Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Specs

placa-mãe: Gigabyte B450m Gaming (nova, comprei há menos de 4 meses)
CPU: Ryzen 5 3400g

Memórias: 2x8gb Hyperx Fury DDR4

GPU: Mancer RTX 2060 Super
Armazenamento: SSD NVMe 1TB + SSD 240gb
PSU: Corsair CV650 (nova, comprei há menos de 4 meses)

Oi pessoal, bom dia.

Recentemente resolvi instalar o Ubuntu (24.04.2 LTS, se não me engano) no meu segundo SSD (240gb) que tenho aqui. Baixei a imagem e coloquei no pendrive com o Rufus e depois instalei normalmente.

Após a instalação o computador reiniciou e ligou normalmente, mas dessa vez a tela da BIOS (que aparece antes do sistema bootar) estava diferente. Aparecia o escrito da GIGABYTE porém com "Ubuntu" escrito em baixo e sem nenhuma daquelas instruções (DEL para BIOS settings, F12 Boot Menu, etc). O computador bootou direto no Ubuntu, ainda que na BIOS, antes, a ordem de boot estivesse com meu NVMe na frente. Achei estranho mas ok, entrei no Ubuntu e mexi um pouco lá.

Como eu queria que esse sistema fosse secundário, reiniciei o PC e entrei na BIOS apertando DEL e quando vi, a ordem de boot tinha mudado. Meu SSD secundário (com o Ubuntu) estava na frente da fila e meu NVMe tinha ficado em segundo. Mudei a ordem de boot para meu NVMe ser o boot prioritário. Quando fiz isso e salvei, o PC reiniciou normalmente mas quando foi ligar, a tela da BIOS não apareceu, ficou tela preta e de repente apareceu a tela de login do Windows. Achei estranho e reiniciei novamente para tentar acessar a BIOS. Não consegui, pois quando fiquei spammando o DEL a tela ficou preta para sempre e o Windows nem bootou. Reiniciei novamente e aconteceu a mesma coisa (tela preta e login do Windows direto). Fiz alguns testes, fui retirando os SSD (e placa de vídeo) e no final só consegui acessar a BIOS com o computador pelado, só com o processador e as memórias. Ok, voltei com as peças e fiz tudo novamente (quando voltei com as peças, a fila de boot mudou novamente pro SSD com o Ubuntu ficar na frente da fila). Novamente mudei a ordem de boot na BIOS e reiniciei. Dessa vez, a BIOS não iniciou. O cooler do processador girou normalmente, o LED da placa-mãe ligou normalmente, porém nenhuma imagem. Meu mouse também não acendeu (ele dava uma piscada quando o pc ligava normalmente). Testei retirar todas as peças, testei acessar a BIOS somente com o processador e as memórias novamente, dei clear cmos, tirei bateria da placa por mais de 15 minutos... e nada. Nenhum sinal de vida inteligente, somente energia passando na placa.

Aceito sugestões do que posso fazer. Tenho acesso a um notebook de onde posso baixar o que for necessário.
Agradeço desde já!

Ps: estou no trabalho agora e mais tarde tenho disponibilidade para enviar fotos se necessário.

Postado
8 minutos atrás, FoxBlack disse:

Qual sistema tem no SSD NVMe 1TB ?

@FoxBlack Windows 10 (Home ou Pro, não lembro exatamente). Não lembro se a versão é a 20H2 ou se uma mais atual. Antes de instalar o Ubuntu no SSD 240gb o PC não apresentava nenhum problema.

Postado

Não há problema! A partir do momento da instalação do Ubuntu, este passa a gerenciar o boot. O Windows não consegue ler partições Linux. Então se definir o disco que tem o Windows como principal ele não vai enxergar o Linux.

Se Com o disco que contém a instalação do Linux(Ubuntu) definido como principal não for exibido um menu para escolha do S.O a ser carregado.,  é só carregar o Ubuntu, ir no terminal e executar sudo update-grub

Postado
7 horas atrás, Goati Oliveira disse:

Testei retirar todas as peças, testei acessar a BIOS somente com o processador e as memórias novamente, dei clear cmos, tirei bateria da placa por mais de 15 minutos... e nada. Nenhum sinal de vida inteligente, somente energia passando na placa.

@FoxBlack Como relatado em meu post original, eu já tentei resetar o BIOS diversas vezes e por diversos meios. Você teria um meio novo que eu possa usar? Talvez utilizando algum arquivo de BIOS novo? Ou talvez exista algum arquivo que possa recuperar a minha BIOS?

Postado

Antes de resetar., apenas uma dúvida -> Efetuou alguma atualização do BIOS ?

- Retire o equipamento da tomada, remova os cabos, abra o gabinete e retire a bateria da placa-mãe

- * cuidado com eletricidade estática.

- pressione o botão power por uns 15 segundos.

- aguarde uns 20 minutos e recoloque a bateria.

- feche o gabinete, reconecte os cabos, religue o equipamento.

Postado

@FoxBlack Não houve atualização na BIOS. Eu tirei ela da caixa e usei do jeito que veio.

Suas instruções infelizmente não funcionaram. Ainda não consigo acessar a BIOS. 

Tentei acessar a BIOS através do q-flash mas também não obtive sucesso.

Acho que terei que acionar a garantia para trocar a placa.

Postado
14 minutos atrás, Goati Oliveira disse:

Acho que terei que acionar a garantia para trocar a placa.

Sugiro trocar por uma placa de outro fabricante, como por exmplo ASUS, MSI ou ASRock.

Gigabyte é um caos em termos de BIOS e perdeu qualidade nos últimos anos

Postado
13 horas atrás, FoxBlack disse:

Sugiro trocar por uma placa de outro fabricante, como por exmplo ASUS, MSI ou ASRock.

Gigabyte é um caos em termos de BIOS e perdeu qualidade nos últimos anos

@FoxBlack  Obrigado pela sugestão, Fox! Irei levar em consideração. Realmente comprei essa da Gigabyte porque estava mais barata rs

Obrigado pela ajuda! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...