Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estou querendo comprar meu primeiro computador e meu orçamento não pode passar muito de 5 mil reais

Favor me corrigirem se eu estiver equivocado nesses pontos:

- estou focado na pichau apenas por terem nome, e se eu escolher um pc deles, viria montado e facilitaria eu filmar o openbox/teste (precisa filmar, certo?)

- agora minha prioridade é para placa-mãe, processador e vram (vídeo), mais pra frente tento me preocupar mais com as memórias ram e SSD

- outro detalhe que está limitando minha busca é o foco em intel (ao invés de considerar amd)

*assim acabei definindo:

- no mínimo um i5 de 13ª

- ram DDR5

- vram 12gb

Esse éolo três que eu estava de olho:

R$ 4.721,38 - PC Gamer Pichau Éolo III, Core i5-13400F, GeForce RTX 3060 12GB, 16GB DDR5, SSD M.2 480GB

porém eu estava de olho quando a placa-mãe era uma 760 mas agora trocaram por uma 610...

trocaram a fabricante da placa de vídeo que era MSI mas agora passou a ser PCYES..

e também trocaram a fonte de 650 por uma de 500..

então fiquei na dúvida se seria um problema, pois fico preocupado se a placa de vídeo seria boa..

dão a opção também de voltar para a fonte 650 somente 80 plus, ou 80 plus bronze..

Gostaria de saber se essa (do éolo três) é uma boa configuração pra ficar um tempo sem atualizar:

placa-mãe Biostar H610MH D5, DDR5, Socket LGA1700, M-ATX, Chipset Intel H610, H610MH-D5

Processador Intel Core I5-13400F, 10-Core, 16-Threads, 2.5GHz (4.6GHz Turbo), Cache 20MB, LGA1700, I5-13400F-TRAY

Placa de Vídeo Pcyes GeForce RTX 3060, 12GB, DDR6, 192-bit, PGS3060FS192

Fonte Mancer Thunder 500W Bronze 80 Plus, MCR-THR500-BL01

memória Team Group T-Force Vulcan A, 16GB (1x16GB), DDR5, 5600MHz, CL40, Vermelho, FLARD516G5600HC40B01

SSD Pichau Rover S, 512GB, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 3500MB/s, gravação 2300MB/s, PCH-RVRS-512

Gabinete Gamer Mancer Narok, RGB, Mid-Tower, Lateral de Vidro, Com 3 Fans, Preto, MCR-NRK-RGB01

Cooler Para Processador Hawin você-120, 120mm, Preto, HWN-VC120-BK

Cabo HDMI Pichau, 1.8m, Preto, PG-HDTV-BL01

Cabo de Forca Pichau, 1.5m, 3 Pinos, Preto, PG-PWC-BL01

ou se estão tentando empurrar peças encalhadas montando essas configurações que não conseguimos mudar nada, pois até acredito que eu consiga montar tudo sozinho recebendo tudo separado (na opção monte seu pc da pichau, ou cada componente de um site confiável diferente: terabyte, kabum, etc), mas pensei que se recebesse o gabinete montado, seria muito mais fácil ter a garantia no recebimento (eu acho)..

ainda tenho que aprender a profissão, mas minha intenção é conseguir trabalhar com edição de vídeos, animação, programas como autocad, sketchup, 3ds, illustrator, photoshop, indesign, da vinci, etc.. conseguir rodar jogos como gta, red dead, flight simulator, etc.. além de ides pra programação, sistemas, apps, etc..

bom, muito obrigado por enquanto..

• Moderador
Postado

Olhando essas peças...

2k numa 3060 fico com um pé atrás, por uns 300/400 a mais da pra pegar uma 4060...

Os programas que você quer usar se dão bem com AMD? A RX 7600 abaixo de 2k tem potencial para ti?

A fonte poderia ser uma melhorzinha, esse CPU + GPU consomem 65w + 170w, uma fonte BOA de 500w dá conta (Cooler Master ACAAB-BR 500w por exemplo)

Esse cooler é bem básico, tem modelos legais de 150 a 200 reais

Tem o GAMDIAS E1-410 MONO, por 100 na Tera, mas preciso ver mais sobre ele pra recomendar com certeza...

E nesse gabinete, tem a frente tipo mesh, legal, mas as ventoinhas não são lá aquelas coisas... O Cooler Master SickleFlow sai por uns 50 reais cada fan e dá um baile nessas

image.png.969b820ca44988090e0aaffb923d41f9.png

No fim, você acha que vale a pena buscar componentes melhores ou só receber o PC montado?

