda?

• Membro VIP
Postado
agora, Matheus Calvanese disse:

@Gabriel U uma dúvida, no site da ASRock diz que a ultima BIOS é a minha, e a seguinte de 2024 é uma versão BETA ainda.

Não pode piorar mais ainda?

Bom dia.

Apesar de já estar em versão BETA há cerca de 5 meses (o que é um pouco incomum), estou vendo as mudanças das duas mais recentes:

image.thumb.png.78646d1c4e30b9e2497a7e2cd0772386.png

Elas corrigem duas falhas graves de segurança para CPUs Ryzen, e além disso, a microarquitetura da sua CPU é a Cezanne, e não a Bristol Bridge, logo a chance de haver problemas de compatibilidade é menor.

Postado

@Gabriel U

27 minutos atrás, Gabriel U disse:

Bom dia.

Apesar de já estar em versão BETA há cerca de 5 meses (o que é um pouco incomum), estou vendo as mudanças das duas mais recentes:

image.thumb.png.78646d1c4e30b9e2497a7e2cd0772386.png

Elas corrigem duas falhas graves de segurança para CPUs Ryzen, e além disso, a microarquitetura da sua CPU é a Cezanne, e não a Bristol Bridge, logo a chance de haver problemas de compatibilidade é menor.

Feito, testado, não deu certo 😧

Postado

@Gabriel U

16 minutos atrás, Gabriel U disse:

Cara, sinceramente, estou ficando sem ideias.

Que versão de Windows você está tentando utilizar no momento?

Windows 11 Pro.

Isso não pode ser um problema de hardware ao invés de software? Algum teste que posso fazer pra tirar essa dúvida?

É possível eu instalar outro windows (o 10 por exemplo) no meu SSD secundário e fazer o teste também?

• Membro VIP
Postado
18 horas atrás, Matheus Calvanese disse:

É sempre no after effects, quaisquer outros programas que utilizam Vídeo não rolam isso. Pelo menos, não que tenha acontecido comigo até então.

Considerando que você reportou que isso acontece apenas no After Effects, e em nenhum outro aplicativo, muito difícil ser hardware.

Precisaria ser um problema bem mais frequente e aleatório para essa possibilidade, mas os sintomas ainda continuam estranhos. Se agora você já até atualizou BIOS e não funcionou, sobra apenas duas coisas:

1. Verificar o seu Visualizador de Eventos atrás de logs de erro do sistema, ou;

2. Trocar de vez o sistema operacional, e fazer downgrade para Windows 10 Pro.

Postado

@Gabriel U

1 minuto atrás, Gabriel U disse:

Considerando que você reportou que isso acontece apenas no After Effects, e em nenhum outro aplicativo, muito difícil ser hardware.

Precisaria ser um problema bem mais frequente e aleatório para essa possibilidade, mas os sintomas ainda continuam estranhos. Se agora você já até atualizou BIOS e não funcionou, sobra apenas duas coisas:

1. Verificar o seu Visualizador de Eventos atrás de logs de erro do sistema, ou;

2. Trocar de vez o sistema operacional, e fazer downgrade para Windows 10 Pro.

Consegue me ajudar a fazer esse passo 1?

E sobre trocar o windows, pra não formatar tuuuudo de novo, consigo instalar no meu SSD SATA secundário e testar, ou não faria efeito nesse caso por já ter o 11 instalado no meu NVMe?

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Matheus Calvanese disse:

@Gabriel U

Consegue me ajudar a fazer esse passo 1?

E sobre trocar o windows, pra não formatar tuuuudo de novo, consigo instalar no meu SSD SATA secundário e testar, ou não faria efeito nesse caso por já ter o 11 instalado no meu NVMe?

Sobre o passo 1, consigo sim (tutorial a seguir).

Sobre o passo 2, sim. Você pode instalar o Windows no seu SSD secundário, mas, desconecte o NVMe do seu computador (com Windows 11) quando for fazer isso (para que os arquivos de instalação não sejam acidentalmente divididos entre os discos, causando erros).

