Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos!

Recentemente fiz algumas alterações na aba Advanced do setup da BIOS do meu notebook Lenovo G400S e após isso não deu mais boot, fica reiniciando num loop infinito. Já tentei retirar a bateria principal e a da placa-mãe, fechar curto nos pinos para Clear CMOS, mas nada.

Essa aba é oculta por padrão, mas para ativar as configurações avançadas da BIOS, basta pressionar as teclas Fn + R + N com ele desligado e depois pressionar o botão Liga/Desliga e entrar no Setup da BIOS normalmente pressionando F2.

Fiz alterações na parte do vídeo integrado, mudando a memória de vídeo de 512Mb (padrão) para 1Gb, salvei e reiniciei, daí não deu mais boot. Nem me preocupei, pois pensei que se desse problema, era só dar um clear CMOS e tudo voltava para o padrão de fábrica.

Imagino que a BIOS tenha corrompido, embora nunca imaginei que isso poderia acontecer fazendo alterações na configuração, pensei que só corrompia se estivesse fazendo atualização da BIOS...

Alguém sabe me dizer se tem alguma chance de resolver isso sem ter que regravar a BIOS? Se for necessário regravar, podem me indicar quem faça isso em São Paulo - SP?

Obrigado a todos.

• Membro VIP
Postado

Boa tarde.

Consegue entrar na sua BIOS, no momento?

(Justificativa: não entendi se seu computador trava totalmente ao tentar entrar na BIOS, ou se sua tela simplesmente apaga).

• Haha 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 07/03/2025 às 16:01, Gabriel U disse:

Boa tarde.

Consegue entrar na sua BIOS, no momento?

(Justificativa: não entendi se seu computador trava totalmente ao tentar entrar na BIOS, ou se sua tela simplesmente apaga).

Então amigo, ele não dá imagem mais, quando pressiono o botão Power, ele liga por alguns segundos e desliga sozinho, refazendo esse ciclo de ligar e desligar sozinho em cerca de 2 ou 3 segundos, reiniciando em looping.

Se eu ligar ele pressionando Fn + B ou Fn + R com o botão Power, ele liga com a ventoinha a 100% e fica assim sem reiniciar em looping como da outra forma. Esse procedimento me ensinaram para ele automaticamente puxar o arquivo da BIOS do Pendrive e regravá-la resolvendo o problema, mas infelizmente, ele não carrega (a luz do pendrive nem acende).

Levei ele na Mobofix para fazer um orçamento... imagino que vai ter que trocar o chip da BIOS por um regravado...

• Membro VIP
Postado

@UMARIZAL você mexeu na BIOS, e sim, todo equipamento está sujeito a corromper o arquivo independente do modelo do equipamento..

Não sei até onde foi interessante mexer na quantidade de memória da placa de Vídeo, visto que por ser integrado não tem um desempenho espetacular. Meu conselho é regravar esse arquivo.

Em 18/03/2025 às 21:39, UMARIZAL disse:

Se eu ligar ele pressionando Fn + B ou Fn + R com o botão Power, ele liga com a ventoinha a 100% e fica assim sem reiniciar em looping como da outra forma. Esse procedimento me ensinaram para ele automaticamente puxar o arquivo da BIOS do Pendrive e regravá-la resolvendo o problema, mas infelizmente, ele não carrega (a luz do pendrive nem acende).

esse procedimento serve para alguns modelos de placa de desktop, para notebook nunca ouvi falar desse procedimento, acredito que quem forneceu essa informação, ou não se atentou que seu problema é notebook ou está mal informado sobre o procedimento de BIOS no Lenovo... de qualquer forma o pessoal da MoboFix vai conseguir resolver seu problema

Postado

Pois é... meu notebook está desde 11/03/2025 em posse da Mobofix e até agora não obtive uma resposta sobre um orçamento... estou no aguardo... já foi gerada a ordem de serviço mas quando questiono, não tenho nenhum parecer quanto a valores ou prazo... assim que tiver uma novidade, posto aqui para vocês 😉

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, UMARIZAL disse:

Pois é... meu notebook está desde 11/03/2025 em posse da Mobofix e até agora não obtive uma resposta sobre um orçamento... estou no aguardo... já foi gerada a ordem de serviço mas quando questiono, não tenho nenhum parecer quanto a valores ou prazo... assim que tiver uma novidade, posto aqui para vocês 😉

Fique atento a possíveis violações ao Código de Defesa do Consumidor.

Se a empresa se recusar por tempo demasiado, e de forma injustificada, a prestar contas do que estão fazendo com o seu notebook, isso pode ser causa de processo por danos morais (e possivelmente materiais, se o notebook ainda vier com defeito depois da demora injustificada). Sempre lembre a prestadora de serviços que o PROCON está sempre a um telefonema de distância (às vezes eles se esquecem disso). E o mesmo vale para a Defensoria Pública.

Isso não significa que você deva "ficar em cima deles" o tempo todo. Mas, depois de certo tempo hábil (cinco dias úteis ou mais, como é o seu caso), o mínimo que você merece é uma atualização do andamento do serviço.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Atualização do caso...

Semana passada me deram um retorno.

Diagnóstico: BIOS corrompida
Solução: Regravação da BIOS

Valor: R$300

Realizaram o procedimento e ontem peguei o notebook.

Resultado: Voltou a funcionar 100% normal no sistema operacional e programas, tudo rápido e estável, porém, está estranho somente o setup da BIOS que quando optamos por entrar nele (FN+F2 ou botão Novo e escolher a opção BIOS Setup, demora vários segundos até aparecer na tela, cerca de 30~60 segundos... coisa que antes era instantâneo.

O setup da BIOS funciona, inclusive, consegui entrar novamente na tela em que mostra a aba Avançada (Advanced) e fiz as configurações para ativar o Turboboost do i7 que vem desativado de fábrica. Está salvando as configurações normalmente.

Entrei em contato com eles assim que liguei o notebook e constatei o problema e infelizmente como de costume, a resposta demora (até agora nada de retorno).

Pra mim devem ter ocasionado algum dano ao chip na hora de remover e soldar na placa-mãe ou ele já estava com defeito e por isso corrompeu da primeira vez... o certo seria eles terem trocado por um novo e não ter regravado se o chip tiver problema, mas acho que eles nem cogitaram isso...

• Triste 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...