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Zalgo disse:

2k numa 3060 fico com um pé atrás, por uns 300/400 a mais da pra pegar uma 4060...

A RTX 4060 nem deveria custar mais que R$ 2.000. A RTX 3060 deve custar menos de R$ 1.600 para ser boa opção.

9 horas atrás, Zalgo disse:

A RX 7600 abaixo de 2k tem potencial para ti?

A AMD não é tão boa para as atividades de edição e similares.

• Curtir 2
Postado

pelo orçamento montaria um amd 7600 ou 9600 com uma RTX 4060, no sitte da pichau pode montar a maquina personalizada

fonte 500w/550w

placa mar ASRock/msi//ASUS de entrada

cooler box com bom gabinete já da conta dessa maquina com sobra

Postado

valeu pelo retorno galera..

então @Zalgo, eu não vejo problema de montar o PC sozinho, mas se for pra montar sozinho então eu poderia comprar em sites diferentes, o site confiável que for mais em conta pra cada parte..

o último PC que montei foi esse aqui em 2007 então é só um medinho de falta de prática mesmo, mas acredito que consigo sim, só prestar atenção na pasta térmica.. (certo? rsrs)

realmente não prestei atenção no cooler, gabinete ou ventoinhas, etc, mas é importante isso pra proteção de tudo, né?.. depois que eu definir o processador eu defino o cooler?..

e a fonte sabe me dizer se vale a pena pegar uma 750w mesmo que sobre em relação ao consumo? pois o chatgpt tava me dizendo que não é bom uma fonte com mais potência do que preciso, mas se no futuro eu quiser fazer um upgrade, seja de memória RAM, SSD, HD, ou até trocar de vídeo, etc, talvez fosse melhor já ter uma melhor?..

vcs comentaram sobre a 4060 valer a pena, o @Pedroou até falou que o valor deveria ser abaixo de 2k mas não encontro ela nesse valor.. e outra dúvida é se realmente seria necessário ter 12gb de vram, ou se é muito exagero.. e se é melhor uma 4060 com 8gb mesmo..

digo, pra precisar de 12gb na vram precisa ser qual tipo de atividade?

daí sobre AMD não ser tão boa para edição, seria na placa de vídeo, certo?.. porque pensei em ter processador intel por ter discutido isso com o chatgpt, sobre pegar tudo AMD ou não..

e a ideia do @Thiago Atanazio foi boa, até fiz uma configuração minha personalizada, mas mantive o i5 de 14 com a 3060 de 12gb, mas não sei bem o que estou fazendo..

se além do mencionado, eu quisesse minerar alguma cripto por um tempinho, qual configuração vocês me recomendam?

• Membro VIP
Postado
32 minutos atrás, Lanther disse:

pra precisar de 12gb na vram precisa ser qual tipo de atividade?

Na RTX 3060, só edição de vídeo. Para jogos ela é fraca.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
41 minutos atrás, Lanther disse:

só prestar atenção na pasta térmica

Dependendo do cooler, ele já vem com pasta pré aplicada!

Cooler box vem sempre!

vale a pena pegar uma 750w

Tem um tópico mais antigo que trata sobre isso, se tiver a curiosidade, vale a pena ler:

Eu gosto de pensar que quando falamos de comprar uma fonte com potência maior seria para ver o resultado em poucos meses com o novo upgrade.

Se o upgrade em si vier em 4 ou 5 anos, a chance de termos uma nova linha de fontes mais modernas, com eficiência melhor e com preços competitivos é alta.

A 5060 é para ter 170w de TDP, se teu processador pedir 65w, uma fonte decente de 500w continua sendo a escolha!

o valor deveria ser abaixo de 2k mas não encontro ela nesse valor

image.png.4cf57f53f320509ba173f71f7938cadc.png

Achei na Gigantec essa

se é melhor uma 4060 com 8gb mesmo

Aqui o melhor jeito é o mais 'bobo', procura review/testes dos programas que tu for usar comparando a 3060 com a 4060

Eu no seu lugar pegaria a 4060, com arquitetura mais recente deve entregar performance melhor num geral.

daí sobre AMD não ser tão boa para edição, seria na placa de vídeo, certo?.. porque pensei em ter processador intel por ter discutido isso com o chatgpt, sobre pegar tudo AMD ou não..