OBS.: antes de formatar seu SSD secundário com Windows 10, caso necessário, faça um pequeno teste: remova o SSD secundário do PC, mantendo o NVMe e tente iniciar o Windows sem ele. Veja como o sistema se comporta sem o segundo disco presente.

Tutorial de uso do Visualizador de Eventos (passo 1):

1. Pressione Windows + X e selecione o Visualizador de Eventos;

2. À esquerda em cima, nos ícones de pasta, selecione Modos de Exibição Personalizados, e depois clique em Eventos Administrativos;
3. Ignore todos os itens do tipo Aviso. Foque apenas naqueles com o status de Erro, ou mais ainda, o de Status de Nível Crítico.

4. Leia a descrição que aparece embaixo, e me procure caso haja algum evento Crítico recente.

Postado

@Gabriel U

agora, Gabriel U disse:

Sobre o passo 1, consigo sim (tutorial a seguir).

Sobre o passo 2, sim. Você pode instalar o Windows no seu SSD secundário, mas, desconecte o NVMe do seu computador (com Windows 11) quando for fazer isso (para que os arquivos de instalação não sejam acidentalmente divididos entre os discos, causando erros).

OBS.: antes de formatar seu SSD secundário com Windows 10, caso necessário, faça um pequeno teste: remova o SSD secundário do PC, mantendo o NVMe e tente iniciar o Windows sem ele. Veja como o sistema se comporta sem o segundo disco presente.

Tutorial de uso do Visualizador de Eventos (passo 1):

1. Pressione Windows + X e selecione o Visualizador de Eventos;

2. À esquerda em cima, nos ícones de pasta, selecione Modos de Exibição Personalizados, e depois clique em Eventos Administrativos;
3. Ignore todos os itens do tipo Aviso. Foque apenas naqueles com o status de Erro, ou mais ainda, o de Status de Nível Crítico.

4. Leia a descrição que aparece embaixo, e me procure caso haja algum evento Crítico recente.

Algo relevante nos prints? Notei que no mesmo horario que deu esse erro, também surgiu um tal de erro watchdog algo assim, to mandando print junto.

image.png.a720fe528e87994b38c51ed1f347ae34.pngimage.png.7552a9147d30e0f502b28b148d608d2f.png

image.thumb.png.46a8a77c7145661818ba359b2d046aea.png

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, Matheus Calvanese disse:

@Gabriel U

Algo relevante nos prints? Notei que no mesmo horario que deu esse erro, também surgiu um tal de erro watchdog algo assim, to mandando print junto.

image.png.a720fe528e87994b38c51ed1f347ae34.pngimage.png.7552a9147d30e0f502b28b148d608d2f.png

image.thumb.png.46a8a77c7145661818ba359b2d046aea.png

Tá legal. Parece que agora temos uma pista...

Os dois primeiros prints que você mandou são erros de vazamento de memória do Kernel. Estão diretamente relacionados às telas azuis, e algum componente do seu sistema era o que estava causando esse vazamento (e isso nos leva ao 3º print):

Um componente do seu driver de vídeo da Nvidia está danificado.

O "nvlddmkm" é componente do seu driver Nvidia, e parece estar causando os travamentos (alguma incompatibilidade com o After Effects, creio eu, embora o evento não consiga registrar a causa do erro no relatório).

O que eu faria no seu caso:

Duas soluções possíveis, sendo uma bem mais demorada do que a outra;

1. Solução mais simples: formatação para Windows 10 Pro e reinstalação manual de todos os drivers, incluindo os da Nvidia. Isso porque eu creio que seus drivers e componentes terão menor chance de ter problemas de compatibilidade com o Windows 10 do que o 11.

2. Solução mais demorada: tentativa de reparar o componente com defeito, manualmente, ou através da reinstalação do driver de vídeo via Windows Update. Funciona assim:

a. Você usa o programa DDU para desinstalar completamente o driver;

b. Você reinicia o computador e usa o Windows Update para procurar o driver de vídeo do sistema (os gráficos do computador serão processados pela CPU enquanto você faz isso);

c. O driver será reinstalado pelo Windows Update, em uma versão mais antiga, e você testa com o After Effects de novo, para ver como se comporta.

