Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, tudo certo? Aconteceu um seguinte problema comigo... Em um dia eu usei o dia todo o pc, ja no outro dia fui ligar o PC, e simplesmente não deu vídeo e o PC não desligava quando apertava no botão power, somente na chave da fonte pra forçar um desligamento! Nisso eu ja deduzi na minha cabeça que seria uma tarefa fácil, somente fazer uma limpeza de memória e reset de BIOS caso necessário... Fiz isso e nada de vídeo, fans funcionando, e tudo mais... Só que ai testei um processador inferior ao meu, testei um Ryzen 2600, o pc ligou que uma beleza... Ai beleza, mandei o meu pra garantia diretamente com o fabricante, que no caso encaminharam pra a autorizada AMD e relataram defeito no processador realmente, nisso me extornaram o valor do dinheiro e eu comprei um Ryzen 9 5900XT, pois não achei um 5900x no precinho KKKK, enfim, o processador chegou, montei e tudo mais e adivinha? Mesmoo problema, mandei pra garantia novamente e eles relataram problema no processador novamente e me fizeram outro reembolso, comprei novamente o processador e estou aguardando, só que comprei em loja diferente agora, última compra foi na pichau, dessa vez peguei na terabyte... será azar mesmo de cair com lote ruim ou pode ter algo no setup "não suportando" esses processadores?

Obs: BIOS atualizada, testei eles em uma b550 aorus e também não deu vídeo, testei pente por pente de memória e tb n deu, eliminei o máximo de hardware, deixando apenas o processador e memória pra tentar acessar BIOS, mas sem sucesso... Observei a placa-mãe se tinha alguma anomalia, zero defeitos, pensei nos VRMS, mas caso fosse VRM mesmo com o 2600 o pc não iria ligar ou iria apresentar falhas, como tela azul por exemplo.

Configurações do pc:

X570 steel legend

2x16gb ram corsair 3600mhz

2x ssd1tb e um 512 NVMe

Water cooler 360mm master cooler

Fonte 700w EVGA 80P WHITE

Ryzen 9 5900XT(aguardando) Ryzen 2600 no pente no momento

RTX 3070 ASUS 8gb

Edit1: Luzes CPU e DRAM estão acesas em vermelho

Postado

Já testou com outro kit de memória, apenas por precaução? Existem casos de determinados kits não funcionarem com algumas cpus simplesmente porque sim, mesmo funcionando com outra do mesmo soquete na mesma placa, dei uma pesquisada e outras pessoas tiveram problemas similares com kits da corsair. Tem algum outro kit ou memória que você possa testar aí? Você mesmo mencionou as duas luzes acendendo, a de CPU e a de ram. Também tem a chance de que sua placa esteja fazendo uma espécie de "treino de memória " ou " treino de CPU ", e há relatos disso demorando meia hora.

• Curtir 1
Postado

Realmente é uma situação bem estranha. Quando o novo processador chegar, posta aqui o que aconteceu. Dependendo do seu uso, eu até indicaria outro processador — se for focado em jogos, por exemplo, o 5700X3D pode ser uma opção melhor. Tomara que o 5900XT funcione direitinho, mas se não rolar, acho que vale a pena considerar o 5700X3D.

• Membro VIP
Postado
18 horas atrás, Daniel Mota disse:

Boa noite pessoal, tudo certo? Aconteceu um seguinte problema comigo... Em um dia eu usei o dia todo o pc, ja no outro dia fui ligar o PC, e simplesmente não deu vídeo e o PC não desligava quando apertava no botão power, somente na chave da fonte pra forçar um desligamento! Nisso eu ja deduzi na minha cabeça que seria uma tarefa fácil, somente fazer uma limpeza de memória e reset de BIOS caso necessário... Fiz isso e nada de vídeo, fans funcionando, e tudo mais... Só que ai testei um processador inferior ao meu, testei um Ryzen 2600, o pc ligou que uma beleza... Ai beleza, mandei o meu pra garantia diretamente com o fabricante, que no caso encaminharam pra a autorizada AMD e relataram defeito no processador realmente, nisso me extornaram o valor do dinheiro e eu comprei um Ryzen 9 5900XT, pois não achei um 5900x no precinho KKKK, enfim, o processador chegou, montei e tudo mais e adivinha? Mesmoo problema, mandei pra garantia novamente e eles relataram problema no processador novamente e me fizeram outro reembolso, comprei novamente o processador e estou aguardando, só que comprei em loja diferente agora, última compra foi na pichau, dessa vez peguei na terabyte... será azar mesmo de cair com lote ruim ou pode ter algo no setup "não suportando" esses processadores?

Obs: BIOS atualizada, testei eles em uma b550 aorus e também não deu vídeo, testei pente por pente de memória e tb n deu, eliminei o máximo de hardware, deixando apenas o processador e memória pra tentar acessar BIOS, mas sem sucesso... Observei a placa-mãe se tinha alguma anomalia, zero defeitos, pensei nos VRMS, mas caso fosse VRM mesmo com o 2600 o pc não iria ligar ou iria apresentar falhas, como tela azul por exemplo.

Configurações do pc:

X570 steel legend

2x16gb ram corsair 3600mhz

2x ssd1tb e um 512 NVMe

Water cooler 360mm master cooler

Fonte 700w EVGA 80P WHITE

Ryzen 9 5900XT(aguardando) Ryzen 2600 no pente no momento

RTX 3070 ASUS 8gb

Edit1: Luzes CPU e DRAM estão acesas em vermelho

Apenas a palavra "azar" é científica o suficiente pra explicar a situação.

Eu realmente estou impressionado que você tenha tido a sorte de pegar dois Ryzen 9 com defeito...

Postado

@Gabriel U Estava pensando aqui, falta de alimentação por causa dos vrm poderia ocasionar isso também, não? Fiz teste de estresse com um r5 2600 pra mim vê se algum vrm iria esquentar, e não esquentou e nem alterou "bruscamente" a tensão, ficaram no padrão, mas é uma coisa que veio em mente

Postado

Possível é, apesar de eu não crer ser plausível. Mas se tratando de uma ASRock, que é meio inconsistente nisso, é uma possibilidade. Se tiver acesso a outra placa Am4 para testar o processador ( se já tiver chegado e você já tiver testado ), faça o teste.

Postado

@NStão é meu amigo, processador funciona, mas na x570 não... Desmontei tudo novamente pra vê se acho alguma trilha rompida ou algum curto, mas nada!! 

Vocês conhecem alguma assistência que consiga fazer reparo em placa-mãe? Vou enviar minha placa, não vou pagar 2k em outra mas nem *****

Postado

Infelizmente nessa parte não consigo ajudar. Não tenho muito contato com pessoal de assistência técnica, ainda mais quando eu mesmo faço os diagnósticos para minhas peças. Minha recomendação pessoal seria descer um nível em termos de chipset e procurar uma B550 que tenha os recursos que você necessita, porque dependendo do que for o problema o reparo pode ficar muito caro, então já vai pesquisando como alternativa. Fora isso infelizmente não tenho como te indicar pra algum lugar. 

Postado

@NStão sim, caso for ficar salgado o reparo, não tenho alternativa a não ser pegar uma b550 mesmo... Só que ASRock não pego nunca mais, onde ja de viu não ter RMA no Brasil e vender a rodo aqui a anos? KKK... ***** que fui procurar saber disso quando aconteceu esse problema comigo, mas que sirva de Lição pra qualquer um, caso for comprar algum hardware, procure saber se tem RMA no Brasil.

Postado

Sinceramente eu vejo uma tendência pra situação de RMA de algumas empresas apenas ficar mais complicado em algum tempo, mas esperemos, e vou evitar estender sobre isso. De toda forma, nos mantenha atualizados quanto ao que ocorrer.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...