Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite amigos.

Estou montando meu PC com um Ryzen 9 9900X3D, queria saber uma placa-mãe a ser adquirida, eu pensei na ASRock B650E Steel legend Wifi, Gigabyte B650 Aero G, Rog Strix B650-A e na MSI B650 EDGE WIFI.

Queria saber uma boa placa-mãe para não esquentar a VRM, mas não queria gastar tanto, talvez até uns 2.5K

Postado

Se fosse evitar seria evitar as ASRock, que estavam com circunstâncias estranhas até pouco tempo em relação a cpus de alto desempenho. Disseram que era culpa do usuário que deixou o soquete sujar, mas ao mesmo tempo lançaram atualizações pras BIOS se eu lembro bem. Suspeito. Da gigabyte evite os modelos de custo mais baixo, porque o vrm vai ficar aquém. O mesmo vale pras ASUS e ASRock de baixo custo.

MSI aparentemente tem modelos interessantes, só que seus valores no Brasil são altos, por alguma razão, em comparação com similares. 

Sobre o negócio da ASRock, alguns dos muitos links por aí sobre o assunto:

https://videocardz.com/newz/ASRock-addresses-Ryzen-9000-boot-issues-concerns-all-BIOS-versions-including-earlier-iterations-will-not-cause-cpu-damage

https://videocardz.com/newz/amd-attributes-ASRock-am5-Ryzen-boot-issues-to-memory-incompatibility-in-certain-BIOS-versions

E etc. Ai fica na questão de crer nos usuários e terceiros ou na empresa. Não fosse por isso, recomendaria sem dó as placas. Mas cê tá com um 9900x3d no plano, aí pesa né.

Anyway, ignorando isso, todos os modelos que você olhou, pelo que pude verificar, salvo engano, funcionam tranquilo, então olha pelas suas preferências pessoais quanto a recursos e valores.

Mais uma parada: procurei aqui pra sacar se havia alguma razão pra evitar a Aorus Elite Ax, então, procura ver se o site informa ser a revisão 1 ou a 2. Se for a 2 tá tranquilo. A 1 ( na verdade a 1.0, 1.2 é aparentemente ok ) entra numa questão parecida com as que a ASRock está/estava tendo, pelo que pude sacar numa pesquisa rápida. Mas é coisa mais antiga, então dependendo de BIOS e afins pode estar ok.

• Curtir 1
Postado

@NStão Obrigado pelas informações, ajudou muito mesmo, to pensando em ir com a b650 aero G, mas gostaria de pergunta se n tem nenhuma placa-mãe X670 que seja boa, invés de ser b650, não sei a diferença entre as duas.

Se puder também me dar alguma preferência sua entre elas, qual delas seria a melhor em recurso e a melhor construída também, pode sugerir outras tirando aquelas.

Postado

@Junior_oliveira diferença na série x pra série b normalmente é a quantidade de recursos, e alguns modelos das séries B turvam a linha da diferença, como os modelos que citei da gigabyte e alguns modelos topo de linha de outras marcas. Vou verificar depois quais placas X670 podem ser legais, mas normalmente o valor passa um pouco do que você quer.

Postado

@NStão Entendi, obrigado, entre aquelas opções que você enviou e as que eu falei também, qual seria a melhor em recursos e VRM? tinha gostado bastante da Aero G, mas vi em algum lugar falando sobre evitar elas.

Postado

B650 Aero G e a ROG Strix B650A são mais interessantes em recursos num geral, B650E Steel Legend é uma opção bacana apesar das observações que fiz antes, e tem acesso a PCIe 5 ( meio óbvio com o E da placa indicando isso ). A B650 Edge WiFi é a mais fraca das opções pelo que pude pesquisar. 

Olhei as X670 e bem, todas as opções são interessantes, mas pessoalmente eu iria com a TUF Gaming X670E-Plus, porque ela tá 200 conto mais barata que sua concorrente direta, a ASRock X670E PG Lightning. São as duas placas X670 que são legais pro seu orçamento IMO, do que verifiquei rapidamente aqui.

• Curtir 1
Postado

@NStão Obrigado amigo, em sua opinião no geral, vale a pena pegar uma x670 ou uma das b650? podendo ser entre a b650 aero G e a rog strix B650A?

eu estava pensando em pegar a B650 Aero G, parecia a melhor tanto em recurso quanto em qualidade dos VRMS, e pelo teste que vi, ela era uma das minhas frias também, mas nunca vi nenhum teste da x670.

O PCI 5.0 faz tanta diferença para ser relevante entre pegar as outras placa mães?

Postado

Cara, assim, sobre o PCIe 5, no momento atual, não vai fazer muita diferença pras placas de vídeo de metade de pelotão e até algumas que fazem parte do high end. Fica a diferença real no que é tipo de linha, como as caríssimas 5080 e 5090. Salvo engano, e eu posso estar enganado, faz um tempo que olhei sobre isso, é isso aí. Só que com uma placa com PCIe 5 você tem um pouco mais de Future proofing né, mas é isso. 

Como eu disse, a diferença das x670 e b650 é recurso, e isso vai de usuário pra usuário. Se você beneficia de mais linhas de PCIe e entre outras coisas. Mas acho que vale a pena pegar a Tuf Gaming em comparação com algumas das B650, porque o preço tá essencialmente o mesmo. Tá mais barata um pouco até que a B650e Steel Legend e a B650 Aero G. Sobre vrm e testes das X670, é muito difícil ter alguma ruim nesse aspecto. Essa Tuf, por exemplo, vai rodar um pouco mais quente que a B650 aero, mas ainda em temperaturas bem ok.