Isso! Hoje em dia a grande maioria de programas profissionais tem desempenho melhor com placas NVIDIA, por uma série de pontos, não que um PC com placa de vídeo AMD não conseguisse fazer o mesmo trabalho, mas talvez demorasse mais.

Peguei o primeiro exemplo que mostra a diferença entre placas, isso só para o Blender.

VVVaqxJRQfWEJanU5KJaCB-970-80.png.webp.dd0c0fcae2539df76ad20430fd5eba9c.webp

Postado

valeu pelo retorno galera..

então é besteira eu ter 12gb de vram?..

digo, seria melhor optar por uma placa de vídeo melhor, mas com 8gb vram!?.. a zotac é uma boa marca então?..

sabe se é real essa história de a placa de vídeo 3060 ser pesada pra solda de um pciex segurar quando a placa-mãe fica na vertical?.. 

digo, seria melhor optar por um gabinete em que a placa-mãe fique deitada?..

eu vim aqui perguntar direto pra me ajudarem com uma boa configuração em torno de 5mil mas que não me trave tanto em algum upgrade de memória ou vídeo no futuro, mas vou olhar os tópicos mais recentes pra ver o que a galera tem indicado.. mas meu intuito não é jogar muito no PC não (digo, não fortnite em 4k, rsrs), seria mais um computador pra trabalho mesmo, focado nos programas que mencionei, de edição de vídeo, plantas de engenharia, projetos 3d, talvez minerar uma cripto por um tempo, etc..

• Moderador
Postado

No subreddit da Nvidia, fizeram esse mesmo questionamento para edição de vídeo, e tá ai a resposta:

image.png.7d01d16f07592a0ab542423f7749ce9d.png

6 minutos atrás, Lanther disse:

sabe se é real essa história de a placa de vídeo 3060 ser pesada pra solda de um pciex segurar quando a placa-mãe fica na vertical?.. 

Esse caso da 3060TI foi isolado, creio eu, não é pra isso acontecer com frequência

O cuidado que tem que tomar é se devido ao peso da GPU, aconteça o 'sagging', mas dai um suporte é baratinho (https://www.kabum.com.br/produto/505855/suporte-para-placa-de-Vídeo-ntc-r10-preto-r10blk)

Lembre que, se for pra esse Intel, só terá upgrade para até a 14ª geração, a 15ª já é outra plataforma

A AM5 tem 'chance' de lançar mais coisa depois disso, visto que AM4 em teoria terminou em 2020, mas tivemos lançamentos recentes (5700x3d por exemplo)

Postado

puxa, muito obrigado por me retornar, vou me dedicar em pesquisar mais aqui antes de fechar a configuração..

estou querendo fazer esse investimento para conseguir abrir algumas portas pra mim na vida profissional, por isso não me importo tanto em rodar jogos..

sobre eu escolher entre DDR4 ou 5 saberia me dizer se realmente preciso escolher a 5 ou se a 4 não é tão ruim assim?!

digo, se eu optar por 5 teria necessariamente que optar pelo am5, certo? pois antes eu estava pensando em DDR5 com lga1700

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Isso ai mano, querendo ou não, PC é investimento, especialmente pra quem vai trabalhar com ele

Sobre as memórias, dá uma olhada aqui:

As memórias, quando em STOCK, DDR5 leva vantagem, porém com frequências mais altas (alguns casos com o DDR4 a partir de 3600), a história muda um pouco, conforme extrato do vídeo:

image.png.a8d930cb6aabd56a8f56bbcca2f7bc54.png

Postado

caramba.. esse meu perfeccionismo tá me dando trabalho.. até tô gostando de estudar sobre os componentes, realmente tem muita informação na internet..

mas tenho um pouco de pressa em comprar logo pra começar a desfrutar logo, rsrs..

tô vendo que fiquei muito tempo fora da área de TI e agora percebo que talvez eu sempre tenha sido leigo..

a cada mensagem que leio aqui vou pesquisar mais sobre o assunto, daí surgem novas dúvidas..

por exemplo, pela minha intenção ser trabalhar com edição de vídeo, eu tava tentando entender sobre as gerações de NVENC pra GPU da NVidia, daí tenho que ler mais sobre escolher entre H.265 ou H.264 caso eu escolha um processador com a letra H nele.. certo?

