Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia tudo bem?

Eu tô com um projeto de montar um Pc Bom que ainda seja humilde.

E estou em dúvida entre pegar 4 Fans de 140mm e mais 3 de 120mm 

Ou pegar logo 8 Fans de 120mm

Quais vocês acham melhor para a refrigeração do computador?

Meu gabinete é um Pouter 3 da Pichau 

Postado

Para o airflow/refrigeração não tem vantagem em colocar 8 fans num gabinete, acima de 3-4 muda pouca coisa, use 4 de 140mm, desde que sejam PWM com bom CFM e pressão estática, observe também o nível de ruído.

Exemplo de que 4 foi melhor do que 7. Gabinete e fans de marcas conceituadas, de qualidade.

4-x-7-fans.jpg

E em que 6 foi melhor do que 10 (em ambos os casos contando os 3 fans do radiador do WC).

https://www.kitguru.net/components/cases/leo-waldock/nzxt-h7-flow-2024-case-review/

RGB-esquenta-CPU.jpg

Um detalhe, a quantidade ideal de fans varia se usa air cooler ou water cooler  no CPU, com air cooler é errado colocar 2-3 fans no teto do gabinete, pois os fans que ficam na frente do air cooler prejudicam a performance da fan do air cooler. Vide o teste da NZXT.

Postado

Sim, são boas - diria até acima da média; a marca be Quiet é Alemã e mantem um bom padrão de qualidade.

As especificações são boas e o preço OK para fan de 140mm.

• - Fluxo de ar a 100% PWM / 12V ( CFM / m3/h) :  72,2 / 122,6
  • - Pressão de ar a 100% PWM / 12V ( mm H2O) : 2,44
  • - Nível de ruído em 100% PWM / 12V ( dB(A) ) : 30,5

Postado

@1lokos muito obrigado por me ajudar na escolha, só uma última dúvida, você acha que precisa comprar as Fans restantes de 120mm para completar o Air flow?

• Solução
Postado
Em 15/04/2025 às 18:30, Manga disse:

@1lokos muito obrigado por me ajudar na escolha, só uma última dúvida, você acha que precisa comprar as Fans restantes de 120mm para completar o Air flow?

Completar o que? Para um bom airflow bastam 4-5 fans, vide os exemplos acima de que mais além de até poder piorar é "torrar dinheiro à toa".

Os gabinetes tem até 10+ posições de fans para dar várias opções para posicionar radiador de WC, não significa que deve encher tudo de fans.

Vide conselho de montador de PC high end profissional - centenas de modelos montados; em gabinetes como o seu ele usa cinco. A configuração de fans também varia conforme usado air cooler ou water cooler no CPU. Um erro comum com air cooler é colocar 2 ou 3 fans no teto, o que prejudica o fan do air cooler.

21 minutos atrás, Manga disse:

@1lokos quais dessas 2 Fans você acha melhor?

Essas da Be quiet

Ou essas da Montech ?

Be Quiet.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...