Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou querendo dar um upgrade no meu pc porém não sei qual peça pegar primeiro. De processador tenho um i5-1400f e placa de Vídeo GTX 1650. Estou querendo trocar para um processador i9-11900kf pu i7-10700kf e de placa de Vídeo rx7600 ou rtx3060(12gb). não seu qual pegar primeiro (processador ou placa de Vídeo), pois se eu pegar uma peça terei que ficar com a outra ate conseguir trocar, isto é, se trocar primeiro o processador terei que ficar com minha 1650 por um tempo e se pegar a placa de Vídeo primeiro terei que ficar com meu i5-10400f por um tempo. Qual peça devo escolher e qual devo trocar primeiro?

• Mr. Caio Augusto alterou o título para Qual peça dar upgrade primeiro? Processador Intel Core ou VGA GeForce?
Postado

@Rafael Silva Faria você deve trocar o processador e permanecer com a 1650 pois o processador é quem dita as regras pra placa de vídeo, dependendo do que você joga talvez nem sinta a necessidade de uma nova GPU depois que trocar o processador. falando em processador, quanto você pretende gastar com isso? talvez seria melhor, mais barato e com maior longevidade se você trocasse para AMD.

• Obrigado 1
Postado

Depende!

Se o objetivo é jogar, eu iria mais de placa de vídeo

Agora, se o programa que tu usa é CPU bound a ponto de estar pedindo um upgrade, ai claro que iria de processador

Pensando mais ainda no futuro, a GPU tu aproveitaria numa nova plataforma AM5 por exemplo

Postado
16 minutos atrás, Falatu disse:

eu compraria uma nova placa de Vídeo , trocar processador não vai te dar desempenho nenhum a mais já que esse processador é forte pata sua placa de Vídeo

o i7-10700kf é 70% melhor que o i5 dele e certamente iria dar mais desempenho na maioria dos jogos, o i9-11900kf é 90% melhor que o i5 dele e sem duvidas ajudaria muito. dependendo do que ele queira jogar, uma melhoria na placa de vídeo pode trazer gargalo visto que o i5-10400f  dele é 27% mais fraco que um Ryzen 5 5600 que é um processador que empurra quase todos os jogos da atualidade e eu uso como base em benchmarks e cálculos como esse.

@Rafael Silva Faria quais jogos você pretende jogar nessa configuração ou qual seria o motivo do upgrade? se tiver com gargalo pode colocar outro processador, se tiver com stuttering pode colocar outra placa de vídeo

• Curtir 1
Postado

@Mascote01 a questão pra você sentir a diferença tem que ter uma VGA decente..  

é como você dizer que se eu colocar um Ryzen 7 5700 no lugar do meu Ryzen 5600 vai ter mais fps com minha GTX 760 

a placa já tá no limite do desempenho dela 

Postado

@Mascote01 pretendo gastar uns 5k por ai

No momento jogo de tudo, desde jogos mais historia como red dead 2, spiderman e etc ate jogos competitivos como valorant e rainbow sid. Meu foco seria aumentar o desempenho e ganhar mais FPS

@Mascote01 ultimamente estou jogando rainbow six siege. Faria o upgrade para melhorar o desempenho e obter mais fps

@Zalgo então, estava querento trocar ambos para ter peças mais atuais, tendo em viata que minha placa é de 2019 e tem apenas 4gb de vram. Acredito que trocar ambos seria uma boa opcao, minha duvida é se vale a pena trocar ambos ou apenas a placa de Vídeo para uma rx7600

@Mascote01 não estou tendo nenhum gargalo ou sluttering com jogos que tenho jogado, queria apenas aumentar o fps mesmo e poder jogar jogos mais atuais como Indiana jones, alan wake 2 ou spiderman 2 ( joguei ele com graficos no low e parecia que estava num ps2).

Postado
23 horas atrás, Falatu disse:

é como você dizer que se eu colocar um Ryzen 7 5700 no lugar do meu Ryzen 5600 vai ter mais fps com minha GTX 760 

a placa já tá no limite do desempenho dela 

é claro, você tem um argumento importante. mas fazer essa troca de processadores certamente daria mais alguns FPS porque quem dita as regras é o processador, alem disso o Ryzen 7 5700 tem mais cache que o 5 5600, deve dar uns 5 FPS a mais kkkk mas vai dar sim.

28 minutos atrás, Rafael Silva Faria disse:

@Mascote01 pretendo gastar uns 5k por ai

No momento jogo de tudo, desde jogos mais historia como red dead 2, spiderman e etc ate jogos competitivos como valorant e rainbow sid. Meu foco seria aumentar o desempenho e ganhar mais FPS

@Mascote01 ultimamente estou jogando rainbow six siege. Faria o upgrade para melhorar o desempenho e obter mais fps

então nesse caso você tem que colocar uma placa de vídeo mesmo, se o foco é só jogos e mais FPS, pode pegar a rx7600

• Curtir 1
Postado

@Mascote01Certo, então colocando essa placa com meu processador atual ja me dara mais fps? não preciso trocar meu processador tambem? Ate colocaria um AMD com socket am5, porém minha placa-mãe so é compatível com intel de 10 e 11 geração, ai neste caso teria que trocar a placa-mãe tambem.

• Membro VIP
Postado
Em 24/03/2025 às 17:18, Rafael Silva Faria disse:

De processador tenho um i5-1400f e placa de Vídeo GTX 1650. [...] Qual peça devo escolher e qual devo trocar primeiro?

Bom dia. Seja muito bem-vindo ao Clube.

Esse cenário tem até um bom equilíbrio entre CPU e GPU. Nesse caso, começar pela placa de vídeo deve ser melhor (sobra de potência na placa de vídeo é mais fácil de gerenciar em jogos do que a sobra de CPU, e isso, é claro, quando a diferença entre processador e placa gráfica não é extremamente exorbitante)...

Postado
13 horas atrás, Mascote01 disse:

alem disso o Ryzen 7 5700 tem mais cache que o 5 5600

Na verdade, é ao contrário. O Ryzen 5 5600 tem 32MB de cache L3, enquanto o Ryzen 7 5700 tem só 16MB.

O cache L1 e L2 desses processadores são por núcleo, então o 5700 tem um pouquinho a mais nesses dois, mas o que mais importa para jogos é o L3, e nisso o 5600 ganha. Tanto é que em jogos, o 5600 tem mais desempenho.

Esse vídeo mostra isso: 

• Solução
Postado
13 minutos atrás, Pedro Cam disse:

O cache L1 e L2 desses processadores são por núcleo, então o 5700 tem um pouquinho a mais nesses dois, mas o que mais importa para jogos é o L3, e nisso o 5600 ganha. Tanto é que em jogos, o 5600 tem mais desempenho.

de fato, eu me confundi na hora que fiz o comentário.

35 minutos atrás, Rafael Silva Faria disse:

Certo, então colocando essa placa com meu processador atual ja me dara mais fps?

certamente vai dar mais FPS sim.

37 minutos atrás, Rafael Silva Faria disse:

não preciso trocar meu processador tambem?

eu acredito que não, você pode pegar a RX 7600 e esperar mais algum tempo pra ir direto pra AM5, se você trocar de processador não vai ser tão satisfatório pois você quer focar mais FPS

• Mr. Caio Augusto alterou o título para Qual peça dar upgrade primeiro? Processador ntel Core i9 ou VGA GeForce RTX S3?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...