Postado

então vou seguir com a 4060 conforme indicado, mesmo que tenha menor VRAM que a 3060..

placa de vídeo: uma RTX 4060 8GB da Zotac por 2049 reais na Gigantec

processador: um i5 14400F (sem iGPU) por 1099 reais também na Gigantec

cooler: um Gamdias E1-410 de 120mm por 88 reais na Kabum!

memória: uma de 16GB da Kingston Fury 5200MHz CL40 por 440 reais na Kabum!

SSD: um de 1TB da Kingston 6000/4000 por 438 reais também na Kabum!

placa-mãe: pensei em uma 760 pois pretendo comprar mais memória RAM logo, indicaria qual?..

fonte: pensei nessa de 550w por 270 reais na Terabyte, pode ser?..

gabinete: não ligo muito para estética, prefiro preço baixo e eficiência, tem indicação?..

poderia me confirmar se o cooler para o processador é esse mesmo?..

recomenda pegar um SSD com dissipador?.. 

muito obrigado por enquanto a quem tem me ajudado.. @Pedroou @Thiago Atanazio @Zalgo 

• Moderador
Postado

Se for de mesmo de intel 14th gen tem essa:

MSI B760M Gaming Plus - Review do Guiga:

Segurou o 17 14700kf em jogo com 58º no VRM, no Cine Bench bateu 89,5º
Em jogo o 15 14600kf deu 55,5º no VRM, no teste do Cine Bench foi 76º
Vai aguentar o 14400f sem problemas, porém veja com as temperaturas mencionadas acima que é uma placa mais 'gamer'.

Porém, lembre-se que a 14ª geração 'morre' com essa placa, não vai ter mais lançamentos de CPU futuros. Não sei de cabeça se tem alguma B660 (ou outra) que esteja valendo o preço e trabalhe com a 14ª gen, se algum colega conhecer alguma, agradeceria muito!

O que acha da possibilidade de um setup AM5 ao invés do LGA1700?

Gabinete depende o quanto quer gastar, peguei o meu por recomendação daqui:
E pro meu uso é mais que excelente

Tendo frente Mesh e ventoinhas boas, tá valendo

Sobre fonte, o Pedroou mandou a certeira, tier B no Cultist, 5 anos de garantia, tem vídeo no TecLab, é uma escolha excelente.

Outras fontes só se fosse necessário, já que o TDP da CPU+GPU que mencionou dá 180w, essa da Cooler Master resolve fácil

Postado
Citação
3 horas atrás, Lanther disse:

memória: uma de 16GB da Kingston Fury 5200MHz CL40 por 440 reais na Kabum!

Boa tarde gente, sou novo por aqui mas gostaria de tentar ajudar ao passo que tiro uma dúvida. Nesse caso, não seria melhor 2 memórias RAM? Assim você iria ativar o dual channel, extraindo o melhor potencial da sua ram. Nesse caso você poderia pegar 2 de 8gb para dar 16gb ou dependendo da necessidade, 2 de 16gb totalizando 32gb embora memória DDR5 acaba saindo carinha... aqui você ativaria o dual channel com 32gb e aqui com 16gb

• Curtir 1
Postado

legal, então é melhor ter a CPU da AMD mas a GPU não, por conta da edição de vídeo..

e visando upgrade futuro em relação ao AM5 e não LGA1700..

não sei se eu podia comentar em outro tópico, mas vi o @Obama1617 comentando num outro post sobre uns 99 erros com o processador da AMD além do valor, pois se o Ryzen 7 7700X for equivalente a um i7 12700K vejo que a intel é mais barato, certo?..

a temperatura e o consumo de energia parece melhor na AMD certo?..

então @Zalgo mantenho esse cooler se for mudar pra Ryzen?..

se for pelo preço do Ryzen 7 em comparação com o i9 12900KF ambos tão pouco mais de 2mil reais..

eu estava optando por um i5 14th por mil reais, então o Ryzen 5 7600X seria equivalente por 1400 reais?..

e sobre o gabinete teria que investir esses 500 reais com 4 Fans HP140 PWM pois eu até ia perguntar se o mancer com 3 Fans de 120 mm LED RAINBOW por 220 reais também daria certo?

e @Anyk1llator pretendo pegar mais um de 16gb depois mais pra frente, por enquanto pensei em ficar com uma só mesmo que não desfrute do dual channel nesse início..