Para tentar corrigir o driver manualmente (solução mais técnica):

Siga este tutorial.

Por isso que, no seu lugar, eu testaria o Windows 10 no SSD secundário...

Postado

@Gabriel U

5 minutos atrás, Gabriel U disse:

Tá legal. Parece que agora temos uma pista...

Os dois primeiros prints que você mandou são erros de vazamento de memória do Kernel. Estão diretamente relacionados às telas azuis, e algum componente do seu sistema era o que estava causando esse vazamento (e isso nos leva ao 3º print):

Um componente do seu driver de vídeo da Nvidia está danificado.

O "nvlddmkm" é componente do seu driver Nvidia, e parece estar causando os travamentos (alguma incompatibilidade com o After Effects, creio eu, embora o evento não consiga registrar a causa do erro no relatório).

O que eu faria no seu caso:

Duas soluções possíveis, sendo uma bem mais demorada do que a outra;

1. Solução mais simples: formatação para Windows 10 Pro e reinstalação manual de todos os drivers, incluindo os da Nvidia. Isso porque eu creio que seus drivers e componentes terão menor chance de ter problemas de compatibilidade com o Windows 10 do que o 11.

2. Solução mais demorada: tentativa de reparar o componente com defeito, manualmente, ou através da reinstalação do driver de vídeo via Windows Update. Funciona assim:

a. Você usa o programa DDU para desinstalar completamente o driver;

b. Você reinicia o computador e usa o Windows Update para procurar o driver de vídeo do sistema (os gráficos do computador serão processados pela CPU enquanto você faz isso);

c. O driver será reinstalado pelo Windows Update, em uma versão mais antiga, e você testa com o After Effects de novo, para ver como se comporta.

Para tentar corrigir o driver manualmente (solução mais técnica):

Siga este tutorial.

Por isso que, no seu lugar, eu testaria o Windows 10 no SSD secundário...

Cara, vou por partes então.

Primeiro a mais rapida, vou meter o w10 e testar qualé.

Quando voce diz reinstalação manual dos drivers do w10 pro, a propria formatação já não zera tudo? Ai, é só baixar o driver no site da nvidia e pronto?

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Matheus Calvanese disse:

@Gabriel U

Cara, vou por partes então.

Primeiro a mais rapida, vou meter o w10 e testar qualé.

Quando voce diz reinstalação manual dos drivers do w10 pro, a propria formatação já não zera tudo? Ai, é só baixar o driver no site da nvidia e pronto?

Primeira coisa depois de formatar: deixe seu PC procurar os primeiros drivers através do Windows Update.

Muito simples: primeiro, formate. Quando estiver na Área de Trabalho, conecte o PC à internet e abra o Windows Update. Faça ele verificar as atualizações e deixe os downloads começarem.

OBS.: se o seu PC está sem driver de rede depois da instalação limpa, e portanto sem acesso à internet, use o seu celular, conectado via USB e com o Vínculo USB ativado nas Configurações. O seu celular vai passar a rede Wi-Fi para o PC, e isso vai permitir o download.

Só depois que tudo estiver instalado é que você vai para o site dos fabricantes baixar as versões mais atualizadas de todos. Entendeu?

Postado

@Gabriel U

agora, Gabriel U disse:

Primeira coisa depois de formatar: deixe seu PC procurar os primeiros drivers através do Windows Update.

Muito simples: primeiro, formate. Quando estiver na Área de Trabalho, conecte o PC à internet e abra o Windows Update. Faça ele verificar as atualizações e deixe os downloads começarem.

OBS.: se o seu PC está sem driver de rede depois da instalação limpa, use o seu celular, conectado via USB e com o Vínculo USB ativado nas Configurações. O seu celular vai passar a rede Wi-Fi para o PC, e isso vai permitir o download.

Só depois que tudo estiver instalado é que você vai para o site dos fabricantes baixar as versões mais atualizadas de todos. Entendeu?

Show, provavelmente farei isso de noite, e retorno com novidades.

Valeu!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...