• Curtir 1
Postado

@NStão Obrigado amigo, vou ver melhor sobre e decidir qual pegar, eu pensei em pegar essa ASUS tuf também, mas pelo o que vi no site versus e em outros sites de comparação a B650 Aero G era melhor em construção, não ligo de pagar a mais também, tive inúmeras experiências ruins com placa-mãe de queimar VRM, VRM fazer com que o processador se limite por não pode passar de tanto graus, então to querendo a melhor em VRM e construção, por isso quero pagar um pouco a mais numa de mid-end, ai to realmente em duvida.

Aorus sei que é muito boa, e ASUS Rog Strix também, estou em duvida entre elas, ou até mesmo entre uma MSI.

@1lokos Obrigado, teria alguma opinião também sobre qual placa-mãe seria bom recomendar? ou em qual dos modelos falei que poderia ter mais recursos e uma construção melhor que as outras?

Postado
3 horas atrás, 1lokos disse:

Tem mais placa-mãe AM5 do que as B650 e X670:

1727678967_guru3d.webp

Sim sim, mano, realmente, eu tava mais focado em responder as dúvidas dele aí acabei não puxando pro papo, tanto que cê vê que x670 surge mais tarde na conversa. O ***** é que X870 e B850 ( existe também ) custam um pouco a mais normalmente, o que pode quebrar a banca de 2500 considerando o tipo de modelo que ele tá buscando, mas pelo menos B850 eu sei que dá pra achar alguns a preços na faixa que a gente tava comentando.

• Curtir 1
Postado

@NStão Realmente existe esses outros modelos, tem algum que possa recomendar das x870 e B850?

aliás, consegue me recomendar alguma placa-mãe para um Ryzen 7 9800x3d também? até 2 mil reais? meu irmão está montando um AM5 para ele também, e ja estou aproveitando para perguntar, obrigado desde já.

Estou bem grato por sanar todas minhas dúvidas e pelas atenções!

Postado

@Junior_oliveira cara, vou ter que ver o que tem que não quebre a banca. Mas alguns dos modelos de placas já mencionados até aqui já andam abaixo de 2 mil, então dá pra fazer algo. Sobre as x870, todas ( tirando exceções como a eagle que roda mais quente ) serviriam pro seu propósito, mas elas ou não estão em estoque ou são muito caras, a exemplo da Kabum que só tem um modelo disponível nesse momento a 3300. As B850 também estão com poucos modelos a venda, a partir de uns 1800 reais, o problema é que são poucos deles que tem reviews aprofundadas pelo que pude ver, devido ao quão novas são. E tem também o chipset de baixo custo da série 800, o B840, que segue na mesma das b850. Sério, eu quase só acho modelos da MSI, e não acho review deles.

Por sinal, os anúncios das x870 a "1900", "2400" no ml é porque é compra internacional, sobre pra mais de 3k.

• Curtir 1
Postado

@NStão Realmente esse valor quebra a banca totalmente, focarei mais nas B650 mesmo, devo ir com a B650 Aero G, achei ela mais bonita e pelos reviews que vi ela tem uma qualidade de construção tremenda, e pro meu irmão devo recomendar a B650 ASUS Rog Strix que é outra braba, pelo o que vi, não quero passar muito do orçamento, pois é um grande orçamento ja, obrigado pela ajuda e por sanar minhas dúvidas, me salvou demais

Você saberia me dizer apenas se essas duas placa mães tem o mesmo problema que a da ASRock? para a da gigabyte teria alguma versão 1.2 ou algo do gênero?

Estou apenas com esse medo de queimar o processador ou coisa do tipo, que nem no que você me falou das Asrocks

Postado

Cara, mesmo na Aorus Elite que teoricamente seria a melhor opção mas que as vezes dá um problema o negócio não chegava a queimar processador que nem foi relatado em ALGUNS modelos da ASRock, em casos raríssimos. Normalmente é coisa de ter alguma incompatibilidade ( darei um exemplo abaixo ) ou instabilidade pequena, com esse primeiro podendo vir a causar tela preta, mas é isso. Não creio que nenhuma das placas vá ter algum problema grave, não vi isso sobre elas até o momento. Só fique atento, e isso serve pra qualquer placa AM5, ao fato de que pode haver uma ou outra memória RAM que PODE ( não é garantido ) vir a ser incompatível com a placa. Vi o caso de uma pessoa azarada que colocou um kit da juhor numa ice da Gigabyte e não funcionou, aí levou numa loja, os caras simplesmente colocaram outro kit da juhor, de outro modelo,  e funcionou. Então fica a observação.

Postado

@NStão Entendi, pretendo comprar normalmente marcas mais famosas, não sei se cheguei a perguntar, mas o que achou daquelas duas placas que mencionei? você tem um conhecimento melhor sobre do que eu

Postado

Pô, desculpa, eu achei que tinha ficado subentendido. Elas são tranquilas, te falei ali atrás. Cabendo no seu orçamento e no do seu irmão ( tipo, eu não sei como fica, porque a vista é uma coisa, a prazo é outra né ) é chuchu. Na moral quando se chega a esse nível de compra vai muito de preferência em relação ao que você quer do produto no fim das contas.

Postado

Tranquilo então, qualquer ajuda é só procurar a galera aqui do fórum. Sempre tem um ou outro porém por divergência de visão entre os membros, mas todo mundo aqui tem contribuição pra fazer e pode te ajudar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...