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Lanther disse:

mas vi o @Obama1617 comentando num outro post sobre uns 99 erros com o processador da AMD

O senhor confundiu. Eu disse "Mas terei que dizer que ignorando os 99 erros dele o preço está excelente." Isso se referindo ao I5 14600K que a pessoa questionou se valia a pena.
Obviamente, 99 erros foi um exagero, e os processadores da Intel não tem tantas falhas assim, entretanto, algumas são bem relevantes, por isso optei pelo exagero.

6 minutos atrás, Lanther disse:

mas a GPU não, por conta da edição de vídeo..

Edição de vídeo "Qualquer um faz", GPU AMD ou Nvidia não vai influenciar. o que mais pega ai mesmo é o Blender, nesse caso Nvidia leva uma vantagem avassaladora, considerando apenas o Blender, 3060 12GB é facilmente uma das melhores opções. Agora se você não for usar ele como programa principal, apenas para projetos mais simples, uma RX 7600 vinga muito mais.

Tem muito texto nesse tópico, como peguei o bondinho andando fiz uma leitura por cima.

Qualquer coisa só me marca que eu respondo, ou se eu sentir necessidade respondo mesmo assim.

• Moderador
Postado
1 hora atrás, Lanther disse:

mantenho esse cooler se for mudar pra Ryzen

Eu acho que vale considerar o 7700 por ser mais eficiente, embora tenha seu valor próximo do 7700x:
cpu-temperature-blender.png.976751d52c320da1a2a1a5709afb993d.png

Para resfriar um 7700X precisaria de algo mais potente, talvez um AG620? Se não me engano, na construção dele, tem chip que não tem um contato tão bom para rolar o resfriamento mais eficaz

Para o 7700 tem esse Thermalright Assassin Spirit 120 V2 Plus (2 fans), deve dar conta sem problemas, acho que não pega nas memórias RAM

Se for de 7600 (veja que o 7600X ficou 17º a mais que o não X), pode ser que o Gamdias E1-140 segure ok

sobre o gabinete

O importante para ver no gabinete é o tamanho da GPU, e do Cooler:

O modelo 4060 da Zotac tem 221.4mm

O Assasin Spirit tem 154mm

O gabinete suportando esses 2 números, show de bola

De acordo com a descrição do Mancer Hexer, ele suportaria, porém...

Essa configuração de ventoinha, mesmo que seja verdade é inferior aos da Montech:
image.png.36837aaa55bbe837e96ba6808b903470.png

Enquanto os que vem no Montech:
image.png.4798087e270884c7f60d73668c5b088e.png
(Info do reddit, pois no site deles estão com os números maiores, não sei se atualizaram o modelo)

Para fans eu gosto de seguir o seguinte limiar:
CFM: Acima de 50
Pressão do ar: Acima de 1.5

Conexão: PWM

Se for pegar um gabinete sem ventoinhas...
Usando um modelo de exemplo: Alseye Vortex, GPU 320mm, Cooler 165mm:

Thermalright TL-C12C Kit com 5, sai R$34,23 cada fan

Com isso, junta uma controladora, pode ser essa de R$50 ou essa de R$40

Em resumo, no Mancer Hexer caberia, porém o airflow não seria bom, busque outros modelos, por exemplo:
Silverstone Fara 514X - gigantesco, fan não são PWM porém tem temperaturas próximo do Montech Air 903 Max

Gamemax Siege - gigansteco, sem fans

Gamemax Defender - pouco menor que o Siege, sem fans

Postado

desculpem prolongar muito a discussão, se for melhor começo um novo tópico..

mas então achei DDR5 16gb de memória por 368 reais, SSD 1tb por 408 reais, e fonte de 500w por 300 reais..

tem lugar para colocar os cinco fans e o controlador no gabinete por 460 reais (do que os 500 reais por 4 fans) se eu optar pelo Ryzen 7 de 2370 reais com o cooler de 160 reais?.. ou o equivalente seria o Ryzen 5 por 1400 reais?..

a placa-mãe A620M de 870 reais ou a B650M por 850 reais?..

vídeo então a RX 7600 por 1900 reais mesmo seria melhor?..

daí essa config da AMD pode chegar a 6900 reais com o 7 e 5900 com o 5..

se eu optar por manter a RTX 4060 por 2050 reais, talvez pesando o uso do blender mesmo..

seria melhor o i9 11th por 2400 reais e teria que partir pra DDR4 certo?.. qual placa-mãe seria?..

ou um i7 12th por 1750 reais que seria melhor que a primeira intenção um i5 13th por 1200 reais?..

acho que dá em torno de 6400 reais..

e fiquei com uma dúvida (talvez mais básica), no caso de intel queria entender se LGA1200 ou LGA1700 me limita e se a opção seria LGA1851?..

• Moderador
Postado

DDR5 16gb de memória por 368 reais

Lembrando que esse modelo é de 5600Mhz, com CL40 vide https://www.kingstonstore.com.br/products/kf556c40bb-16

SSD 1tb por 408 reais

É um dos NVMe budget que temos, não promete muito, mas cumpre o mínimo

fonte de 500w

Isso aqui não discutimos muito, mas depende da combinação final de CPU+GPU, a Cooler Master ACAAB-BR é ótima para 500w

tem lugar para colocar os cinco fans e o controlador no gabinete 

Sim, tu pode colocar 3 fans na frente, 1 atrás e 1 em cima, ou 3 na frente e 2 em cima, fazendo o ar circular

image.png.6578b3972a2c5d590e091fcd78463634.png

A controladora fica na parte de trás, junto com o 'comprimento' dos cabos, como nessa imagem de exemplo:

bd8b-750d-hero-back-view.thumb.png.865b07cc0e2b6329c9a08c4e2118cf51.png

se eu optar pelo Ryzen 7 de 2370 reais com o cooler de 160 reais?.. ou o equivalente seria o Ryzen 5 por 1400 reais?..

Aqui eu não entendi direito, está perguntando se cabe o cooler?
Se sim ele cabe, pois tem 148mm de altura e o Alseye Vortex por exemplo tem 165mm

Se está perguntando qual é melhor entre o 7600 e o 7700, em performance é o 7700. 7600 tem 6 núcleos/12 threads e o 7700 tem 8 núcleos/16 threads.

Se quiser ver um comparativo fora de jogos, para ver se essa diferença de performance vale a pena investir mais, segue um vídeo do GamerNexus sobre, já está no tempo certo que ele começa a falar:

a placa-mãe A620M de 870 reais ou a B650M por 850 reais?..

Vou usar uma imagem de um vídeo de outra placa-mãe só pra ilustrar melhor, ignore o que está em amarelo, os números se referem a temperatura do VRM para cada placa-mãe com o processador mencionado a esquerda rodando Cine Bench:

image.thumb.png.d90c8e8510969c7a2abe1a23a45f18e5.png

Em um CPU que pede muito do VRM em um teste de Cine Bench, forçando muito o processador, vemos que ambas as placas que mencionou, estão próximas!

Para o 7600/7700, eles continuam próximos:
image.thumb.png.66d6a9d775690e687465f097f49f6e01.png

image.thumb.png.fa19ed07ae1fb103e26720fc43214757.png

Nessa faixa de valor, depende das conectividades e do que tu acha que vai precisar.

Como ambas operam no pci 4.0, para mim é o mesmo patamar.

seria melhor o i9 11th por 2400 reais e teria que partir pra DDR4 certo?.. qual placa-mãe seria?..

ou um i7 12th por 1750 reais que seria melhor que a primeira intenção um i5 13th por 1200 reais?..

Sobre essa comparação, eu não iria com o i9 de 11º geração pois tu estaria comprando o topo de linha do socket LGA1200.

A Intel está saindo agora do LGA1700 (12ª,13ª e 14º geração).

O 14400 consome 65w e o 12700k consome 125w.

Mesmo assim eu iria de AM5. (Ryzen 7600/7700)

se eu optar por manter a RTX 4060 por 2050 reais, talvez pesando o uso do blender mesmo..

vídeo então a RX 7600 por 1900 reais mesmo seria melhor?..

De acordo com esse vídeo a 4060 se sairia melhor em produtividade, tem teste do Blender na sequência (ignore o RX 7600XT, está caro por aqui):
image.png.c3c57d82eb03f9fc1ee1b0e132ea4c38.png

e fiquei com uma dúvida (talvez mais básica), no caso de intel queria entender se LGA1200 ou LGA1700 me limita e se a opção seria LGA1851?..

LGA1200 te limita, pois gastaria muito para não ter opção de upgrade

LGA1700 depende, se tu pegasse um 12400f que no kit com placa-mãe ficasse mais barato que o combo AM5, 'ok', decisão sua

LGA1851 os processadores estão muito caros.

Se teve mais alguma dúvida, não hesite em questionar, acho que respondi tudo 🫡

Postado

sabe me dizer se tá tudo compatível, em ordem e completo nessa config?

se eu escolher priorizar maior VRAM (12GB) nesse setup dá 5937 reais no total:

2867 reais na Kabum!

- 1900 reais RTX 3060 Zotac 12GB

- 900 reais ASUS TUF GAMING A620M-PLUS

- 52 reais Controladora de Fan

1610 reais na Pichau

- 1400 reais Ryzen 5 7600

- 210 reais Alseye Vortex

837 reais no MercadoLivre

- 426 reais RAM Kingston Fury 16GB DDR5 5200MHz

- 411 reais SSD Kingston 1TB 6000/4000

623 reais na GuerraDigital

- 284 reais Fonte Cooler Master 500w

- 146 reais Cooler Thermalright Assassin Spirit

- 172 reais Kit 5 Fan Thermalright

mas se eu considerar o AV1 NVenc (em 8GB de VRAM) o upgrade é pouco a mais de cem reais na placa:

no processador é +970 reais (6907 reais) na Kabum!:

- 2370 reais Ryzen 7 7700

no vídeo por +150 reais (6087 reais) na Gigantec:

- 2050 reais RTX 4060 Zotac 8GB

ou por +1600 reais (7537 reais) na Pichau:

- 3500 reais RX 7700 XT 12GB

ou no vídeo ATI por +700 reais (6637 reais) na Pichau:

- 2600 reais RX 6750 XT XFX 12GB

ou pelo mesmo valor 5937 reais na Kabum!:

- 1900 reais RX 7600 XFX 8GB

depois pretendo comprar mais três memórias como próximo upgrade, ou trocar processador/placa de vídeo..

• Moderador
Postado
4 minutos atrás, Lanther disse:

- 1900 reais RTX 3060 Zotac 12GB

Quem vende é a Gigantec, no site deles ta 100 reais a menos:
https://www.gigantec.com.br/placa-de-Vídeo-nvidia-zotac-GeForce-RTX-3060-12gb-ddr6-192-bits-a30600p-10m.html

5 minutos atrás, Lanther disse:

- 52 reais Controladora de Fan

Pode pegar essa, 10 reais mais barato:
https://www.kabum.com.br/produto/513860/controladora-gamer-para-cooler-rise-mode-pwm-e-argb-hub-rm-copw-argb

7 minutos atrás, Lanther disse:

- 210 reais Alseye Vortex

Lembrando que o Vortex é só uma sugestão, com os descontos mencionados em outras peças, se tiver outro gabinete que tenha um design legal para ti, podermos ver também

8 minutos atrás, Lanther disse:

Na kabum ta 25 reais mais em conta:

https://www.kabum.com.br/produto/264718/memória-ram-kingston-fury-beast-16gb-5200mhz-DDR5-cl40-para-intel-xmp-preto-kf552c40bb-16

10 minutos atrás, Lanther disse:

Só lembrando que a 500w seria para manter o RTX 3060/4060 ou RX7600, modelos que pedem mais potência teria que trocar a fonte

12 minutos atrás, Lanther disse:

Se for pegar o Ryzen 7600 no final, pode ir com esse, pouco mais barato, porém muito bom também:
https://www.guerradigital.com.br/produtos/cooler-thermalright-assassin-x-120-r-se-argb-120mm-lga1700-am4-am5-preto-ax120-r-se-argb/

13 minutos atrás, Lanther disse:

depois pretendo comprar mais três memórias como próximo upgrade, ou trocar processador/placa de vídeo..

Se for pensando em trocar, sugestões de fontes:

MAG A650GL por 435

XPG Core Reactor 750w por 580 (a Core Reactor II é um pouco inferior, tendo posição especulativa como tier B, a original é tier A)

Postado
19 minutos atrás, Lanther disse:

Pega essa placa-mãe ASRock B650M-HDV/M.2 - Vale cada centavo a mais, essa placa está anos luz a frente dessa.

20 minutos atrás, Lanther disse:

Pega essa fonte também, ela vai ser bem melhor Zeus 650W

@Lanther Pra esclarecer, a RX 7600 é bem melhor que a 3060 12GB, isso para jogos, porém se você for usar para Blender, a RX 3060 12GB é facilmente uma das melhores opções.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!